
PARANAENSE
Sem saber o que esperar da partida desta noite, o torcedor vai ao Couto Pereira em um misto de angustia e tristeza de ver seu amado Coritiba sem rumo em 2006. Se pudesse, o torcedor Coxa-Branca apagaria o final de 2005 e início de 2006 da honrosa e briosa história do Glorioso Alviverde.
Neste momento, a Nação Coxa deve ser sábia, não porque o técnico Márcio Araújo vem falando isso à imprensa, mas sim porque o Coritiba está usando jovens talentos como Renan e Keirrison como tábua de salvação. Sem dúvida, os dois jogadores são craques, porém a forte pressão sobre o time pode afetar seus desempenhos.
Por outro lado, o torcedor do Alviverde está cansado de promessas e discursos de que tudo vai melhorar, vamos dar tempo ao tempo, etc. A Copa do Brasil já está aí. O Campeonato Brasileiro – Série B também. E o Coritiba ainda perdido. O maior problema é que os concorrentes pelas vagas de ascensão à primeira divisão estão à frente do Verdão. Por isto, não se pode perder mais tempo.
Portanto Torcedor Coxa-Branca, compareça ao Monumental do Alto da Glória e apóie seu time, seu manto, seu coração Alviverde. E se tiver que cobrar algo, tenha discernimento de cobrar das pessoas certas, deixando isso claro, sem generalizações, pois não podemos desestabilizar nosso futuro, nossos garotos, assim como aqueles jogadores que realmente demonstram vontade de vestir a gloriosa camisa Alviverde.
Já prevendo uma possível pressão das arquibancadas por um resultado positivo e convincente, o técnico Márcio Araújo pode optar por um time mais ofensivo, jogando apenas com um volante e três atacantes, sendo que um deles faria o papel de um meia mais avançado.
Ceder à pressão da emoção da Nação Alviverde e da crônica esportiva pode ser um erro, pois com esse atual elenco, o Coritiba deve respeitar a Adap, mesmo jogando em casa. O adversário lidera o grupo B e tem sete pontos a mais que o Verdão. Por essas e outras, não é a toa que o torcedor gostaria de apagar essa fase da história do Glorioso.
Como bem destaca o colunista deste site, Ricardo Honório Alves, em sua coluna Próximo adversário, a Adap utiliza o sistema 3x5x2, apostando em rápidos contra-ataques. O time de Campo Mourão possui como técnico, o ex–zagueiro do Coritiba, Gilberto Pereira, que jogou no clube na década de 80 e que chegou a fazer um estágio no Real Madrid, quando Luxemburgo era o técnico da equipe espanhola.
Ao optar pelo sistema tático 4x4x2, com apenas um volante, Márcio Araújo fará com que os laterais não tenham liberdade para atacar, sob pena de desguarnecer o sistema defensivo. Ou, se o técnico Alviverde mantiver a função de Rodrigo Mancha, que seria o único volante, atuando também como terceiro zagueiro, aí o Verdão terá extrema dificuldade em ganhar a disputa pelo meio de campo, se tornando uma presa fácil.
Assim como o técnico coritibano pede paciência e inteligência do seu torcedor que comparecer ao Majestoso do Alto da Glória, o Torcedor deverá cobrar coerência e inteligência do técnico Alviverde, mesmo entendendo que Márcio Araújo possui um elenco limitadíssimo em suas mãos.
Pode-se dizer até que grande parte da Nação Alviverde vê o Campeonato Paranaense 2006 como uma grande pré-temporada para acertar a equipe para a Copa do Brasil e para o retorno à primeira divisão através do Campeonato Brasileiro – Série B. Mas até agora, o que se viu foram só promessas e frustrações.
Será que a maior torcida do Estado do Paraná pode acreditar que a partir desta noite o Cori inicia sua grande arrancada?
Raça, Verdão!
Coritiba x ADAP
Data: 02/02/2006, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Estádio Couto Pereira – O Monumental do Alto da Glória
Coritiba:
Arthur; Wilton Goiano, Vagner, Anderson e Julinho (Ricardinho); Rodrigo Mancha, Jackson, Renan e Eanes (Júlio Madureira ou Iverton); Jefferson e Ludemar.
Técnico: Márcio Araújo.
ADAP:
Flávio; Mineiro, Alex Noronha e Leandro (Silas); Ângelo, Silas (Felipe Alves), Ivan, Barbieri e Elvis; Adilson Popó e Marcelo Peabirú.
Técnico: Gilberto Pereira.
Árbitro: Marcos Daniel de Camargo
Assistente 1: Rubens Berton
Assistente 2: João Batista de Moraes
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)