
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 20, às 16h, na Baixada, pela 10ª rodada do Campeonato Paranaense 2016. Depois de sofrer a terceira derrota em nove jogos na competição diante do J. Malucelli, no último final de semana, o Verdão agora encara um AtleTiba pela frente e precisa de um resultado positivo para se manter entre os quatro primeiros e, pelo menos, decidir em casa o confronto pelas quartas-de-final, na segunda fase. Pela frente, terá um rival que faz campanha bastante parecida, já trocou de técnico na temporada e busca uma vitória para também tentar encontrar o equilíbrio na competição
O time
NO último final de semana, o Coritiba foi até o Ecoestádio para desafiar o J. Malucelli e, embora tenha conseguido um maior volume de jogo que seu adversário, tendo inclusive mandado três bolas na trave, acabou perdendo pela primeira vez na história para o adversário. Aliás, foi a terceira derrota em nove jogos do Verdão na competição, em uma campanha realmente abaixo da crítica para quem era considerado um dos favoritos nesta fase. Entretanto, o que mais preocupa é a falta do poder de reação. Ao levar um gol, a equipe se degenera emocionalmente no jogo e não consegue o equilíbrio necessário para empatar ou virar a partida, e esta não é a primeira vez que isso acontece. Como resultado, a equipe de Gilson Kleina joga pressionada por conseguir os três pontos diante de um difícil adversário mais uma vez.
Resta, então, ir para o estádio do rival e dar uma resposta à altura. O técnico Coxa-Branca sabe que está pressionado e necessita fazer com que seu time demonstre evolução técnica e emocional para conquistar um resultado positivo. A grande novidade para o jogo deste domingo será o retorno de Kléber. Depois de muito tempo afastado, o artilheiro da competição retorna para tentar ajudar o Verdão a conquistar a vitória na Baixada. Ele substituirá o paraguaio Jorge Ortega, expulso de maneira absolutamente injusta e bizarra na partida diante do time do Parque Barigui. Outro jogador que retorna é o lateral-esquerda Carlinhos, que também estava um bom tempo afastado. Mal na temporada, ele precisa demonstrar serviço para permanecer na equipe titular. No restante, a equipe será a mesma que atuou no último final de semana.
O adversário
Após imaginar ter montado um time que seria um dos principais do país (segundo palavras do próprio diretor de futebol Paulo Carneiro, no início do ano), a realidade do A. Paranaense na competição é bastante diferente. O rival já trocou de treinador (Cristóvão Borges deu lugar a Paulo Autuori) e faz campanha muito parecida com o Verdão no Paranaense. Além disso, no meio de semana, a equipe foi até Pelotas para estrear pela Copa do Brasil e conseguiu um empate quando merecia perder o jogo para o Brasil. Ou seja, a fase é bastante complicada. Em relação ao time, as novidades devem ser os retornos de Otávio e Paulo André que, poupados, não jogaram pela competição nacional. Outro que pode aparecer entre os titulares é o meia Vinícius, que começou no banco contra o time gaúcho, entrou na partida e acabou expulso, o que irritou bastante o novo treinador do A. Paranaense. A definição deve ficar para minutos antes da bola rolar.
O jogo
A partida deste domingo terá ingredientes bastante especiais. Além da tensão normal do maior clássico do Estado, as duas equipes precisam da vitória para melhorar a situação na tabela. Outro importante fator a ser considerado é o gramado. Pela primeira vez na história, o AtleTiba será disputado em um gramado sintético, o que certamente deverá mudar a dinâmica da partida e exigir uma adaptação rápida dos jogadores Alviverdes na partida. Portanto, cuidado e atenção máxima nos quinze primeiros minutos de jogo serão absolutamente necessários.
Na parte ofensiva, o retorno de Kléber certamente será uma excelente novidade para o Verdão na partida. O "Gladiador" atravessa excelente fase e deve aumentar o poderio de frente para o Verdão. Negueba e Dudu serão os responsáveis por conferir a velocidade necessária para a equipe. Ainda no meio, Juan precisa jogar muito melhor e assumir a condição de "maestro" do time. O Coritiba depende de uma boa atuação dele para que seja mais fácil a criação das jogadas. Por fim, o apoio dos laterais será bastante importante. Nesse sentido, o retorno de Carlinhos é outra boa novidade.
Defensivamente, o Coritiba precisará prestar muita atenção em Walter e Nikão. Embora esses dois jogadores não estejam atravessando bons momentos na temporada, eles são bastante perigosos e exigirão uma marcação mais próxima da defensiva Coxa-Branca. Caso realmente atue, outro atleta que precisa ser vigiado é o meia Vinícius, que possui boa técnica e vem sendo um dos melhores do rival no Paranaense. Por fim, o Coritiba deve conter os avanços do lateral Eduardo e as jogadas de bola parada.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em peso às arquibancadas da Baixada para empurrar o Verdão neste importante desafio. Uma vitória é absolutamente fundamental tanto para a tabela de classificação como para recuperar a autoestima. De qualquer forma, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um resultado positivo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - 10ª rodada
A. Paranaense x Coritiba
Local: Estádio Joaquim Américo (Baixada)
Data: 20/03/2016, domingo
Horário: 16h
A. Paranaense:
Wéverton; Eduardo, Paulo André, Christian Vilches (Thiago Heleno) e Pará; Deivid, Otávio e Vinícius (Marcos Guilherme); Nikão, Walter e Pablo.
Técnico: Paulo Autuori
Coritiba:
Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Juan e Dudu; Negueba e Kléber.
Técnico: Gilson Kleina
Árbitro: Fábio Filipus/PR
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos/PR
Assistente 2: Pedro Martinelli Christino/PR
4º Árbitro: Rafael Traci/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)