
HÁ UM ANO...
Em 2005, Coritiba e ADAP enfrentaram-se somente na primeira fase do Campeonato Paranaense, não voltando a se enfrentar na fase final da competição. O jogo em que o mando foi do Coritiba, válido pela 3ª rodada do 1º turno, foi o primeiro realizado na cidade de Maringá, em função da troca do gramado do Couto Pereira.
O Coxa somava 4 pontos, e jogava pela liderança de seu grupo. Antonio Lopes mudou o time, sacando Alexandre Luz para a entrada de Márcio Egídio (que, na prática, atuou como um terceiro zagueiro) e Capixaba, indisposto devido a uma virose, para a entrada de Vital. O Delegado montou a equipe com Fernando; Jucemar, Miranda, Flávio e Ricardinho; Nascimento, Egídio, Vital e Marquinhos; Luiz Carlos e Negreiros. Já o técnico Toninho Cobra, da equipe de Campo Mourão, armoiu seu time com Fábio; Elvis, Ademir, Rogerinho e Pereira; Silas, Batista, Danilo e Barbieri; Marcelo Peabiru e Adílson Popó.
A ADAP começou a partida num ritmo fulminante, encurralando a equipe alviverde, e teve excelente chance para abrir o placar aos 13 minutos, quando Vital derrubou Batista na grande área. Na cobrança da penalidade máxima, Rogerinho bateu rasteiro, mas Fernando defendeu, para alegria dos torcedores Coxas-Brancas presentes do Willie Davids. A chance desperdiçada não desanimou a equipe interiorana, e, aos 17 minutos, Marcelo Peabiru cabeceou a bola e acertou a trave da Fernando.
Aos 32, a primeira boa chance para o Verdão, quando, num bom cruzamento de Jucemar, Negreiros recebeu dentro da pequena área, mas não foi feliz no arremate. O restante do tempo foi marcado pela forte marcação da equipe do Coxa, buscando impedir a velocidade e a troca de passes da ADAP.
A equipe voltou para o segundo tempo com duas alterações. Vital e Negreiros deram lugar a Pepo e Marciano. As alterações, somadas à "bronca" do treinador no intervalo, surtiram o efeito desejado, e o Coritiba passou a dominar a partida, ao contrário do que ocorrera na primeira etapa. O gol saiu aos 22 minutos, através de Marciano, recebendo cruzamento em cobrança de escanteio, mas o árbitro da partida viu falta do atacante alviverde no goleiro adversário, anulando o tento.
Aos 28 minutos, novamente ele, Marciano, recebeu bola na intermediária, avançou e chutou forte, de fora da área, marcando um belo gol, aquele que seria o da vitória.
Após o gol, ambos os treinadores alteraram sua equipes (Lopes colocou Laércio no lugar de Luiz Carlos). Laércio entrou e teve duas boas chances de marcar, mas não conseguiu acertar as finalizações. O Coritiba seguiu como o melhor em campo até o apito final do árbitro.
Com o resultado, a liderança do grupo, até então da ADAP, passou a ser do Coritiba, que não mais a deixou escapar até o final da primeira fase.
Campeonato Paranaense 2005 - 3ª rodada - 1ª fase
Coritiba x ADAP
Data: 26/01/05, quarta-feira
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá
Horário: 20h30
Renda: R$ 33.475,00
Público: 3.568 pagantes (4.936 total)
Coritiba:
Fernando; Jucemar, Miranda, Flávio e Ricardinho; Nascimento, Egídio, Vital (Pepo) e Marquinhos; Luiz Carlos (Laércio) e Negreiros (Marciano). Técnico: Antônio Lopes
ADAP:
Fábio; Elvis, Ademir, Rogério e Pereira; Silas, Batista, Danilo (Jair) e Barbieri; Marcelo Peabiru (Jorge Luiz) e Adílson Popó. Técnico:Toninho Cobra.
Gols: Marciano (COR), aos 28 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Nascimento, Vital e Flávio (COR); Jorge Luiz e Silas (ADAP)
Árbitro: Evandro Rogério Romann
Assistente 1: Gilson Pereira
Assistente 2: Agnaldo Pinheiro de Oliveira
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)