
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Toledo se enfrentam nesta quarta-feira, 13, às 19h30, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense 2013. Depois de perder a liderança para o J. Malucelli na última rodada, o Verdão agora precisa correr atrás do prejuízo e vencer a partida desta noite de qualquer maneira para ainda se manter firme na briga pela conquista do primeiro turno. Pela frente, terá um Toledo que conseguiu, na última rodada, a sua primeira vitória na competição e agora tenta um novo triunfo para entrar com força total no returno e buscar objetivos maiores
Rafinha volta para tentar recolocar o time nos eixos
No último final de semana, o Coritiba foi até a cidade de Arapongas e voltou a apresentar um futebol muito aquém de suas possibilidades. A diferença, dessa vez, foi que a vitória não veio e, como consequência, o Alviverde deixou a liderança da competição nas mãos do J. Malucelli, que aproveitou o tropeço Coxa-Branca para assumir a ponta da classificação nos critérios de desempate. Depois de um primeiro tempo horroroso no interior, o Coritiba até que melhorou na segunda etapa, muito embora tenha levado o gol do time adversário aos dois minutos de jogo. O primeiro gol de Alex, em seu retorno ao Verdão, foi um dos poucos pontos altos da partida, que terminou mesmo no 1x1.
Se antes o Coritiba não poderia errar, agora então a margem de erro foi reduzida para "abaixo de zero". Para ser campeão deste primeiro turno, é muito provável que a equipe Alviverde seja obrigada a vencer os quatro compromissos restantes, a começar por este, diante do Toledo. A expectativa é que os três pontos sejam conquistados para que, caso o J. Malucelli tropece, o Verdão volte a figurar na liderança e dependa apenas de si para conquistar o primeiro objetivo de 2013. Em virtude disso, Marquinhos Santos e seus comandados devem levar muito a sério o jogo diante do Toledo, evitando surpresas.
Em relação ao time, a principal atração será a mudança do esquema tático. O 3-5-2, utilizado no segundo tempo do jogo diante do Arapongas, agradou o técnico Marquinhos Santos e será repetido desde o início da partida desta quarta. A suspensão de Luccas Claro, pelo terceiro amarelo, abrirá espaço para a estreia de Leandro Almeida, que forma o setor defensivo com Pereira e Chico. Na esquerda, Patric será novamente improvisado, enquanto Gil atua pela direita. O meio será capitaneado por Alex, que terá a companhia de Robinho e Willian, na contenção. Por fim, a grande novidade no ataque é a volta de Rafinha. Recuperado das dores no tornozelo, o habilidoso meia forma a dupla de frente com Deivid, que também reaparece entre os titulares.
Sem muitas ambições, Toledo quer surpreender
Na oitava colocação da tabela, o Toledo não vem tendo um bom aproveitamento neste início de Campeonato Paranaense. A equipe do interior conseguiu a sua primeira vitória na competição apenas na última rodada, quando bateu o Nacional, dentro de casa, pelo placar de 2x0, e respirou na luta contra o rebaixamento. A meta agora, entre os jogadores, é buscar o entrosamento o mais rápido possível para que a equipe entre "encaixada" no returno e possa fazer uma campanha melhor, de modo a ainda lutar por uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem e por uma vaga na Série D do Brasileirão neste segundo semestre.
Para a partida diante do Coritiba, o técnico Rogério Perrô não terá qualquer desfalque e a tendência é que o time que atuou na vitória sobre o Nacional seja repetido para o confronto diante do Coritiba, muito embora o treinador do Porco tenha embarcado de Toledo sem confirmar a equipe. A única dúvida pode estar no ataque, em que Getterson, que se destacou no início da competição, pode voltar à titularidade no lugar de Eduardo.
Panoramas da partida
Após empatar com o Arapongas, o Verdão simplesmente perdeu o direito de errar neste primeiro turno do Paranaense. Se quiser realmente terminar esta primeira parte da competição como campeão, o Coritiba será obrigado a vencer todas as suas partidas e ainda contar com um tropeço do J. Malucelli. Portanto, é preciso levar muito a sério a partida diante do Toledo e aproveitar todas as chances de gol, visto que um novo tropeço será fatal para as pretensões Alviverdes. Marquinhos Santos e o grupo de jogadores sabem disso e certamente não gostarão de conviver com esta pressão logo no início da temporada.
O retorno de Rafinha certamente dará mais poderio ofensivo ao Verdão. O meia tende a conceder mais velocidade e mobilidade ao ataque, auxiliando na criação de jogadas para a conclusão de Deivid, na referência. No meio, Alex, que já apresentou bem amis desnvoltura no segundo tempo da partida em Arapongas, outra vez será o principal responsável pelas jogadas criativas e ainda poderá auxiliar o Alviverde nas jogadas de bola parada para a conclusão, principalmente, da trinca de zagueiros, que possui ótimo aproveitamento nas jogadas ofensivas e pode decidir o jogo a favor do Cori.
Na parte defensiva, o Coritiba deve encarar uma equipe muito fechada, disposta a aproveitar os contra-ataques para levar perigo ao gol de Vanderlei. Como a maioria das equipes do interior, o Toledo deve jogar no erro do Coritiba, apostando em uma possível "pressa" Alviverde para resolver o jogo. Individualmente, alguns jogadores conhecidos do futebol paranaense devem ser vigiados. No meio, Vítor Júnior e Safira conduzem o Porco ao ataque e praticamente todas as bolas passam por seus pés. Na frente, a defensiva Coxa-Branca deve prestar atenção no experiente Warlley, que já está há um bom tempo no inteiror e sabe como atuar diante dos times grandes da capital.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará em ótimo número nas arquibancadas do Couto Pereira nesta quarta-feira de cinzas para empurrar o Verdão rumo à uma fundamental vitória neste Campeonato Paranaense. A galera Alviverde exigirá raça e determinação dos jogadores para que os três pontos venham e, com eles, a possível volta à liderança. Por isso, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Verdão precisa de sua energia!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 8ª rodada - turno
Coritiba x Toledo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 13/02/2013, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Leandro Almeida, Pereira e Chico; Gil, Willian, Robinho, Alex e Patric; Rafinha e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Toledo:
Ney; Marcelo Guerreiro, Daniel, Alcir e Juninho; Amaral, Eurico, Vítor Júnior e Safira; Eduardo (Getterson) e Warlley.
Técnico Rogério Perrô
Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto/PR
Assistente 1: Diogo Morais/PR
Assistente 2: Bruno José Ferreira/PR
4º Árbitro: Murilo Ugolini Klein/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)