Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A equipe do Galo Maringá é debutante no estadual apenas no nome, pois disputou o paranaense de 2023 com nome de Aruko. Ocorre que a parceria com o investidor japonês se encerrou e o nome precisou ser mudado, caso contrário a equipe precisaria pagar pelo uso da marca.
O time tenta esse ano repetir o feito do ano passado quando chegou às quartas de final, porém, a campanha até agora não tem ajudado, visto que é o 10º colocado na tabela de classificação com apenas seis pontos. Este jogo com o Coritiba será o duelo do melhor ataque da competição contra a segunda pior defesa que é a do Galo Maringá com 12 gols sofridos.
O atual técnico do time é Emerson Cris, 46 anos, que assumiu o comando da equipe na quarta rodada, em virtude da demissão de Claudemir Sturion, que iniciou o campeonato como técnico. O último trabalho de Emerson foi em 2023 na equipe sub-20 da Chapecoense.
Muitos jogadores foram contratados para a disputa do estadual, foram 27 ao todo, e alguns são conhecidos do futebol paranaense como o atacante Marcelinho, que se destacou na competição quando jogou pelo Foz do Iguaçu e pelo Londrina. O lateral direito colombiano Elacio Córdoba, que também atuou pelo Londrina e passou por Figueirense e Ituano. A lista de reforços conta ainda com o goleiro paraguaio Jose Colman, ex-Cerro Porteño do Paraguai, e com o meia Guilherme Dantas, que passou pelo sub-23 do Grêmio e jogou por São Caetano e Ituano. Nesses últimos dias chegaram os jogadores Italo Vargas, atacante de 21 anos que estreou na última partida contra o Andraus, e o zagueiro Kauan, de 20 anos, ambos oriundos da Chapecoense.
Contra o Coritiba neste sábado, o técnico Emerson Cris provavelmente vai mandar a campo a seguinte formação: José Colman, Lucas Serafini (Elacio Córdoba), Samir, Fernando e Daniel; Felix Jorge, Bruninho e Alex Nemetz; Neto Acará, Guilherme Portuga e Marcelinho (Italo).
Galo Maringá e Coritiba se enfrentaram apenas uma vez na história, e foi pelo paranaense de 2023 no Couto Pereira, jogo válido pela primeira rodada e a vitória foi do Coxa por 1 x 0, gol marcado por Alef Manga. Lembrando que o nome da equipe na época era Aruko.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)