
PRÉ-JOGO
Coritiba e Cascavel se enfrentam neste domingo, 20, às 16h no estádio Olímpico Regional, em jogo válido pela 4ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2011. Em campo, duas equipes com situações completamente opostas. Líder, o Verdão quer manter a boa sequência para garantir mais três pontos no interior e continuar firme na briga pelo título Estadual. Pela frente, terá o vice-lanterna do returno, mas que ocupa a última posição na classificação geral e que joga uma de suas últimas fichas para continuar lutando na briga contra o rebaixamento
Mesmo com o cansaço e desgaste pela viagem, Verdão sabe que precisa vencer
Na última quinta-feira, 17, o Verdão foi até a cidade de Goiânia para fazer a estreia na segunda fase da Copa do Brasil e, apesar de encontrar dificuldades com a marcação do Atlético/GO no primeiro tempo e sofrer um gol com menos de 20 minutos da primeira etapa, foi capaz de contornar as dificuldades, teve em Marcos Aurélio uma figura inspiradíssima e virou o placar. Agora, o Alviverde tem boa vantagem para o segundo jogo, no Couto Pereira, para eliminar o clube goiano e seguir na competição nacional, a principal e mais importante do primeiro semestre.
Agora as atenções estão novamente voltadas para o Campeonato Estadual, competição em que o Coritiba lidera e quer abrir vantagem para chegar ao título sem a necessidade de final. Para isso, a equipe precisará vencer dois adversários: o próprio Cascavel e o forte desgaste pela longa viagem de Goiânia até Foz do Iguaçu e depois para a cidade da partida. Independente disso, o técnico Marcelo Oliveira espera que seus comandados mostrem muita disposição e vontade, isolando qualquer tipo de menosprezo em virtude da dura situação vivida pela Serpente.
Sobre o time, havia uma chance de se poupar alguns jogadores em virtude da maratona de jogos. Entretanto, o técnico Marcelo Oliveira faz uma avaliação de seu time e deverá manter a estrutura da equipe diante do Cascavel. A dúvida é sobre o aproveitamento de Lucas Mendes, que saiu sentido dores do confronto pela Copa do Brasil diante do rubro-negro goiano. Caso não possa atuar, Dênis será o substituto. Pereira, Eltinho, Leandro Donizete e Bill ainda seguem no DM. O mesmo vale para Leonardo, que deverá iniciar seus treinamento com bola nesta semana.
Cascavel tenta se manter com chances para evitar a Divisão de Acesso em 2012
Vice-lanterna do returno com um jogo a menos, o Cascavel encara uma situação muito difícil no Campeonato Paranaense 2011. A equipe do Oeste do Estado ganhou apenas um jogo na competição - do A. Paranaense - e amarga o posto de lanterna geral. Devido a toda essa situação, a Serpente precisa reagir de maneira urgente. Caso contrário, a tradicional equipe de Cascavel será uma das integrantes da Divisão de Acesso do Estadual em 2012.
O time já trocou de treinador por três vezes no ano e ainda não encontrou solução para se encontrar com as vitórias. Um dos grandes motivos para isso é a enorme rotação no elenco. O exemplo disso é o zagueiro Rodrigo, que foi negociado com o futebol coreano no início da semana. No time, o lateral-direito Rafael, que retorna de suspensão, e o volante Corbari, que ganhou a posição de Kim, serão as novidades. Outro jogador a se prestar atenção na Serpente é Gustavo, que atuará de lateral-esquerdo e pertence ao Coritiba.
Panoramas da partida
Em hipótese alguma, o Coritiba deve se deixar enganar pela situação do adversário da tarde deste domingo. O Alviverde precisa se manter focado nos 90 minutos da partida e não deixar que o time do Oeste do Estado se imponha pela vontade, visto que joga uma de suas últimas fichas na competição. Por isso, o Coritiba deve manter a mesma determinação e pegada mosradas nas últimas partidas. Somente assim o Verdão conseguirá uma nova vitória e manterá sua invencibilidade no ano.
Ofensivamente, o Coritiba deve manter as suas características e abusar das movimentações na frente, aproveitando-se do bom momento de seus três principais homens, Davi, Rafinha e Marcos Aurélio. A ausência de um centroavante especialista, como Bill, deve favorecer ainda mais essa característica, a exemplo do que se viu em Goiânia. Novamente, a aproximação dos volantes e dos laterais, além de um bom aproveitamento nas jogadas de bola aérea poderão ser importantes diferenciais do Coritiba no jogo.
No aspecto defensivo, uma das principais preocupações da zaga Alviverde deverá ser o atacante Irineu, que se destacou ano passado e tem boa técnica. Outro jogador a ser vigiado de perto é o experiente meia Jean Carlo, que comanda as jogadas de criação da Serpente. Por fim, é sempre muito importante conter as jogadas de bolas aéreas em faltas e cruzamentos na área, que sempre são boas armas dos times do interior.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Estádio Olímpico Regional para ajudar os jogadores do Verdão em mais uma importante partida do Campeonato Paranaense. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas para que o Alviverde mantenha sua boa caminhada e permaneça firme na luta pelo título Estadual.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2011 - 4ª rodada - returno - primeira fase
Cascavel x Coritiba
Local: Estádio Olímpico Regional, em Cascavel
Data: 20/03/2011, domingo
Horário: 16h
Cascavel:
Veloso; Rafael, Marcelo (Alan), Fernando e Gustavo; Corbari, Pedro Neto, Carlos Lima e Jean Carlo; Jean (Marco Túlio) e Irineu.
Técnico: Joel Costa.
Coritiba:
Edson Bastos; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes (Dênis); Willian, Léo Gago, Davi e Rafinha; Marcos Aurélio e Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira.
Árbitro: Antonio Denival de Moraes
Assistente 1: Weslley Gomes da Silva
Assistente 2: Alexandre Cavalcanti de Souza
4º Árbitro: Ricardo de Lima Legnani
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)