
PRÉ-JOGO
Por Luiz Carlos Betenheuser Júnior/COXAnautas
Quando o Coritiba entrar em campo logo mais, às 16h, para enfrentar o Cascavel, a mais fiel torcida do estado verá algumas caras novas no time: Luizão, zagueiro, e Munõz, atacante, farão suas estréias pelo time coritibano. Ozéia, Douglão, Geraldo, Adriano e Daniel Cruz, que não tiveram uma seqüência de jogos como titulares, iniciam o jogo contra o time da Cobra. As mudanças promovidas por Macuglia são de ordem médica e física: devido ao desgaste deste início de temporada, a comissão técnica do Cori quer poupar alguns jogadores para as próximas partidas.
Independente de o time ser ou não misto, o que a torcida Coxa-Branca quer ver é bola na rede no time do Oeste, para aquecer o clássico da próxima quinta-feira, quando o Coxa encara o P. Clube na Vila Capanema. Duas vitórias nestes dois jogos garantem o time do Alto da Glória na liderança do grupo.
Vencer não é mais que a obrigação
O tricolor do Oeste paranaense foi o último classificado na primeira fase e não pontuou até aqui na segunda fase. Em ritmo de adeus na competição - o Cascavel está desclassificado -, não se espera muito mais do que um time postado na defesa para buscar um empate no Alto da Glória. Do lado Verde e Branco, o time misto que foi escolhido por Guilherme Macuglia terá a obrigação de vencer. É uma boa oportunidade para vários atletas que não tiveram continuidade como titulares do time coritibano.
Mudando o plano tático, com a volta do 3-5-2, Macuglia espera ter um time bem ofensivo pelos lados do campo, com China e Daniel Cruz nas laterais. Na frente, a grande novidade do time Coxa é a estréia do colombiano Munõz, atacante que veio do Palmeiras.
Outro estreante no time Verde e Branco é o zagueiro Luizão, que atua mais pelo lado esquerdo. Luizão estava no futebol paulista, de onde saiu do São Caetano para acertar com o Verdão.
Dos tidos titulares do Cori, Artur e Pedro Ken enfrentarão o Tricolor do Oeste paranaense. Pedro Ken, atleta de alto rendimento físico, deve ser a figura chave do meio de campo Coxa-Branca como o responsável por alimentar as jogadas ofensivas para Muñoz e Anderson Gomes, que volta a participar do time titular depois de algum tempo de inatividade, recuperando-se de uma contusão.
Do time alviverde não se pode esperar muito no aspecto tático, já que é um time bastante alterado. Mas de certo, a fiel torcida do Coritiba espera muita vontade e espírito de luta em busca da vitória, que é indispensável para o time que pensa em ser o primeiro colocado do seu grupo. Seja na raça, seja na bola, o que o torcedor do Verdão quer ganhar na sua Páscoa Verde é uma vitória sobre o Cascavel.
O adversário
O time do Cascavel atua com três zagueiros de força, entre eles, Tiago Soler, ex-Coritiba. O goleiro Gledson e os meias Grafite e Gildázio (que está machucado e é dúvida para a partida), além do atacante Kahê, experiente, com passagens em vários clubes brasileiros, são os principais atletas do time do Oeste. No banco, outro ponto forte da Cobra: o técnico Val de Mello, matreiro e muito conhecedor do futebol paranaense.
O Cascavel deve atuar fechado na defesa, com três zagueiros e quatro meio-campistas fazendo um cinturão em frente da zaga, para evitar o jogo em velocidade do Verdão.
Paranaense 2007 - 2ª fase - 2ª rodada (returno)
Coritiba x Cascavel
Data: 08/04/2007, domingo
Horário: 16h00
Local: Estádio Couto Pereira, o Monumental do Alto da Glória
Coritiba:
Artur; Ozéia, Douglão e Luizão ; China, Adriano, Geraldo, Pedro Ken e Daniel Cruz; Anderson Gomes e Munõz
Técnico: Guilherme Macuglia
Cascavel:
Glédson; Caio, João Renato, Moreira e Cleiton; Tiago Soller, Edílson, Grafite e Mineiro; Kahê e Nena
Técnico: Val de Mello
Árbitro: José Ricardo Bigaski Stolle
Assistente 1: Alberto Inácio Silva
Assistente 2: Marcos Antonio Fernandes
4º árbitro: Eduardo A. Motta Aust
Observador: José Caetano Lopes
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)