
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Prudentópolis se enfrentam nesta quarta-feira de cinzas, 5, às 19h30, no Couto Pereira, pela 10ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense 2014. Depois de encaixar a quarta vitória seguida e atingir a liderança da competição, o Verdão tenta somar mais três pontos para garantir uma vaga na próxima fase e ficar muito perto do "título" simbólico da primeira parte da competição. Pela frente, terá o Prudentópolis, que surpreende por sua excelente campanha no retorno à Série Ouro do Estadual e também quer somar pontos para se garantir na próxima fase, atingindo o objetivo traçado pela diretoria e comissão técnica antes do campeonato começar
Time tenta jogar melhor para garantir a vaga
Na última quinta-feira, 27, o Coritiba recebeu o Operário, no Couto Pereira, e, debaixo de muita chuva, conseguiu uma suada vitória sobre a equipe dos Campos Gerais. Jogando mal na primeira etapa, o time Alviverde levou um gol em uma falha grotesca de Chico, que poderia ter afastado a bola que salvara em cima da linha, mas, ao invés disso, simplesmente entregou o lance para que Sandro abrisse o placar. Mais ajustado na segunda etapa, o Verdão pressionou muito, mas só chegou ao gol de empate depois dos 30 minutos, com Zé Eduardo, que fez uma ótima estreia, na base da luta dentro de campo e no oportunismo em converter praticamente a única chance real de gol que teve no jogo. No final da partida, em um bonito lance, Júlio César deu números finais à partida.
O resultado foi ótimo para o Verdão por dois principais motivos. Em primeiro lugar, a questão técnica, visto que o Alviverde se isolou na liderança da competição e ficou muito perto da classificação para a próxima fase. Por outro lado, serviu para que os ânimos fossem um pouco acalmados após a verdadeira bomba que estourou com a ação que Deivid entrou contra o clube por atrasos no pagamento de direitos de imagem e outras questões trabalhistas. Evidentemente que a vitória, ainda mais em um campeonato fraco como o Paranaense, não apaga os erros cometidos e a torcida ainda segue esperando o pronunciamento oficial do presidente do clube sobre o caso, pois a nota divulgada sobre o assunto pouco clareou a situação.
Em relação ao time que enfrenta o Prudentópolis, Dado Cavalcanti terá que conviver com os mesmos problemas de lesão enfrentados na rodada anterior. A diferença é que, finalmente, nenhum jogador saiu contundido de uma partida. Leandro Almeida, Roni e Geraldo seguem em recuperação no Departamento Médico e estão fora do confronto. Já Norberto recuperou-se de uma pancada no ombro e está disponível para o jogo. Entretanto, a tendência é que figure como opção no banco de reservas. Moacir, que não foi bem na partida diante do Operário, deve receber nova chance, muito embora Victor Ferraz esteja pedindo passagem e acirrando a disputa por uma posição no time titular. Assim, a tendência é que o time da rodada anterior seja repetido.
Surpresa, Prudentópolis quer se aproximar da vaga
O Prudentópolis é, ao lado do Maringá, a grande surpresa deste Campeonato Paranaense. Assim como o Alvinegro do Norte do Estado, o Prude retornou este ano à elite Estadual e, quando grande parte da imprensa do Estado apontava o time de Ivair Cenci como um daqueles que certamente iriam disputar o Torneio da Morte, o Prudentópolis surpreendeu a todos e está muito perto de carimbar sua vaga na próxima fase. Mais do que isso, ocupando atualmente a quarta colocação, a equipe busca, agora, adquirir a vantagem de decidir em casa os confrontos do mata-mata.
Em relação ao time que enfrenta o Coritiba, o técnico Ivair Cenci pouco deve alterar a estrutura de sua equipe. O treinador do time do interior terá o retorno dos meias Sorbara e Thiago Henrique, mas apenas o primeiro deve atuar como titular. Assim, a tendência é que Cassimiro deixe a equipe. Na frente, Luciano e Vinícius vêm de revezando como companheiros de Cabixi. Como Vinícius foi autor de um dos gols da vitória diante do Arapongas, ele pode aparecer na equipe titular. No restante, o time é o mesmo que venceu na última rodada, fora de casa.
Panoramas da partida
O jogo desta quarta-feira não deverá ser fácil para o Coritiba. Sem muito a perder, o Prudentópolis deverá jogar muito fechado para tentar garantir um ponto e, quem sabe, incomodar a meta de Vanderlei nos contra-ataques. Tendo isto em vista, o Coritiba deverá ter muita paciência para concatenar as jogadas. Além disso, não poderá cometer desatenções como aquelas que estiveram visíveis na partida diante do Operário. Raça, determinação e vontade também não poderão faltar para que o Verdão consiga furar o bloqueio defensivo e chegar constantemente à meta do goleiro adversário.
Ofensivamente, o Verdão deve, novamente, concentrar as suas jogadas em Alex e Robinho, no meio. Entretanto, a equipe não pode repetir o mesmo erro do primeiro tempo do jogo contra o Operário e afunilar as jogadas, permitindo que os adversários reforcem a marcação sobre Alex e impeçam o meia de produzir. Assim, Moacir (que não foi bem no último jogo e precisa melhorar) e Carlinhos devem ser mais participativos e criarem jogadas de linha de fundo para a conclusão de Júlio César e Zé Eduardo, na frente. As jogadas de bola parada e os cruzamentos à área também podem ser boas alternativas, principalmente em caso de um jogo truncado.
Na parte defensiva, o Verdão deverá controlar, principalmente, os meias do Prudentópolis. Sorbara e Irineu (este há algum tempo no futebol paranaense) são dois jogadores de relativa qualidade e devem incomodar a defensiva Coxa-Branca. Além disso, o atacante Cabixi possui boa movimentação e também pode levar perigo ao gol de Vanderlei. As jogadas pelas laterais do campo e os lances de bola parada também deverão ser controlados, principalmente as subidas dos zagueiros do time adversário à área Alviverde.
Apoio nas arquibancadas
Depois das festividades de Carnaval, a torcida Coxa-Branca volta a focar suas atenções no futebol e comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba em mais este compromisso do Estadual. Os três pontos garantem o Verdão na próxima fase. Por isso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia e vibração mais uma vez.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 10ª rodada - 1ª fase
Coritiba x Prudentópolis
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 05/03/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Moacir, Luccas Claro, Chico e Carlinhos; Germano, Gil, Robinho e Alex; Júlio César e Zé Eduardo.
Técnico: Dado Cavalcanti
Prudentópolis:
Marcos Paulo; Luizinho, Márcio, Spyce e Biro Biro; Bruno Guerreiro, Danilo, Sorbara e Irineu; Vinícius (Luciano) e Cabixi.
Técnico: Ivair Cenci
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Assistente 1: Luiz Henrique de Souza Santos Renesto/PR
Assistente 2: Adolfo Ferreira Borges/PR
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)