
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Prudentópolis se enfrentam neste domingo, 1, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense 2015. Depois de bater o A. Paranaense, no Couto Pereira, o Verdão agora tenta superar mais um desafio e atingir a liderança da competição. Para isso, precisa vencer e contar com um tropeço do J. Malucelli, que jogará no mesmo horário. Pela frente, terá o desesperado Prudentópolis, que trocou de técnico ainda nesta semana e que busca uma série de vitórias para tentar escapar do Torneio da Morte, que definirá os dois rebaixados para a Série Prata do Estadual
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o A. Paranaense, no Couto Pereira, e precisou de apenas 20 minutos para resolver a partida. Jogando bem no novo sistema de jogo implantado por Marquinhos Santos, o Verdão criava chance atrás de chance e chegou ao gol logo aos nove minutos, após Rafhael Lucas completar para o fundo das redes uma boa jogada de Carlinhos, pela esquerda. Minutos depois, em uma jogada de bola parada, Alan Santos aproveitou um rebote do goleiro rival e decretou a vitória Alviverde. No segundo tempo, diante de uma adversário que nem de longe esteve à altura de um AtleTiba, o Verdão apenas administrou a partida para marcar mais três pontos na tabela de classificação.
Pensando na estreia na Copa do Brasil, no meio da próxima semana, Marquinhos Santos poupará alguns jogadores da partida deste domingo. Norberto, Carlinhos, João Paulo e Negueba nem viajaram com o grupo e permanecem em Curitiba para seguir a preparação para a estreia na competição nacional. Outro que não atua é Leandro Almeida, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Assim, Ivan e Rafael Bonfim ganham uma chance na defesa, enquanto que Hélder e Cáceres estão garantidos no meio. A última vaga será ocupada por Mazinho ou Rodolfo, que terão a responsabilidade de alimentar Rafhael Lucas e Wellington Paulista no comando de ataque.
O adversário
Desesperado, o Prudentópolis tenta mexer com suas estruturas para evitar um já provável descenso para a Série Prata do Paranaense. Último colocado, com zero pontos, o time do interior do Estado trocou de técnico no início desta semana. Joel Preisner deixou o time e foi substituído por Márcio Máximo que, inclusive, já teve passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira. De qualquer forma, apenas um milagre fará com que a equipe não dispute o Torneio da Morte, o que em nada lembra a boa participação do Prude em 2014, quando atingiu a segunda fase.
O jogo
Apesar de ser diante do lanterna da competição, a partida deste domingo não deverá ser tão fácil assim para o Coritiba. Embora deva encontrar pouco público no Newton Agibert, o Alviverde terá, do outro lado, um time motivado pela troca de treinador e que sabe que este é um dos últimos cartuchos que a diretoria está "queimando" em busca de soluções. Portanto, o Prudentópolis deverá se desdobrar em campo para, pelo menos, sair do zero na classificação. Cabe ao Coritiba, então, atuar com atenção, responsabilidade e foco na vitória que pode dar ao Cori a liderança isolada da competição.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deverá concentrar seu jogo pelas pontas, assim como aconteceu no AtleTiba. Neste caso, crescem as responsabilidades de Ivan e Mazinho ou Rodolfo, que devem puxar o Verdão à frente e serem os responsáveis pela criação de jogadas a Rafhael Lucas e Wellington Paulista. No meio, Cáceres será o foco criativo e, motivado pela chance recebida como titular, deverá se desdobrar em campo para não sair mais do time. As jogadas de bola parada também serão importantes alternativas no acanhado estádio.
Na parte defensiva, é complicado fazer uma análise mais aprofundada da equipe do Prudentópolis, visto que o técnico Márcio Máximo deverá promover algumas alterações para dar uma "sacudida" na equipe e mexer com o brio de seus atletas. De qualquer forma, a defensiva Alviverde deverá prestar atenção no meia Kanela, que é um dos responsáveis pelas bolas paradas da equipe do interior e pelas jogadas de criação do Prudentópolis. Na frente, Serjão possui presença de área e também deverá ser contido para evitar surpresas.
A torcida
Até pela proximidade entre as cidades, muitos torcedores Alviverdes da capital devem pegar a estrada e acompanhar o Verdão na partida do interior do Estado. De qualquer forma, daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da vitória que pode dar a liderança isolada do Paranaense ao Verdão.
Vamos em busca da vitória!
Campeonato Paranaense 2015 - 6ª rodada
Prudentópolis x Coritiba
Local: Estádio Newton Agibert, em Prudentópolis (PR)
Data: 01/03/2015, domingo
Horário: 16h
Prudentópolis:
Doni; Luizinho, Lugano, Cal e Biro; Danilo Alvim (Wellington), Fernandinho, Casemiro e Kanela (Adnil); Diego Siqueira e Serjão.
Técnico: Márcio Máximo
Coritiba:
Vaná; Ivan, Luccas Claro, Rafael Bonfim e Welinton; Hélder; Alan Santos, Luis Cáceres, Mazinho (Rodolfo) e Wellington Paulista; Rafhael Lucas.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Moisés Aparecido de Souza/PR
4º Árbitro: Marcos Vinícius Soares Martins/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)