
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e P. Clube se enfrentam neste domingo, 26, às 17h, no Couto Pereira, pela 3ª rodada do Campeonato Paranaense 2014. Depois de fazer uma péssima estreia, mas melhorar um pouco na partida diante do Arapongas, o Coritiba faz o seu primeiro jogo em casa na temporada e precisa vencer para não se afastar do topo da tabela. Pela frente, terá o P. Clube, que tenta a reabilitação depois da derrota do meio de semana e virá ao Alto da Glória com o que tem de melhor
Coxa precisa da vitória para reagir e efetivamente iniciar a caminhada
Na última quarta-feira, 22, o Coritiba foi até Arapongas para tentar apagar a má impressão deixada na estreia e, de certa forma, conseguiu o seu objetivo. O time esteve ainda muito longe daquilo que a torcida espera. Entretanto, dessa vez, não faltou disposição e vontade. Marcando forte, o Verdão teve três reais chances de abrir o placar no primeiro tempo, uma delas em uma linda jogada de Keirrison que parou no goleiro adversário. Já na segunda etapa, o Arapongas foi quem deu as cartas e, assim como na primeira partida, o goleiro William foi o destaque, com ótimas defesas. No fim, um 0x0 que não foi de todo mal.
O grande "problema" é que o Verdão ainda se encontra fora da zona de classificação e não obteve nenhuma vitória. Pois então, nada melhor do que conquistar os três primeiros pontos do campeonato em casa, diante de um adversário que pisará no Couto Pereira com o que tem de melhor. Uma vitória diante do P. Clube certamente dará moral aos garotos Alviverdes, que tendem a "se soltar" na competição e render muito mais. Para isso, certamente terão o apoio da torcida Alviverde, que estava com saudades de voltar ao Couto Pereira e gritar pelo seu time de coração.
Em relação ao time, o técnico Zé Carlos será forçado a fazer uma modificação na frente. O atacante Maykon, um dos destaques da equipe nestes dois primeiros jogos, saiu machucado da partida diante do Arapongas e está fora. Seu lugar é disputado por Zé Rafael e Anderson Costa, com mais chances para o primeiro. Ainda no meio, o volante Artur sofreu um desconforto muscular nos últimos treinamentos da semana e é dúvida. Caso não possa atuar, a tendência é que Ícaro assuma o seu lugar. No restante, a equipe será a mesma das duas últimas partidas.
P. Clube tenta mostrar força e se colocar como um dos postulantes ao título
Depois de estrear com uma suada vitória diante do Cianorte, o P. Clube voltou a jogar em casa no meio da semana, mas perdeu para o Maringá, por 1x0, em partida que valia a liderança temporária da competição. O técnico Milton Mendes foi bastante questionado por mandar a campo uma equipe considerada reserva. Parte da torcida e da imprensa achou que esta era uma atitude desnecessária, visto que o Tricolor não precisou viajar nas três primeiras rodadas. De qualquer forma, Milton Mendes bateu o pé, defendeu a sua postura e chegou, inclusive, a criar uma espécie de "saia justa" com alguns repórteres em sua entrevista coletiva após o jogo.
Para tentar retomar o caminho das vitórias, o treinador paranista volta com a equipe titular. Apesar de apresentar algumas "caras novas", a base do time é aquela que disputou o Campeonato Brasileiro da Série B em 2013. Lúcio Flávio é quem comanda as ações, colocando-se como foco criativo da equipe. Outros importantes valores são o goleiro Marcos (que falhou bisonhamente no gol do Maringá no meio de semana), o zagueiro Alex Alves e o volante Ricardo Conceição.
Panoramas da partida
Apesar de não ser o favorito destacado para a partida, como seria se estivesse com a sua equipe titular, o Coritiba necessita muito da vitória diante do adversário da capital. Para isso, deve apostar na velocidade e na movimentação no campo de ataque. Os garotos Alviverdes devem se aproveitar que o adversário ainda se encontra em começo de temporada para ensaiar uma correria e criar jogadas de perigo ao gol de Marcos. Apesar de estar jogando em casa, o contra-ataque pode ser uma importante arma Alviverde, visto que o P. Clube pode tentar tomar a iniciativa do jogo.
Ofensivamente, o Coritiba deve apostar em seu quarteto de frente para criar jogadas e levar perigo ao gol de Marcos. Entretanto, é preciso que Dudu e, principalmente, Zé Rafael estejam ligados no jogo. Espera-se muito destes dois jogadores, que estiveram muito abaixo de suas capacidades nas duas primeiras partidas. Além deles, Keirrison, que começa a jogar melhor, pode ser uma importante arma. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada também podem ser bons diferenciais.
Na parte defensiva, o Coritiba deve controlar a atuação de Lúcio Flávio. O veterano jogador é o foco criativo da equipe e principal responsável por concatenar as jogadas de ataque da equipe paranista. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve controlar a velocidade de Luisinho e de Carlinhos. Por fim, é preciso neutralizar as chegadas de Ricardo Conceição e as jogadas de bola parada, principalmente com o zagueiro Alex Alves, que possui bom aproveitamento na frente.
Apoio nas arquibancadas
Depois de um longo tempo afastada das arquibancadas, finalmente a torcida Coxa-Branca retorna ao Alto da Glória para empurrar o Coritiba rumo à primeira vitória no Campeonato Paranaense, o que dará moral à equipe Alviverde antes dos garotos cederem lugar aos "veteranos". Torcedor Coritibano, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. O Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 3ª rodada - 1ª fase
Coritiba x P. Clube
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 26/01/2014, domingo
Horário: 17h
Coritiba:
William; Rhuan, Rafael Bonfim, Wallyson e Paulo Otávio; Artur (Ícaro), Djair, Dudu, Denner e Zé Rafael (Anderson Costa); Keirrison.
Técnico: Zé Carlos
P. Clube:
Marcos; Toty, Júnior Lopes, Alex Alves e Breno; Ricardo Conceição, Cambará, Lúcio Flávio, Júlio César e Luisinho; Carlinhos.
Técnico: Milton Mendes
Árbitro: Felipe Gomes da Silva/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos/PR
4º Árbitro: Rafael Traci/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)