
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Londrina se enfrentam neste domingo, 9, às 16h, no estádio do Café, pela 11ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense 2014. Depois do ridículo desempenho diante do Prudentópolis, que deixou a torcida extremamente preocupada, o Verdão precisa dar uma resposta e tenta jogar melhor para garantir a liderança e as vantagens na próxima fase. Do outro lado, o Londrina, que está na oitava posição e necessita desesperadamente da vitória para se garantir nas quartas-de-final e evitar o vexame de participar do Torneio da Morte
Sem Alex e Zé Eduardo, Coritiba precisa convencer
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o Prudentópolis no Couto Pereira e protagonizou um verdadeiro show de horrores para a torcida Coxa-Branca que compareceu ao estádio. Atuando de maneira ridícula, com uma defesa que jogou em linha, um meio que não produziu nada e um ataque inoperante, o Coritiba foi amplamente dominado pelo modesto adversário, que perdeu diversos gols, foi prejudicado pela arbitragem em lances capitais e talvez só não tenha vencido a partida por conta da infeliz noite de seu goleiro. No final das contas, embora inadmissível, o empate foi um bom resultado e livrou o Alviverde de uma vergonha maior na quarta-feira de cinzas.
Além do preocupante desempenho em um campeonato de baixíssimo nível técnico, como é o Paranaense, o que tira o sono da torcida Alviverde é imaginar como este time se sairá no Brasileiro. É surreal, atualmente, projetar qualquer coisa que não seja a fuga do rebaixamento. E, pela inércia da diretoria, que não se movimenta em busca de reforços e parece esperar que uma solução "caia do céu", o Coritiba caminha para mais um ano difícil, em que a torcida deverá mesmo ter que se contentar, apenas, com um possível título Estadual. Algo muito pequeno, mas que é exatamente do tamanho que o Coritiba vem ficando nos últimos anos.
Dado Cavalcanti (que teve uma atuação patética na montagem do time e nas substituições diante do Prudentópolis) novamente terá desfalques para montar a sua equipe. Roni, Geraldo e Leandro Almeida seguem em recuperação no DM. Além deles, Luccas Claro está suspenso pelo terceiro amarelo e Germano não poderá atuar por condições contratuais. Por fim, Alex, Zé Eduardo e Moacir serão poupados e também não jogam. Com isso, os pratas-da-casa ganham chances. Rafael Bonfim entra na zaga, Ícaro deve assumir a posição de volante (embora Denner corra por fora) e Keirrison entra no ataque. No meio, Norberto deve assumir o lugar de Alex, mas Dudu ainda tem chance de começar a partida. Na direita, quem assume a titularidade é Victor Ferraz. No restante, a equipe permanece a mesma.
Londrina precisa vencer para evitar um grande vexame
Apontado como uma das forças do interior antes do campeonato começar, o Londrina desapontou a todos e faz uma modestíssima campanha no Estadual. Com apenas 13 pontos em dez jogos, o Tubarão está no limite da zona de classificação e, embora possa se classificar mesmo com uma derrota, a situação é bastante crítica e os três pontos são fundamentais. De qualquer forma, é muito pouco para uma equipe que, no ano passado, brigou seriamente com a dupla AtleTiba pelo título e tinha os mesmos objetivos para esta temporada.
Apesar da má campanha, o Londrina não perdeu para os dois outros grandes adversários da capital, com empates conquistados diante de A. Paranaense e P. Clube, e espera manter este "pequeno tabu" diante do Coritiba. Para a montagem da equipe, o técnico Cláudio Tencati poderá contar com o retorno do meia Celsinho, que foi expulso diante do P. Clube e não atuou na derrota para o J. Malucelli. Na frente, Alexandre Oliveira deve permanecer como titular, fazendo dupla com Artur (ex-Coritiba). Na zaga, outra cara conhecida é Dirceu, que recentemente voltou da Ucrânia assustado com os problemas políticos que assolam o país eslavo.
Panoramas da partida
Muito além do resultado em si, o Coritiba precisa dar uma resposta e atuar de maneira convincente. Os problemas que a equipe vem enfrentando neste Estadual são muito preocupantes, e o time precisa evoluir muito se quiser fazer um papel decente nas competições nacionais segundo semestre. Para isso, deverá atuar com raça, determinação, seriedade, consistência defensiva e força no ataque. A busca por estes fatores cabe ao técnico Dado Cavalcanti, que também será cobrado caso a equipe siga sem fazer boas atuações. Sendo assim, é obrigação do Coritiba ir a Londrina e garantir a liderança desta primeira fase da competição.
Ofensivamente, as ausências de Alex e Zé Eduardo, as duas referências técnicas do Verdão nos dias atuais, serão sentidas. Cabe a Norberto (ou Dudu) e Keirrison substituí-los à altura. Aliás, as atuações do atacante Alviverde foram, talvez, a única coisa positiva nas últimas duas partidas do Coritiba. Mais solto e se movimentando melhor, Keirrison merece a chance de começar como titular. Além dele, Robinho, no meio, também será importante, assim como as jogadas pelas laterais, com Victor Ferraz e Carlinhos. Por fim, o Verdão deve aproveitar as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Coritiba deve prestar atenção em Celsinho, que retorna após cumprir suspensão e, embora não esteja jogando como em 2013, é a referência criativa do Tubarão. Além dele, o ataque, formado por Alexandre Oliveira e Artur, também merece cuidados especiais e a defensiva Coxa-Branca precisa ficar bastante atenta. Por fim, o Coritiba precisa reforçar a marcação pelas laterais do campo e neutralizar as jogadas aéreas, principalmente com Dirceu e Gilvan.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do estádio do Café para empurrar os jogadores Alviverdes rumo a mais três pontos, que garantirão a liderança da primeira fase e as vantagens para o Verdão na fase decisiva do campeonato. Daqui de Curitiba e em outras diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Coritiba se recupere, atue de maneira convincente e vença a partida.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 11ª rodada - 1ª fase
Londrina x Coritiba
Local: Estádio do Café, em Londrina
Data: 09/03/2014, domingo
Horário: 16h
Londrina:
Vítor; Maicon Silva, Dirceu, Gilvan e Paulinho; Diogo Roque, Júnior Paraíba, Anderson (Rone Dias) e Celsinho; Alexandre Oliveira (Lucas) e Artur.
Técnico: Cláudio Tencati
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Rafael Bonfim, Chico e Carlinhos; Ícaro (Denner), Gil, Robinho e Norberto (Dudu); Júlio César e Keirrison.
Técnico: Dado Cavalcanti
Árbitro: Fábio Filipus/PR
Assistente 1: Rafael Trombeta/PR
Assistente 2: Arestides Pereira da Silva Júnior/PR
4º Árbitro: Everaldo Lambert Modesto/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)