
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cianorte se enfrentam nesta quarta-feira, 15, às 22h, no estádio Albino Turbay, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense 2012. Depois de duas partidas em que a soberba e a bagunça tática foram os principais "destaques" da equipe, o Coritiba tenta reencontrar o seu caminho para não deixar, antecipadamente, a disputa pelo título do primeiro turno do Estadual. Pela frente, terá o vice-líder Cianorte, que faz belíssima campanha, é, incontestavelmente, o melhor time do interior e terá a cidade inteira ao seu lado para tentar praticamente eliminar o Verdão na disputa pelo título do primeiro turno
Não há mais desculpas. Vencer e se superar dentro de campo é obrigação
No último domingo, 12, o Coritiba recebeu o Rio Branco, no Couto Pereira, e conseguiu fazer 25 minutos de jogo ainda piores do que contra o Londrina. Neste período, o Alviverde, completamente bagunçado em campo, já perdia por 1x0 para o Leão da Estradinha e era beneficiado por um pênalti ignorado pela arbitragem a favor dos parnanguaras (depois, na mesma partida, o árbitro daquele jogo mostraria toda sua deficiência técnica, ignorando, também, cartões e um pênalti a favor do Cori). Na base da cobrança, o Verdão até conseguiu empatar, mas não teve competência para furar, pela segunda vez, a defesa adversária, conseguindo a "proeza" de ser o primeiro time do Estadual a não fazer pelo menos dois gols na pior defesa do Paranaense.
As deficiências técnicas, já mostradas em Londrina, ficaram ainda mais evidentes. Entretanto, é Marcelo Oliveira quem parece ter perdido o rumo. Com substituições sem nexo, o treinador potencializou a confusão do time em campo, fazendo com que os ataques do Coritiba virasse lances absurdamente desorganizados e individualistas, em que a principal jogada era o "chuveirinho na área". Pior que isso, o time ficou exposto ao contra-ataque do Rio Branco que, caso tivesse um pouco mais de qualidade, poderia ter vencido a partida. É preciso, então, que se tome uma providência, pois o time e o técnico perderam o direito de errar, sob pena de deixar a disputa do primeiro turno para os seus dois concorrentes.
Talvez como forma de defesa das críticas, Marcelo Oliveira resolveu se utilizar da tática de esconder o time. Entretanto, é sabido que Willian e Emerson retornam normalmente ao time e que Davi, envolvido com uma negociação para o futebol chinês, nem viajou para Cianorte. Com isso, Demerson e Júnior Urso (que outra vez mostrou-se completamente perdido em campo, errando a maior parte das jogadas) tendem a retornar ao banco de reservas. No meio, Renan Oliveira é o favorito a assumir a condição de titular, mas Éverton Ribeiro corre por fora. Tcheco será mantido no time titular, como segundo volante. No restante, não devem surgir alterações significativas no time. A única e mais importante delas, que a torcida exige, é a postura da equipe em encarar os seus compromissos.
Empolgado, Cianorte tenta dar passo definitivo para a conquista do título
Vice-líder da competição, perdendo apenas no saldo de gols, e ainda invicto, o Cianorte é o time do interior que mais impressiona neste Estadual. Favorecido pela tabela, que garantiu ao Leão do Vale do Ivaí a vantagem de enfrentar os principais concorrentes dentro de casa, o time do interior promete lutar até o final pelo título do primeiro turno e isso passa, necessariamente, por um resultado positivo diante do Coritiba. Para isso, elenco e comissão técnica contam com o apoio da torcida, que deve lotar o Albino Turbay para fazer pressão sobre os jogadores Alviverdes.
O time do técnico Paulo Turra possui o artilheiro da competição até o momento. Com sete gols, Henrique vem chamando a atenção do Estado com seu oportunismo e forte aproveitamento nas jogadas de bola aérea. Entretanto, o atacante sentiu uma contusão logo após a vitória sobre o Paranavaí e desfalca a equipe. Além dele, Fabinho, lateral-esquerdo que já passou pelo Coritiba, é outro destaque. Sobre a equipe que enfrenta o Cori, a novidade pode ser o retorno do volante Amaral, que não atuou na última rodada. Entretanto, Jovane pode ser mantido na equipe. Nas demais posições, Paulo Turra deve repetir a já entrosada formação, visando surpreender novamente.
Panoramas da partida
Sem permissão para errar e lutar com dedicação e raça pela vitória. São com esses pensamentos que o Coritiba deverá enfrentar esta verdadeira decisão em Cianorte. Com a "corda no pescoço", o time sabe que, em caso de novo resultado negativo, a situação no primeiro turno do Paranaense se complica muito e ameaça, inclusive, a estabilidade de Marcelo Oliveira, seguro até então. Portanto, os jogadores Alviverdes precisam, ao menos, igualar os atletas do Cianorte na vontade para impor a maior qualidade técnica e vencer o jogo.
Ofensivamente, o Verdão precisa retomar a velocidade, perdida nas últimas duas partidas. O time Coxa-Branca necessita reviver as tabelas entre os jogadores do meio-campo (essência do esquema do ano passado) para abrir espaços na defensiva adversária, tendo consciência de que apenas as jogadas de bola parada não irão resolver a partida, como ocorreu nos últimos dois compromissos. Os laterais, tímidos nos empates, precisam voltar a apoiar o ataque para que o Verdão escape do congestionamento no meio. Entretanto, novamente, a postura da equipe é o que irá determinar os rumos do jogo logo nos primeiros minutos.
Na parte defensiva, evidentemente o Cianorte perderá muito com a ausência de Henrique, artilheiro da competição. De qualquer forma, o seu companheiro de frente Marquinhos deve ser motivo de preocupação para a defesa Coritibana, visto que possui boa velocidade e movimentação. Na esquerda, Fabinho vive boa fase e seus avanços ao campo de ataque devem ser contidos. Por fim, é preciso prestar muita atenção nas jogadas de bola parada do Leão do Vale do Ivaí, visto que os três gols na vitória sobre o Paranavaí foram de cabeça.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas do estádio Albino Turbay para empurrar o time no complicado compromisso mas, também, para cobrar dos jogadores uma postura melhor, em que a raça e a determinação devem imperar. Daqui de Curitiba e nos diversos outros cantos do planeta, a Nação Coxa-Branca esperará, ansiosamente, uma resposta da equipe para que o jogo diante do Cianorte marque a arrancada rumo ao título do primeiro turno da competição.
Raça Verdão, você é campeão!
Campeonato Paranaense 2012 - 8ª rodada - 1º turno
Cianorte x Coritiba
Local: Estádio Albino Turbay, em Cianorte
Data: 15/02/2012, quarta-feira
Horário: 22h
Cianorte:
Fabrício; Elvis (Jackson), Ligger, Alexandre Luz e Fabinho; Cleiton, Amaral (Jovane), Paulinho e Felipe Pinto; Marquinhos e João Paulo (Washington).
Técnico: Paulo Turra
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian e Tcheco; Rafinha, Lincoln e Renan Oliveira (Everton Ribeiro); Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Ivan Carlos Bohn/PR
Assistente 2: Luiz Henrique de Souza Santos Renesto/PR
4º Árbitro: Fábio Marcos Zoccante/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)