
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Operário se enfrentam neste domingo, 21, às 19h30, no Couto Pereira, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense 2016. Depois de fazer um jogo medíocre diante do Toledo e perder para o time do interior pelo placar de 3x2, o Verdão agora tenta recuperar os pontos perdidos e necessita da vitória a qualquer custo. Pela frente, terá o atual campeão do Estado que, diferentemente de 2015, tem um desempenho pífio na competição e busca a recuperação para não se afundar ainda mais na Zona do Rebaixamento
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até Toledo e preocupou a sua torcida. Com um desempenho absolutamente medíocre, o Alviverde foi dominado pela equipe do interior do Estado durante praticamente todo o jogo, criando chances apenas no erro de seu adversário. Após tomar um gol de bicicleta no primeiro tempo, o Verdão levou o segundo logo no começo da segunda etapa. A equipe reagiu e chegou a empatar o jogo muito mais pelo visível cansaço do Toledo do que por suas próprias virtudes, mas tomou o (merecido) castigo já nos acréscimos da partida, quando em uma das várias bolas nas costas de Reginaldo, o lateral do Porco sofreu pênalti. Murilo bateu e deu números finais ao jogo.
O resultado fez com que o Coritiba caísse para a terceira colocação na tabela mas, pior que isso, o desempenho do time é o que mais chama atenção. Depois de seis partidas em 2016, o Verdão ainda está longe do que pode ser considerado um desempenho razoável, e Gilson Kleina precisa dar uma resposta e mostrar a que veio, pois o time marca com deficiência e cria muito pouco. Em relação à equipe, o zagueiro Juninho, expulso na partida diante do Toledo, cede lugar para Luccas Claro. Na direita, recuperado de lesão, Ceará volta à equipe titular. Por fim, como Negueba ainda não se recuperou de seu desconforto na coxa, o técnico Coxa-Branca deve manter Guilherme Parede na equipe, mas Dudu e Thiago Lopes correm por fora, em busca de um lugar entre os titulares.
O adversário
O Operário é, sem dúvida, a grande decepção deste início de Campeonato Paranaense 2016. Depois de conquistar o título da edição passada com um bom futebol, a equipe de Ponta Grossa conseguiu apenas um ponto no campeonato e amarga a lanterna. Justamente por isso, a equipe já promoveu uma troca em seu comando técnico, e Antônio Pícoli cedeu lugar a Claudemir Sturion, que faz a sua estreia no Couto Pereira. Para a partida diante do Verdão, ele já precisará administrar problemas e não contará com os atacantes Juba e Reinaldo. O primeiro está com uma lesão muscular. Já o segundo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O jogo
O Coritiba não tem escolha. Tem a obrigação de mostrar um melhor desempenho e vencer o Operário na tarde deste domingo, no Couto Pereira. Não importa se o adversário estreia seu técnico ou se jogará atrás da linha da bola, esperando o Verdão durante todo o tempo. O time treinado por Gilson Kleina tem a obrigação de se impor e de sair do gramado com os três pontos. Caso contrário, a pressão aumentará e o trabalho feito até aqui começará a ser questionado pois, até o momento, o Coritiba fez apenas uma partida boa na temporada.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deverá criar mais jogadas pelo meio-campo. Isso será possível caso Gilson Kleina escale um time com dois armadores. O esquema com três atacantes já se mostrou bastante falho, visto que o setor de ataque fica muito distante do meio, o que faz com que os jogadores de frente necessitem voltar para buscar jogo. Além disso, o Alviverde deverá explorar as jogadas pelo lado do campo. Para isso, Carlinhos deverá subir o seu nível e jogar com mais dedicação. Por fim, o Coritiba precisa explorar as jogadas de bola parada e a boa fase do artilheiro Kléber.
Na parte defensiva, os desfalques de Juba e Reinaldo certamente enfraquecerão o ataque do time dos Campos Gerais, que deverá tentar apostar nos contra-ataques para chegar ao gol de Wilson. Com poucos remanescentes do time do ano passado, o Verdão deverá concentrar os esforços de marcação no lateral-direito Danilo Baia, que costuma apoiar constantemente o ataque, e no meia Thiago Silva, um dos responsáveis pela armação da equipe. Por fim, a defesa Coxa-Branca precisa estar atenta aos lances de bola parada e aos cruzamentos na área.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Verdão para que a equipe retorne ao caminho das vitórias. Sendo assim, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio. O Coritiba necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - 5ª rodada
Coritiba x Operário
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 21/02/2016, domingo
Horário: 19h30
Coritiba:
Wilson; Ceará, Walisson, Luccas Claro e Carlinhos; Amaral, João Paulo e Juan; Guilherme Parede (Dudu), Kléber e Leandro.
Técnico: Gilson Kleina
Operário:
Juninho; Danilo Baia, Douglas Mendes, Sosa e Peixoto; Chicão, Lucas, Thiago Silva e Marco Perovic; Rafinha e Willian Lira.
Técnico: Claudemir Sturion
Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Assistente 1: Diego Grubba Schitkovski/PR
Assistente 2: Rafael Dias de Melo/PR
4º Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)