
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Maringá se enfrentam nesta quarta-feira, 26, às 22h, no estádio Willie Davids, pela partida de ida das semifinais do Campeonato Paranaense 2014. Após eliminar o Rio Branco com duas difíceis vitórias, o Alviverde agora vai até o Norte do Estado para enfrentar o melhor time do interior até aqui e deve encontrar muitas dificuldades. Justamente por isso, precisa jogar melhor e mostrar qualidade. Pela frente, um empolgadíssimo Maringá que, após retornar este ano à elite do futebol Estadual, faz uma excelente campanha e vislumbra a possibilidade de resgatar a força do futebol do interior com uma final que parecia improvável no início do torneio
Ainda muito longe do ideal, Coritiba precisa abrir os olhos para não ser surpreendido
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Rio Branco, no Couto Pereira, para carimbar o seu lugar na semifinal do campeonato e, após alguns sustos, conseguiu o seu objetivo. Sem jogar absolutamente nada no primeiro tempo, o time Coxa-Branca viu o Leão da Estradinha abrir o placar em uma falha do goleiro Vanderlei, que espalmou um chute de muito longe para dentro da área. O gol do time adversário colocou a classificação do Coritiba em risco, mas nem assim o time pareceu reagir. A situação melhorou apenas no segundo tempo, quando Dado Cavalcanti mandou Keirrison a campo. Com boa movimentação, o centroavante mostrou ser a opção mais útil ao técnico Alviverde hoje em dia. Com um gol que lembrou os bons tempos de K9, ele empatou a partida e deu tranquilidade ao Verdão. Logo após, em mais uma belíssima cobrança de falta, Alex deu números finais ao jogo e confirmou a classificação Alviverde.
Entretanto, mais uma vez, ficou claro que o Coritiba precisa evoluir (e muito) já para as partidas diante do Maringá. Por praticamente todo o primeiro tempo, o Coritiba ficou à mercê de levar o segundo gol do Rio Branco em uma jogada fortuita e ver sua classificação se complicar. É preciso que o time leve a sério a competição e mostre mais qualidade. Além disso, falta vibração aos jogadores do Coritiba, que precisam "sentir o jogo" e mostrar espírito de decisão. O mesmo vale para o técnico Dado Cavalcanti. Já passou da hora do treinador definir o seu esquema e fazer sua equipe jogar mais, visto que o Coritiba segue muito longe de fazer atuações minimamente aceitáveis para um padrão de Campeonato Brasileiro.
Em relação ao time, Dado Cavalcanti novamente realizará mudanças. No ataque, Zé Eduardo volta para seu interminável trabalho de reforço muscular e novamente foi vetado da partida. Após a boa atuação diante do Rio Branco, finalmente Keirrison ganha uma chance como titular e deixará Júlio César como opção no banco de reservas. No meio, quem não poderá atuar é Germano. O volante sentiu um problema no pé e será poupado. Para seu lugar, Dado Cavalcanti deve promover a entrada de Norberto, o que deve fazer com que Gil atue como primeiro volante, o que parece ser uma temeridade. Na esquerda, Diogo agradou o treinador e segue como titular. Robinho, que se recuperou de suas dores, também está confirmado. No restante, a equipe será a mesma que bateu o Rio Branco por 2x1.
Maringá quer surpreender para voltar a escrever sua história
Sem dúvida alguma, o Maringá é a grande sensação do Campeonato Paranaense 2014. Depois de penar por alguns anos na Série Prata do Estado e de várias mudanças de nome, o Alvinegro vem fazendo uma belíssima campanha (inferior apenas à do Coritiba) e enchendo a cidade de orgulho. Fazia muito tempo que Maringá não "abraçava" seu time desse jeito, o que faz com que alguns torcedores relembrem, inclusive, das épocas em que jogos decisivos eram disputados no Willie Davids. Por todos estes motivos, o estádio maringaense deve receber um excelente público na noite desta quarta-feira.
Depois de duas ótimas vitórias diante do Prudentópolis, o técnico Claudemir Sturion espera que sua equipe mantenha a mesma postura diante do Coritiba. Ele sabe que é fundamental que seus jogadores consigam um bom resultado na primeira partida para que o time possa jogar para defender alguma vantagem em Curitiba. Dessa forma, espera-se que o Alvinegro se utilize do fator campo para pressionar o Verdão. Sem qualquer problema disciplinar ou de lesão, a tendência é que a escalação do jogo do último final de semana seja repetida, visto que o entrosamento é um dos pontos mais fortes do Maringá na competição.
Panoramas da partida
A partida desta quarta-feira, em Maringá, tende a ser muito difícil para o Coritiba. Além de atuar longe do Couto Pereira, os jogadores Alviverdes enfrentarão uma torcida que, historicamente, incentiva a equipe. Junte-se a isso a excelente fase que o time da casa atravessa e o cenário para o jogo está montado. A pressão nos primeiros minutos deverá ser bastante intensa, sendo assim, cabe ao Coritiba jogar com muita determinação, garra, vontade e, sobretudo, prestar muita atenção durante os 90 minutos, visto que, um erro em Maringá pode comprometer, e muito, a classificação para a final.
Ofensivamente, o Coritiba deve, mais uma vez, ser regido pela atuação de Alex. Mais do que em outras partidas, o craque Alviverde será importante para, também, cadenciar o ritmo de jogo, evitando que o Maringá imponha uma correria à partida. Robinho terá a importante tarefa de auxiliá-lo, muito embora deva ter mais responsabilidades defensivas após a saída de Germano. O mesmo vale para Norberto. Nas laterais, será muito importante que Victor Ferraz e Diogo apareçam no apoio, principalmente o lateral-direito, visto que Diogo é outro que deve ter muitas atribuições defensivas. Por fim, fica a expectativa pela atuação de Keirrison. Mostrando evolução, o centroavante será a grande esperança de gols do Verdão na partida.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá redobrar os cuidados com a dupla de ataque do Maringá, formada por Gabriel Barcos e Cristiano. Ambos vem fazendo um excelente Paranaense e, com gols e assistências, comandam as ações ofensivas da equipe. Outro jogador que precisa ser bem vigiado é o lateral-direito Reginaldo. Veloz, este atleta, segundo especulações, já é cobiçado por alguns times da capital e também merece atenção especial. Por fim, é fundamental que o Coritiba controle as jogadas de bola aérea da equipe maringaense, evitando os cruzamentos à área do goleiro Vanderlei.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Willie Davids para empurrar o Coritiba nesta primeira partida da semifinal do Campeonato Paranaense. Um bom resultado é fundamental para, no final de semana, o Verdão confirmar a vaga para a final do Estadual e continuar na luta pelo pentacampeonato. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Alviverde traga um bom resultado à capital.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - semifinal - jogo de ida
Maringá x Coritiba
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá
Data: 26/03/2014, quarta-feira
Horário: 22h
Maringá:
Ednaldo; Reginaldo, Fernandinho, Fabiano e Juninho; Zé Leandro, Serginho Paulista, Léo Maringá e Max; Gabriel Barcos e Cristiano.
Técnico: Claudemir Sturion
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Gil, Norberto, Robinho e Alex; Roni e Keirrison.
Técnico: Dado Cavalcanti
Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto/PR
Assistente 1: Júlio César de Souza/PR
Assistente 2: Jefferson Cleiton Piva da Silva/PR
4º Árbitro: Fábio Marcos Zocante/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)