
HÁ UM ANO...
Em 2005, o Coritiba foi a Campo Mourão enfrentar a ADAP, em 27 de fevereiro, em partida válida pela 10ª rodada da 1ª fase. A partida valia ainda a liderança do grupo.
Na equipe coritibana, Marquinhos saiu suspenso pelo terceiro cartão amarelo, cedendo a vaga no meio-campo a Jackson. Luiz Carlos perdeu a vaga no ataque, após o episódio que lhe rendeu o apelido de "bombeiro", quando, ao lado de Nunes, fizeram uma brincadeira de mau gosto no local onde o Clube estava hospedado, em Maringá.
O Coxa foi para o jogo com a seguinte formação: Fernando; Rafinha, Miranda, Alexandre e Ricardinho; Nascimento, Vital, Capixaba e Jackson; Marciano e Negreiros. Já o time da ADAP foi escalado pelo treinador João Ricardo com Fabio; Pereira, Ademir e Leandro; Elvis, Batista, Danilo, Barbieri e Rogerinho; Souza e Marcelo Peabiru.
O Cori começou a partida mais fechado no meio de campo, tentando os contra-ataques. Barbiéri, um dos destaques do time do norte, tinha liberdade para a criação, e foi dos seus pés que surgiram todas as melhores oprtunidades criadas no primeiro tempo.
O primeiro lance de perigo foi aos 11 minutos: Barbieri fez boa jogada e, já dentro da grande área, chutou forte, para bela defesa de Fernando. Aos 21, boa chance para o Coxa: Marciano recebeu um lançamento longo da intermediária, ganhou na corrida dos zagueiros e entrou livre de marcação, mas o goleiro da ADAP atirou-se aos pés do atacante esmeraldino e interceptou a bola.
Aos 42 minutos da primeira etapa, o meia Souza (ex-Coritiba), recebeu a bola no seu campo de defesa e puxou o ataque em alta velocidade, lançando a bola para a direita, onde estava Barbieri, que lançou para Silas entrar livre na grande área e chutar forte, para uma ótima defesa de Fernando, que fechou o ângulo e evitou o gol da ADAP.
No final do primeiro tempo, o árbitro Evandro Rogério Roman prejudicou o Coritiba ao expulsar o atacante Negreiros, num lance na lateral do gramado, no campo de ataque do Cori. Negreiros foi buscar a bola que saíra pela linha de lado e recebeu uma cabeçada do zagueiro Ademir, da ADAP. Roman expulsou os dois jogadores.
Para a segunda etapa, Lopes sacou Vital para a entrada de Egídio, que entrou com a função específica de não deixar Barbiéri jogar. A alteração surtiu efeito, e Barbiéri sumiu em campo. Sua única jogada boa no segundo tempo foi logo aos 2 minutos, quando chutou para nova defesa de Fernando.
Lopes fez mais duas substituições, ambas acertadas, tirando Marciano e Capixaba, para as entradas de Laércio e Rodrigo Batata. As alterações deram certo, o Cori encorpou na defesa e teve mais velocidade no meio de campo. A partida ficou mais equilibrada e o preparo físico do Verdão foi fator importante para o time chegar à vitória.
O forte calor da cidade de Campo Mourão castigava os atletas em campo, e o domínio Coxa no segundo tempo não se traduzia em gol. O gol saiu somente aos 40 minutos: Rodrigo Batata entrou pela direita e cruza a bola rasteira, e o volante Silas tentou interceptar a jogada e acabou empurrando a bola contra seu gol. O árbitro da partida anotou o gol para Batatinha.
Nos minutos finais, o time local tentou o gol de empate, e Fernando acabou tornando-se um dos principais nomes do Alviverde do Alto da Glória. Aos 43 minutos, a ADAP teve uma falta bem próxima da risca da grande área. O meio campista Barbieri bateu bem na bola, mas novamente Fernando defendeu, evitando aquele que seria o gol de empate da ADAP.
Campeonato Paranaense 2005 - 3ª rodada - returno - 1ª fase
ADAP 0 x 1 Coritiba
Data: 27/02/05 - Domingo
Local: Estádio Roberto Brezinski, em Campo Mourão
Horário: 15h55
Renda: R$ 15.767,00
Público: 3.133 público total
ADAP:
Fabio; Pereira, Ademir e Leandro; Elvis, Batista, Danilo, Barbieri e Rogerinho (Jair); Souza e Marcelo Peabiru (Jorginho). Técnico:João Ricardo
Coritiba
Fernando; Rafinha, Miranda, Alexandre e Ricardinho; Nascimento, Vital (Márcio Egídio), Capixaba (Rodrigo Batatinha) e Jackson; Marciano (Laércio) e Negreiros. Técnico: Antônio Lopes
Gol: Rodrigo Batatinha (COR), aos 40 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Barbieri (ADAP)
Cartões Vermelhos: Negreiros (COR); Ademir (ADAP)
Árbitro: Evandro Rogério Romann
Assistente 1: Gilson Pereira
Assistente 2: Aguinaldo Vicente de Oliveira
4º Árbitro: João Luiz Mascarin
Representante: Luiz Carlos Kehl
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)