Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Rio Branco Sport Club é um clube centenário e tradicional de Paranaguá, cidade litorânea do Paraná. O “Leão da Estradinha”, como é conhecido, protagonizou uma situação inusitada na primeira rodada do Campeonato Paranaense de 2022, quando se deslocou até Cascavel onde enfrentaria o time do Cascavel F.C., porém, foi detectado que os jogadores não haviam sido inscritos em tempo hábil no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o que fez com que a equipe parnanguara não entrasse em campo, perdendo por WO, o que, pelo regulamento do Campeonato Paranaense, deve ser registrado como derrota por 3 x 0. Segundo informações, o Departamento de Futebol do Rio Branco havia entregado para um escritório terceirizado a tarefa de regularizar o CNPJ junto à Receita Federal, o que, até a data do jogo em Cascavel, não havia sido efetuado, ocasionando o atraso na inscrição dos jogadores.
A expectativa da Diretoria e da torcida do Leão da Estradinha para este campeonato é de que a equipe faça uma campanha consistente, melhor do que a do ano passado quando se livrou do rebaixamento apenas na última rodada ao vencer o Coritiba por 2 x 1, em jogo realizado em Paranaguá, no estádio Nelson Medrado Dias.
Com os resultados até o momento, após três rodadas disputadas, o Rio Branco ocupa a 9ª colocação no Campeonato, com três pontos ganhos, conquistados no jogo do último domingo (30/1) com a vitória de 2 x 1 sobre o Operário de Ponta Grossa, disputado em Paranaguá no Estádio Municipal Fernando Charbub Farah, mais conhecido como Gigante do Itiberê, que, por sinal, para este ano recebeu algumas reformas, inclusive com a instalação de gramado sintético.
O elenco do Leão da Estradinha para este campeonato foi praticamente todo reformulado, em relação ao campeonato de 2021 e conta com 32 atletas, entre eles o meia atacante Guilherme Biteco, o seu irmão Gabriel Biteco, que também joga no meio campo, o atacante Andrey e o volante Xaves, este último inclusive já disputou a Libertadores de 2007 jogando pelo Paraná Clube. O técnico do time parnanguara é Vitor Hugo Annes, o Vitão, de 39 anos, que assumiu a equipe no final do campeonato paranaense de 2021. Vitão já trabalhou na Comissão Técnica do Paraná Clube em 2021.
A equipe que jogou e venceu o Operário no domingo passado teve a seguinte formação:
Ravel, Yan Santos (Renan Brainer), Igor, Guilherme Lacerda e André Carlot; Alex Fraga, Duda (Xaves), Guilherme Biteco (Gabriel Biteco) e Oliveira; Lucas (Wilsinho) e Petric (John Kleber).
Destes, vale destacar que o lateral direito Yan, de 21 anos, foi formado no Coritiba, e seu último time, antes do Rio Branco, foi a Ponte Preta de Campinas.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)