
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Toledo se enfrentam neste sábado, 8, às 16h, no Couto Pereira, pela partida de volta das quartas-de-final do Campeonato Paranaense 2016. Depois de conseguir uma boa vantagem na partida de ida, no interior do Estado, o Verdão agora tenta confirmar a sua passagem para as semifinais e, para isso, utiliza o que tem de melhor. Do outro lado, um Toledo que tem a inglória missão de tentar vencer o Coritiba por diferença de três gols para passar direto. Vitória por dois gols leva a partida aos pênaltis.
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até a cidade de Toledo e venceu a equipe da casa pelo placar de 2x0, abrindo grande vantagem na disputa por um lugar nas semifinais do Campeonato Paranaense. A equipe de Gilson Kleina pulou na frente logo aos três minutos, com Kléber. No segundo tempo, Juan, que fez uma excelente partida no interior do Estado, completou a vitória. Vale destacar, também, a ótima partida do goleiro Elisson, que salvou o Verdão em, pelo menos, três oportunidades, quando o Toledo teve claras chances para chegar ao seu gol. Prova de que o time ainda tem muito a melhorar para atingir um nível competitivo no Brasileirão.
Em relação à equipe que encara o Porco na partida de volta, o treinador Coxa-Branca deverá ter, à sua disposição, todos os jogadores que entraram como titulares no primeiro jogo. Ainda se recuperando da lesão em sua coxa esquerda, o goleiro Wilson novamente será desfalque. Elisson segue como titular e tenta repetir a sua excelente atuação do último final de semana. No meio, Dudu, que teve a sua atuação prejudicada por conta de uma gripe, tenta voltar a jogar bem para justificar a sua titularidade, que está bastante ameaçada por conta de seus últimos fracos jogos. Sem poupar ninguém por cansaço ou por estar pendurado com dois cartões amarelos, este é o Coritiba que tenta avançar de fase na competição.
O adversário
Depois de lutar muito para se classificar na primeira fase, o Toledo acabou sendo derrotado por 2x0 pelo Coritiba na partida de ida das quartas-de-final e agora tem uma missão praticamente impossível de reverter este placar na capital. Apesar disso, o técnico Rodrigo Cascca ainda não jogou a toalha. Vale lembrar que qualquer vitória, mesmo que não seja pela diferença necessária, classifica o Toledo para a Série D do Brasileirão, o que já seria um grande triunfo. Em relação à equipe a novidade é o retorno de Rafael Bastos, que não atuou na partida de ida por estar suspenso. Dodô retorna ao banco de reservas.
O jogo
Apesar de necessidade do resultado, o Toledo não deverá sair desesperadamente para o ataque para tentar construir a sua vantagem. A tendência é que, pelo menos nos minutos iniciais, o time do técnico Rodrigo Cascca atue no contra-ataque, esperando pelo Coritiba. Caso consiga um gol, aí sim o time do interior do Estado pode pensar em partir para cima para tentar o placar que levaria a partida aos pênaltis. Cabe ao Coritiba, então, controlar o jogo de forma confortável para não ser ameaçado pela equipe do interior e, assim, conquistar a vaga.
Ofensivamente, o bom rendimento de Juan deve levar o Coritiba a criar boas oportunidades de ataque. O veterano meia cresceu muito de produção a partir do AtleTiba e vem concentrando as ações criativas. Cabe a Dudu adotar o mesmo exemplo e subir de nível para ajudar o Coritiba. Na frente, o Verdão deve aproveitar a boa fase do artilheiro Kléber e criar jogadas para a conclusão do Gladiador. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada também são oportunidades que deverão ser melhor aproveitadas.
Na parte defensiva, o Coritiba deve prestar atenção com Rafael Bastos, que é um jogador de bom nível técnico e deve incomodar a defesa Alviverde na partida. Além dele, o bom lateral-direito Diego Tavares, que costuma flutuar por todo o campo, é outra ameaça ao time de Gilson Kleina. Por fim, o Verdão precisa controlar as chegadas de Murilo (que apareceu por algumas vezes à frente de Elisson na partida do último domingo) e as jogadas de bola parada, sempre uma ameaça.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número ao Couto Pereira na tarde deste sábado para empurrar o Coritiba para a classificação às semifinais do Campeonato Paranaense. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio. O Coritiba precisa de sua energia para avançar mais esta etapa rumo ao título estadual.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Coritiba x Toledo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 09/04/2016, sábado
Horário: 16h
Coritiba:
Elisson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Juan e Dudu; Negueba e Kléber.
Técnico: Gilson Kleina
Toledo:
Fabrício; Diego Tavares, Jhonatan, Júnior Maceió e Tetê; Tácio, Evandro e Murilo Rangel; Eduardinho, Gilson e Rafael Bastos.
Técnico: Rodrigo Cascca
Árbitro: Ronaldo Parpinelli/PR
Assistente 1: Maurício José Braga/PR
Assistente 2: Wesley Waldir Marmitt/PR
4º Árbitro: Lucas Paulo Torezin/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)