
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Metropolitano Maringá se enfrentam neste domingo, 19, às 17h, no estádio Willie Davids, em partida que abre o Campeonato Paranaense 2014 para as duas equipes. Embora inicie a competição com uma equipe alternativa, o Verdão carrega em seus ombros a responsabilidade de defender a sua hegemonia no Estado e alcançar o pentacampeonato, algo que ocorreu somente uma vez em sua história. Pela frente, terá o Maringá que, embora não possa ser considerado um "caçula" em virtude da história da cidade nos campeonatos Estaduais, volta a disputar a Divisão Especial e espera se manter na elite por muito tempo
Coxa testa garotos, mas mira a vitória para iniciar forte
Ano novo, vida nova. É isso que a torcida Alviverde espera da temporada que se inicia neste domingo, às 17h, no Willie Davids. Depois de um 2013 com muito sofrimento quando, a duras penas, venceu o Paranaense, mas fez campanhas pífias a nível nacional e na Copa Sulamericana, o Coritiba busca não repetir os mesmos erros para ter um 2014 mais tranquilo, com a possibilidade de lutar por objetivos maiores. Claro que a conquista Estadual é importante, mas chegou a hora do Coritiba voltar a expandir suas fronteiras. Para isso, é preciso planejamento, determinação e vontade.
A temporada se inicia com experimentos. Diferentemente dos outros anos, em 2014 a diretoria Alviverde optou por lançar um time completo de jovens valores para iniciar o Campeonato Paranaense. Paralelamente a isso, o grupo considerado principal continua a pré-temporada em Foz do Iguaçu comandado pelo novo treinador, Dado Cavalcanti. Com isso, quem liderará a equipe alternativa nestas primeiras rodadas é Zé Carlos, que já está há algum tempo no clube. O treinador poderá contar com o reforço de jogadores do elenco principal, como Rafael Bonfim, Thiago Primão, Zé Rafael e, principalmente, Keirrison.
Em relação ao time, a torcida Coxa-Branca verá, pelo menos na estreia do Estadual, uma equipe praticamente inteira formada na base Alviverde. No gol, como o titular Tadeu machucou a mão no jogo treino diante do J. Malucelli, William inicia o campeonato. Rhuan, Rafael Bonfim, Wallyson e Paulo Otávio (que deve substituir Timbó, lesionado) formam a defesa. Artur e Djair, que finalmente volta a jogar com a camisa Alviverde após um longo período emprestado, serão os responsáveis pela contenção. Dudu, Zé Rafael e Thiago Primão estão incumbidos da criação de jogadas para a conclusão de Keirrison, na referência. Este é o "novo Coritiba", que luta para iniciar a temporada com o pé direito.
De volta, Maringá tenta se reconstruir
Depois de um longo tempo afastado da elite do futebol paranaense, a cidade de Maringá volta a receber partidas oficiais e, certamente empurrado pela empolgada torcida, a equipe Alvinegra tentará fazer uma boa campanha, o que significa, pelo menos, se manter na elite do futebol paranaense, retomando a tradição maringaense de boas campanhas a nível Estadual.
O time treinado por Claudemir Sturion possui algumas figurinhas carimbadas pelos gramados do Paraná, a começar pelo veteraníssimo goleiro Ney. No meio, quem comanda as jogadas criativas da equipe é Serginho Paulista. Na frente, Felipe lidera o ataque. Todos estes com passagens por diversos clubes. O único desfalque de Sturion é o lateral-direito Rafinha, que se lesionou nos amistosos de pré-temporada e passará de 15 a 20 dias afastado.
Panoramas da partida
De certa forma, a torcida Alviverde está ansiosa para saber como os garotos Alviverdes irão se sair nos primeiros testes até que a equipe principal seja escalada para atuar. A tabela reserva jogos difíceis, como este primeiro, quando o Coritiba enfrenta um adversário e uma cidade empolgada por voltar a fazer parte do cenário do futebol paranaense. Por isso, todo cuidado é pouco se o Verdão quiser ter uma estreia satisfatória.
Ofensivamente, o time Alviverde deve se valer do quarteto ofensivo, formado por Dudu, Zé Rafael, Thiago Primão e Keirrison. Os três meias devem conferir bastante mobilidade ao meio-campo Alviverde e criarem jogadas para a conclusão de Keirrison, na frente. O apoio dos laterais e as jogadas de bola parada também devem ser importantes alternativas, principalmente porque Rafael Bonfim e Wallyson são altos e possuem bom aproveitamento na área adversária.
Na parte defensiva, o Coritiba deve tentar neutralizar as jogadas dos meias do Maringá, especialmente Serginho Paulista e Léo Maringá. Estes dois jogadores tendem a alimentar o ataquem comandado por Felipe, que está há muito tempo no futebol paranaense. Além deles, a zaga Alviverde também deve controlar as jogadas de bola parada e, principalmente, conter uma pressão natural do adversário nos primeiros minutos.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom números às arquibancadas do Willie Davids neste primeiro compromisso do ano. Os Guerreiros Alviverdes que moram no Norte do Estado empurrarão os garotos do Verdão rumo à primeira vitória do ano. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, a nação Coxa-Branca enviará energias e vibrações positivas para a equipe.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 1ª rodada - 1ª fase
Metropolitano Maringá x Coritiba
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá
Data: 19/01/2014, domingo
Horário: 17h
Metropolitano Maringá:
Ney; Reginaldo, Fernandinho, Marcelo Xavier e Fabiano; Zé Leandro, Serginho Paulista, Léo Maringá e Max; Gabriel Barcos e Felipe.
Técnico: Claudemir Sturion
Coritiba:
William; Rhuan, Rafael Bonfim, Wallyson e Paulo Otávio (Timbó); Artur, Djair, Dudu, Zé Rafael e Thiago Primão; Keirrison.
Técnico: Zé Carlos
Árbitro: Fábio Filipus/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Luciano Roggenbaum/PR
4º Árbitro: Ronaldo Parpinelli/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)