
100º PARANAENSE
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Nesta sexta-feira, 14, o Coritiba recebe o Rio Branco pela 6ª rodada do PR14. O jogo, que marca a estreia do time principal do Cori na competição, promete ser especial também para a Federação Paranaense de Futebol.
Na 100ª edição do Estadual, a entidade promove a partida entre os dois clubes centenários que fizeram parte da primeira disputa, em 1915. Na ocasião, Coritiba e Rio Branco se enfrentaram na capital paranaense e empataram em 1x1. O jogo, inclusive, marcou a estreia dos times no Campeonato Paranaense.
Por esses motivos, nesta sexta-feira, a FPF preparou uma ação especial. As duas equipes entrarão em campo com camisas que serão alusivas às usadas pelos atletas naquele ano. Para a confecção das mesmas, foram pesquisados os escudos utilizados na época e foi reproduzido o mesmo modelo de camisas.
Além dos escudos “retrô”, as camisas levam nas mangas o selo comemorativo ao 100º Campeonato Paranaense, lançado durante o arbitral da competição, no ano passado e o escudo da FPF. O modelo conta também com a inscrição “1915-2014”.
Outro material produzido pela FPF para a partida é um Informativo com curiosidades destes 99 campeonatos anteriores e um resumo do que aconteceu naquela partida do dia 30 de maio de 1915.
Para a ação, estarão presentes ao Couto Pereira os presidentes da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Pereira Cury, e dos clubes, Vilson Ribeiro de Andrade, do Coritiba e Thiago Campos, do Rio Branco. O presidente Hélio Pereira Cury vai fazer a entrega das camisas aos presidentes das equipes.
A torcida presente ao estádio alviverde vai participar da ação. Após o Hino Nacional e o Hino do Estado do Paraná, os atletas de Coritiba e Rio Branco irão aos torcedores para presentear com as camisas usadas por eles.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)