
PARANAENSE
Do site FutebolPR
Regulamento do estadual é omisso
O Campeonato Paranaense vai começar dia 19 de janeiro com alguns de seus artigos omissos em sua função de esclarecer a competição. Frise que seu texto na íntegra foi aprovado pelos 16 participantes, que não fizeram nenhuma objeção ao que nele está escrito.
A confusão começa no capítulo segundo do regulamento - Dos troféus e dos títulos e Do Acesso e Descenso. No artigo 4, não se esclarece quais clubes vão participar da Copa do Brasil de 2006. O texto diz: "A(sic) associações melhores classificadas no campeonato de 2.005, serão as representantes do Estado do Paraná, na COPA DO BRASIL do ano de 2.006, todavia, sujeitando-se ao convite do CBF - Confederação Brasileira de Futebol, para homologação da indicação." Quais são essas "associações melhores classificadas? Campeão e vice, os três primeiros colocados, os quatro melhores colocados?
No mesmo capitulo, no parágrafo único que trata dos clubes que podem disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, neste ano, o texto segue confuso: "Para o Campeonato Brasileiro da Série "C" participará o LONDRINA EC e as demais associações representantes do Estado do Paraná, obedecerão a classificação obtida neste Campeonato, entre aquelas que não disputarem o Campeonato Brasileiro das Séries "A" e "B", a convite da C.B.F." Além de um vírgula mal colocada depois de "do Estado do Paraná", o texto não esclarece quem podem ser as equipes. Seria o melhor colocado abaixo das posições que obtiverem Atlético, Coritiba, Paraná e Londrina? Seria apenas o campeão ou o vice ou terceiro lugar, desde que ele já não esteja classificado para uma das séries do Brasileiro?
Da mesma forma, o regulamento é confuso quando trata do rebaixamento dos clubes para a Segundona estadual de 2006. Ele não esclarece se caem o último do grupo A e o último do grupo B ou os piores times da primeira fase, independentemente de chave. Leia o texto: "§ 1º - A associação com a menor soma de pontos ganhos ao final da Primeira Fase, pelo Grupo "A" e "B", estas serão automaticamente rebaixadas para o Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Série Prata, na temporada de 2.006. Ocorrendo empate na soma de pontos ganhos, serão aplicados os critérios estabelecidos no art. 8º destas Normas Especiais."
Ainda mais complicado é o artigo que trata da semifinal, que está no capitulo da "Forma de Disputa". Ele simplesmente não define como será emparceiramento da fase. O texto diz o seguinte: "Nota 1: As 04 (quatro) associações classificadas da 2ª Fase, disputarão em Partida de IDA e Partida de VOLTA; Nota 2: As 02 (duas) associações melhor classificadas das Fases anteriores, terão a vantagem do mando de jogo da partida de Volta; Nota 3: Ocorrendo igualdade na soma de pontos ganhos e saldo de gols, ao término da Partida de Volta, haverá a cobrança de Tiros Livres Diretos da marca do Penalti, para conhecer-se as associações classificadas para a 4ª Fase - FINAL." Tudo muito bonito, mas quem pega quem nesta fase?
Por sorte, o artigo 28 das disposições finais prevê correções de rota, que podem ser feitos pelo diretor técnico Almir Zanchi e pelo presidente da FPF, Onaireves Moura. O texto diz: "Art. 28º - Os casos omissos ou que venham a gerar dúvidas em relação a este Campeonato, serão resolvidos pelo Diretor do Departamento de Futebol Profissional da FPF, e após o seu pronunciamento deverão ser homologados pelo Presidente da FPF, que poderá ouvir sua diretoria se assim entender necessário." Então, mãos à obra Federação.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)