
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Arapongas se enfrentam nesta quarta-feira, 22, às 21h50, no estádio Municipal José Chiappin, em Arapongas, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense 2014. Depois de fazer uma estreia muito abaixo daquilo que a torcida imaginava, o Verdão precisa pontuar para não ficar para trás. Mais do que isso, os atletas precisam jogar e mostrar que possuem qualidade suficiente para vestir a camisa Alviverde. Do outro lado, o Arapongas, que tinha a vitória nas mãos diante do J. Malucelli na estreia, mas levou dois gols em sete minutos e cedeu o empate. Justamente por isso, busca a vitória diante do seu torcedor
Coxa deve ter mudanças e precisa de atitude
No último final de semana, o Coritiba foi até Maringá para fazer a sua estreia no Campeonato Paranaense e, apático, ficou muito aquém daquilo que grande parte da torcida Alviverde imaginava. Depois de um primeiro tempo sonolento, em que pouco criou, o Coritiba levou o gol adversário logo no começo da segunda etapa. Com a entrada de Maycon, o time até melhorou e buscou o empate, mas nunca esteve acima do time da casa que, merecidamente, chegou ao gol da vitória já ao final da partida, após o goleiro William se esforçar ao máximo, com grandes defesas.
As grandes decepções da partida foram justamente os jogadores que já passaram pelo time profissional e, teoricamente, deveriam chamar a responsabilidade. Zé Rafael, Thiago Primão e Keirrison (isolado na frente) estiveram mal no jogo e pouco produziram. O centroavante foi, de certa forma, prejudicado pelo esquema do técnico Zé Carlos, visto que os meias pouco se aproximavam do ataque. Entretanto, o que mais chamou atenção foi mesmo a atitude (ou falta de) da equipe. Para um time que está buscando seu espaço, é preciso jogar com muito mais vontade e determinação do que aquilo que foi apresentado em Maringá.
O time que enfrentará o Arapongas deve ter algumas mudanças. Thiago Primão e Zé Rafael, que não estiveram bem, devem ser sacados da equipe para as entradas de Denner e Maykon, respectivamente. Com isso, Keirrison terá um companheiro na frente e tende a render mais, visto que as responsabilidades pelas jogadas de ataque estarão divididas. No restante, a equipe será a mesma que foi derrotada na primeira rodada e busca a recuperação.
Arapongas tenta se mostrar forte em casa para incomodar os grandes
Depois de sérias ameaças de fechar as portas no final do Paranaense do ano passado, o Arapongas conseguiu contornar o mau momento e se manteve na elite do futebol paranaense. Empolgada por natureza, a população da cidade voltou a abraçar a equipe e o "Arapongão", como é chamado, iniciou os preparativos para 2014. O técnico é um velho conhecido, Lio Evaristo, que montou uma equipe de jovens valores para tentar se classificar entre os oito.
Na estreia, o cartão de visitas. O Arapongas veio a Curitiba e vencia o J. Malucelli até os 40 minutos do segundo tempo, por 3x1. Entretanto, a equipe vacilou e tomou dois gols em sete minutos, cedendo o empate, o que não pode ser considerado um mau resultado, visto que a equipe manteve a sua tradição de não perder em estreias. Satisfeito com o rendimento da equipe, Lio Evaristo deve repetir a mesma escalação diante do Coritiba.
Panoramas da partida
Em primeiro lugar, o Coritiba precisa mostrar uma atitude completamente diferente daquela vista em Maringá. O Arapongas tende a ser um adversário ainda mais difícil que o da rodada anterior e, por isso, o Coritiba deve entrar mais focado e determinado em busca dos três pontos. O time precisará suportar a pressão do adversário nos primeiros minutos e apostar no contra-ataque. Entretanto, é preciso apresentar muito mais velocidade e verticalidade, de modo a incomodar o goleiro rival.
Ofensivamente, o time deve ganhar mais movimentação com Denner e velocidade com Maycon. Assim, o Coritiba deve ter um pouco mais de facilidade para criar as jogadas para Keirrison, no comando. Dudu, no meio, será o foco criativo da equipe e precisa participar mais do jogo. Além dele, os laterais, tímidos na estreia, precisam apoiar mais o ataque. As jogadas de bola parada também devem ser boas alternativas a serem utilizadas pela equipe Alviverde.
Na parte defensiva, a grande preocupação Coxa-Branca deverá ser o atacante Vinícius. Autor de dois gols na estreia, o que lhe dá a artilharia temporária da competição, o atacante parece ser oportunista dentro da grande área e deve receber cuidados especiais da zaga Alviverde. Além deve, o Verdão deve controlar a criação de jogadas no meio, com Rafa Mineiro e Maicon Souza. Por fim, o Coritiba precisa controlar as jogadas aéreas do Arapongas, historicamente, um das forças da equipe.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá às arquibancadas do estádio dos Pássaros para empurrar o Coritiba rumo à sua primeira vitória na competição. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três primeiros pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 2ª rodada - 1ª fase
Arapongas x Coritiba
Local: Estádio José Chiappin (dos Pássaros), em Arapongas
Data: 22/01/2014, quarta-feira
Horário: 21h50
Arapongas:
Edson Madden; Marcos Vinícius, Leomar, Murilo e Manin; Augusto, Bruno Martins (Jean), Rafa Mineiro e Maicon Souza; Vinícius e Ruy.
Técnico: Lio Evaristo
Coritiba:
William; Rhuan, Rafael Bonfim, Wallyson e Paulo Otávio; Artur, Djair, Dudu e Denner; Maycon e Keirrison.
Técnico: Zé Carlos
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Adair Carlos Mondini/PR
Assistente 2: Sidmar dos Santos Meurer/PR
4º Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)