
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam nesta quarta-feira, 22, às 19h30, na Vila Capanema, pela 10ª rodada do primeiro turno do Campeonato Paranaense 2012. Depois de aproveitar a chance de voltar, com força, à disputa do título do turno do Estadual, o Coritiba encara a maior prova e desafia o rival da segunda divisão para vencer, assumir a ponta e ficar em grande vantagem para a conquista. Do outro lado, o A. Paranaense, que surpreende com a boa campanha após a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas que perdeu a invencibilidade na última rodada e, assim como o Verdão, precisa da vitória para tentar manter a primeira posição
Decisões não se jogam, se vencem. É com esse espírito que o Verdão vai para o jogo
No último domingo, 19, o Coritiba recebeu o Operário no Couto Pereira e, com menos de cinco minutos de partida já vencia por 2x0, aniquilando as chances do Fantasma em cadenciar a partida em busca de um empate. O primeiro gol Alviverde na partida foi de Caio Vinícius, a grande surpresa de Marcelo Oliveira na escalação. Mesmo perdendo alguns gols na sequência da partida, o jovem centroavante demonstrou boa mobilidade e constante movimentação, aparecendo bastante para a equipe. O atleta foi ajudado pela boa atuação do time que, demonstrando querer a vitória a qualquer custo, foi para cima do Operário e ganhou ao natural, como deve ser neste Paranaense.
Agora o desafio é ainda maior. Quis o destino que o AtleTiba desta quarta-feira de cinzas (mais uma "obra-prima" da Federação Paranaense de Futebol) carregasse a carga de praticamente definir o campeão do turno, sem que nenhum clube tivesse a vantagem do empate, que beneficiará apenas o Cianorte. Do lado Alviverde, o alívio por interromper a sequência de três empates e uma certeza: é hora de, definitivamente, mostrar qualidade, vencer o desafio e encaminhar a conquista da primeira meta do ano, que é o título do primeiro turno do Estadual. Para isso, os jogadores devem entrar com "sangue nos olhos" e querendo muito a conquista.
Em relação ao time, Marcelo Oliveira, dessa vez, não tem mesmo qualquer motivo para mexer na equipe. A entrada de Caio Vinícius claramente fez com que o time se movimentasse mais na frente e o Coritiba criou inúmeras chances de gol. A única explicação para o retorno de Marcel seria uma maior "experiência" do atacante em clássicos, entretanto, essa hipótese parece ser remota. Outro que foi bem na partida contra o Fantasma foi Júnior Urso que, aos poucos, vai se encaixando na equipe e garantindo a sua condição de titular. O volante deve, novamente, iniciar a partida. Sem alterações nas demais posições, o Coritiba vai para jogar, e vencer, a "decisão".
Com tumulto inacreditável sobre a venda de ingressos, A. Paranaense tenta os mesmo objetivos
Depois de voltar à segunda divisão do futebol brasileiro no ano passado, o A. Paranaense experimentou um novo retorno em dezembro. Mário Celso Petraglia voltou à presidência do clube e, para variar, deu largada às confusões a nível Estadual. Primeiro, a indefinição sobre o estádio em que a equipe mandaria os seus jogos no Paranaense e a ridícula (e frustrada) imposição da FPF para o Coritiba ceder o Couto Pereira. Agora, a "grande ideia", apoiada por Polícia Militar e Ministério Público, de fazer o AtleTiba com torcida única, rasgando o estatuto do torcedor na cara da Federação Estadual e colocando nariz de palhaço em cada torcedor e profissional que trabalha com futebol no Estado.
Sobre o time que perdeu a invencibilidade no Paranaense no último final de semana, o técnico uruguaio Juan Ramón Carrasco, que vem fazendo um bom trabalho, considerando todas as dificuldades técnicas da equipe, poderá contar com o retorno de dois importantes jogadores. Manoel e Pablo, que cumpriram suspensão na última rodada, estão à disposição do treinador. Entretanto, como o técnico mexe muito na equipe de uma rodada para outra, apenas Manoel parece estar garantido. Bruno Mineiro, que sofreu uma forte pancada na cabeça em Arapongas, passou por todos os exames e deve ser confirmado no jogo.
Panoramas da partida
Se por si só o AtleTiba desta quarta-feira de cinzas já teria uma carga especial, com a situação da tabela do Campeonato Paranaense, em que os dois clubes precisam lutar pela vitória, o clássico que fecha o Carnaval deve ser ainda mais espetacular. No que diz respeito ao Coritiba, os jogadores Alviverdes devem, ao menos, igualar a vontade dos adversários, um dos principais diferenciais da equipe rubro-negra neste campeonato. Portanto, raça, vontade e determinação devem sobrar no gramado da Vila Capanema. Apenas a vitória interessa e os atletas devem ter consciência disso, buscando os três pontos a cada minuto.
Ofensivamente, o Alviverde deve manter as mesmas características apresentadas diante do Operário, com movimentação e velocidade constantes dos homens criativos do meio-campo. A evolução em relação às três partidas anteriores foi nítida e o Verdão deve manter esse ritmo, até porque, com apenas três jogadores no meio do outro lado e apenas um marcador especialista, o Coritiba tende a ter grande vantagem nesse setor do gramado. Além disso, especialmente Jackson deve apoiar muito o ataque, visto que Lucas Mendes deve, mais do que nas rodadas anteriores, ficar preso à marcação. Pelo alto, boas opções com Pereira, Emerson, o próprio Jackson e Caio Vinícius.
Na parte defensiva, a equipe Coxa-Branca deve prestar atenção nas jogadas pelas pontas da equipe do A. Paranaense. Ricardinho e Bruno Furlan constumam cair muito pelos lados do campo, abrindo espaços para as chegadas dos homens de meio, especialmente o uruguaio Martín Ligüera e o lateral Héracles, que fecha pela meia quando o time ataca. Outro jogador a ser vigiado é o atacante Bruno Mineiro que, apesar de longe de ser um primor técnico, possui boa presença de área e já fez vários gols na competição. Por fim, a bola aérea é sempre uma preocupação.
Lamentavelmente, com a conivência de todos os órgãos envolvidos na partida, foi privada a presença da torcida Coxa-Branca nas arquibancadas da Vila Capanema, talvez porque o mandatário rubro-negro não queira que sua torcida ouça os gritos de "Segunda Divisão" ecoando por todos os cantos do estádio paranista. Sobre isso, uma sugestão à diretoria Alviverde é que se permita a presença da torcida adversária no returno do campeonato, o que mostraria a grandeza do maior clube do Estado e satisfaria o desejo da Nação Alviverde de lembrá-los de sua atual situação a nível nacional. Jogadores Alviverdes, representem o Verdão com garra e determinação, certamente vocês serão apoiados por todos os Guerreiros Coritibanos que acompanharão a partida. Vençam e mostrem, a todos, a força do Coritiba.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 10ª rodada - 1º turno
A. Paranaense x Coritiba
Local: Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema)
Data: 22/02/2012, quarta-feira
Horário: 19h30
A. Paranaense:
Rodolfo; Pablo, Manoel, Gustavo e Héracles; Deivid, Renan Teixeira e Martín Ligüera; Ricardinho, Bruno Mineiro e Bruno Furlan.
Técnico: Juan Ramon Carrasco
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian e Júnior Urso; Rafinha, Lincoln e Renan Oliveira; Caio Vinícius (Marcel).
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Heber Roberto Lopes/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: José Carlos Dias Passos/PR
4º Árbitro: Fabio Filipus/PR
5º Árbitro: Ivan Carlos Bohn/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)