
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Corinthians Paranaense se enfrentam neste domingo, 4, às 15h50, no Ecoestádio, pela 2ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012. Depois de arrancar uma vitória "na marra" diante do Toledo, na estreia da segunda fase, quando foi vaiado no final da partida devido ao péssimo futebol apresentado, o Coritiba tenta apagar a má impressão e fazer um jogo decente diante do Alvinegro do Barigui para alcançar a vitória. Pela frente, terá um adversário que oscila muito e tenta voltar ao seu caminho para lutar por objetivos maiores no segundo turno
Após uma partida assustadora, Coxa tenta jogar bem e vencer
Na última quinta-feira, 1, o Coritiba recebeu o Toledo, no Couto Pereira, e fez uma partida de arrepiar até mesmo o mais otimista torcedor Alviverde. Embora tenha vencido a partida em um lance casual, já ao final do confronto, o torcedor Coxa-Branca que foi ao Alto da Glória não poupou críticas ao medíocre futebol apresentado. Completamente desorganizado dentro de campo, sofrendo com substituições no mínimo questionáveis e atacando, segundo as próprias palavras de Tcheco, como "time de várzea", o Coritiba não se encontrou em nenhum momento, mas acabou premiado pelos "deuses" do futebol com um gol e três pontos que podem fazer muita diferença no final do campeonato.
Foi a única coisa positiva da partida do meio de semana. Os destaques negativos, como mais uma pífia partida de Lincoln, que não justifica o alto investimento até então, e a atuação de Marcelo Oliveira à beira do gramado, fizeram com que a paciência da torcida Coxa-Branca se esgotasse. A necessidade de reforços só não é visível para aqueles que se acomodam com a mediocridade e a preocupação com a campanha na Copa do Brasil, que se inicia na próxima semana, e, principalmente, no Campeonato Brasileiro, é algo que não dá mais para disfarçar. Dessa maneira, ou a diretoria resolve se mexer em busca de soluções ou, evidentemente, a pressão tende apenas a aumentar.
Como se todo esse clima de instabilidade não bastasse, Marcelo Oliveira ainda precisa conviver com um grande problema. Rafinha, o grande destaque individual do time Coxa-Branca, recebeu o terceiro amarelo e desfalca a equipe no Ecoestádio. Segundo entrevistas, o treinador Coritibano tende a lançar Gil como titular, avançando, assim, o posicionamento de Tcheco no gramado. Entretanto, Renan Oliveira também pode pintar como titular. Outro que pode reaparecer na equipe é Marcel, autor do gol salvador diante do Toledo. Entretanto, essa alteração é considerada menos provável. Nas demais posições, a equipe será a mesma que vem atuando junta há algumas partidas, com Éverton Ribeiro mantendo-se entre os titulares.
Tentando reencontrar o caminho, Corinthians busca a vitória para se motivar
O Corinthians Paranaense, que faz o seu último campeonato sob esta alcunha, aparentou ser um dos times que incomodariam os grandes da capital no início da competição. Entretanto, o Alvinegro do Parque Barigui foi perdendo rendimento de maneira gradativa e terminou o primeiro turno em uma modestíssima oitava colocação. Pouco para quem entrou no campeonato sonhando com vagas nas competições nacionais. Atualmente há sete jogos sem vencer, o time procura reencontrar o seu caminho para voltar a incomodar e readquirir o respeito.
O pressionado técnico Leandro Niehues, que teve passagem rápida como técnico principal do A. Paranaense, não deverá ter problemas disciplinares e de ordem médica para montar a sua equipe que, inclusive, conta com vários jogadores que já passaram pelo Coritiba, como o goleiro Ricardo Villar, o zagueiro Flávio, o atacante Bruno Batata, autor do gol de empate diante do Rio Branco na última rodada, e o meia Willian Leandro, que não poderá atuar devido a questões contratuais. A tendência é que, sem maiores problemas, Leandro Niehues repita a equipe que empatou com o Leão da Estradinha, fora de casa.
Panoramas da partida
Não dá mais para tapar o sol com a peneira. É preciso que o Coritiba jogue muito mais do que vem jogando nos últimos jogos. As atuações ruins se sucedem, rodada após rodada e, caso este elenco que veste a camisa Alviverde atualmente, e a comissão técnica que dirige a equipe não consigam responder positivamente, será preciso mudar. Falando friamente apenas sobre números, a vitória diante do Corinthians Paranaense será fundamental para manter uma vantagem boa perante o principal rival e permanecer sempre por perto dos times do interior, afastando a possibilidade de surpresas.
Certamente, a ausência de Rafinha transformará o estilo de atuar da equipe Alviverde, que perde em velocidade e movimentação. Com isso, é de extrema importância que Lincoln faça um esforço maior e jogue melhor em relação aos últimos jogos. Além dele, Tcheco e Éverton Ribeiro serão os responsáveis pela armação e precisarão aparecer para o jogo. As chegadas surpresa de Gil, caso realmente atue, também serão importantes para que se crie uma nova alternativa de ataque, evitando que o Verdão fique preso na marcação adversária, como aconteceu na última partida. Pelo alto, Pereira e Emerson serão boas opções.
Na questão defensiva, o Verdão precisará se concentrar na marcação do rápido e habilidoso meia Andrezinho, que vem novamente chamando a atenção neste Paranaense, com boas atuações. Além do criativo meia, o Coritiba também deve estar atento às descidas dos laterais do Corinthians Paranaense, especialmente Digão. Por fim, a defensiva Coxa-Branca deve prestar atenção na boa presença de área do centroavante Bruno Batata, que consegue encontrar o seu melhor futebol ao vestir a camisa do Corinthians Paranaense e, por isso, deve ser mais um jogador importante.
Embora apenas cerca de 800 torcedores possam comparecer ao Ecoestádio, a torcida Alviverde estará nas proximidades do Parque Barigui para empurrar os jogadores para mais uma importante vitória. Apoio não irá faltar mas, se necessário, a galera Coxa-Branca não pensará duas vezes na hora de cobrar os atletas, que precisam mostrar muito mais para devolver os sonhos à torcida. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas para que o grupo de jogadores consiga mais três fundamentais pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 2ª rodada - 2º turno
Corinthians Paranaense x Coritiba
Local: Estádio Janguito Malucelli (Ecoestádio)
Data: 04/03/2012, domingo
Horário: 15h50
Corinthians Paranaense:
Ricardo Villar; Luís Ricardo, Gustavo, Seffrin (Flávio) e Digão; Alex Fraga, Alan (Javier Méndez), Wellington, Andrezinho e Diego Campos; Bruno Batata.
Técnico: Leandro Niehues.
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Gil (Renan Oliveira), Tcheco, Lincoln e Éverton Ribeiro; Caio Vinícius (Marcel).
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Leonardo Sigari Zanon/PR
Assistente 1: José Carlos Dias Passos/PR
Assistente 2: Rafael Trombeta/PR
4º Árbitro: Leandro Barros Nunes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)