
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizada às 8h10
Coritiba e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 22, às 18h30, no Couto Pereira, pela partida de volta das quartas-de-final do Campeonato Paranaense 2014. Após colher um bom resultado em Paranaguá sem ter jogado bem, o Alviverde agora conta com a sua torcida e defende uma boa vantagem para superar o adversário e atingir as semifinais do torneio. Pela frente, um Rio Branco que sabe do tamanho da dificuldade que terá para reverter o marcador mas, por outro lado, não possui absolutamente nada a perder e deve vir ao Couto Pereira de "peito aberto" para tentar surpreender
Ainda tentando evoluir, Dado quer ganhar conjunto
No último final de semana, o Coritiba foi até Paranaguá e, em condições totalmente adversas, contou com o brilho de sua maior estrela para voltar a Curitiba com a classificação para as semifinais muito bem encaminhada. Jogando em um péssimo gramado e sob uma sensação térmica de mais de 40ºC, o time, novamente, não fez uma partida de encher os olhos, mas, pelo menos, reduziu um pouco dos erros na defesa e contou com a categoria de Alex para vencer o jogo. No primeiro tempo, ele aproveitou um ótimo cruzamento de Victor Ferraz e, de cabeça, abriu o placar. Na segunda etapa, a marca registrada do craque. Em uma cobrança de falta primorosa da entrada da área, ele bateu o goleiro Thiago Rodrigues e deu números finais ao jogo.
Agora o Verdão volta ao Couto Pereira para defender a sua vantagem e atingir a próxima fase do torneio. Embora possa perder por até um gol de diferença, o Alviverde precisa jogar muito melhor do que vem atuando. Além disso, é preciso corrigir as falhas que se sucedem jogo após jogo e evoluir como conjunto. As principais disputas do ano se aproximam e o Coritiba precisa, urgentemente, dar uma resposta à sua torcida. Para isso, é fundamental que a equipe demonstre determinação, raça e vontade, além de organização e encaixe dentro do gramado.
Em relação à equipe, Dado Cavalcanti fará uma alteração na lateral-esquerda. Carlinhos não vem tendo boas atuações e perderá seu lugar para Diogo. Outra possível mudança seria a entrada de Zé Eduardo. Depois de passar muito tempo no DM fazendo um trabalho de reforço muscular, o centroavante foi relacionado e, embora tenda a aparecer no banco de reservas, a sua aparição como titular não está descartada. Já Leandro Almeida, Geraldo e Moacir ainda se recuperam de suas lesões e não poderão atuar. Nas demais posições, a equipe será a mesma que vive a expectativa de voltar a colocar o Coritiba entre os quatro melhores do Estado mais uma vez.
Após um princípio de greve, Rio Branco tenta juntar os cacos e conseguir uma façanha
Após ter sido derrotado em casa pela primeira vez nesta edição do Campeonato Paranaense, o Rio Branco teve uma semana altamente turbulenta. Em primeiro lugar, a má atuação e o resultado adverso na partida de ida das quartas-de-final deixaram o ambiente tenso. Mas o que piorou de vez a situação no time do litoral foi a paralisação dos jogadores no treino da última quinta-feira, 20. Alegando salários atrasados, alguns jogadores (que, segundo o presidente do clube, são pagos pela parceira Amaral Sports) recusaram-se a treinar. A situação gerou uma saia justa no Alvirrubro que, aparentemente, foi resolvida no dia seguinte com o acerto entre diretoria e jogadores.
Naturalmente a cobrança (que já era grande) ficará ainda maior devido a este fato e o presidente já declarou que espera comprometimento e respeito dos jogadores com a torcida. A base do time que enfrentará o Coritiba deverá ser a mesma do primeiro jogo. Algumas surpresas na escalação, como o atacante Bruno Henrique (que fez sua estreia com a camisa do Rio Branco justamente diante do Coritiba) e o lateral-direito Ricardinho devem permanecer na equipe, muito embora o treinador Netinho ainda aguarde notícias positivas do Departamento Médico (James e Lisa estão em trabalho intensivo). A grande esperança de gols continua sendo Jonatha Fumaça que, apesar de não ter feito um bom jogo em Paranaguá, segue sendo bastante perigoso.
Panoramas da partida
Apesar de carregar uma boa vantagem, o Coritiba não deve entrar no gramado do Couto Pereira com o objetivo de "cozinhar" o Rio Branco durante os 90 minutos esperando apenas a confirmação da vaga. A equipe Alviverde deverá se mostrar bastante empenhada em vencer novamente o adversário e mostrar um futebol melhor, visando a evolução técnica e tática. Para isso, os jogadores devem estar comprometidos com o plano de jogo do técnico Dado Cavalcanti em acima de tudo, jogar com bastante força, vontade e disposição. Apesar de ser inimaginável um vexame desta magnitude, é sempre bom o Coritiba abrir o olho e evitar surpresas.
Ofensivamente, o Coritiba deve utilizar a velocidade de Roni como uma das armas para o jogo. Pelo seu lado, Victor Ferraz também precisa participar mais e conseguir chegar à linha de fundo, criando oportunidades de gol. Na esquerda, Diogo também deve mostrar ser útilne ajudar o Verdão no apoio. No meio, Alex e Robinho mais uma vez serão os responsáveis diretos pela criação de jogadas e abastecerão Júlio César ou Zé Eduardo, na frente. Aliás, Júlio César precisa elevar seu nível para fazer gols e também ajudar a equipe.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tentar neutralizar os mesmos jogadores da partida em Paranaguá. Embora não esteja no mesmo bom momento das primeiras rodadas, quando fez gols e vinha se destacando, Jonatha Fumaça segue bastante perigoso na área adversária e precisa ser vigiado. Além dele, os meias Bismarck e Rafael Chorão também merecem cuidados especiais. Por fim, o Coritiba precisa se prevenir contra as jogadas pelas laterais do campo e os lances de bola aérea. É fundamental evitar sair atrás do marcador para não deixar o Rio Branco "gostar do jogo" e acreditar na classificação.
Apoio nas arquibancadas
Depois de mais de 15 dias, finalmente a torcida Coxa-Branca poderá retornar às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar seu time em mais uma decisiva partida do Campeonato Paranaense. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá até o Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia e vibração para passar de fase e chegar às semifinais do Campeonato Estadual.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - quartas-de-final - jogo de volta
Coritiba x Rio Branco
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 22/03/2014, sábado
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Germano, Gil, Robinho e Alex; Roni e Júlio César (Zé Eduardo).
Técnico: Dado Cavalcanti
Rio Branco:
Thiago Rodrigues; Ricardinho (James), Cris, Ricardo Ehle e Fábio Alves; Júnior Capixaba, Duda, Rafael Chorão e Bismarck; Bruno Henrique e Jonatha Fumaça.
Técnico: Netinho
Árbitro: Antônio Denival de Morais/PR
Assistente 1: Adolfo Ferreira Borges/PR
Assistente 2: Márcio Lopes Guerra/PR
4º Árbitro: Eduardo Elias Melek/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)