
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cianorte se enfrentam neste sábado, 1, às 17h, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense 2014. Depois de alcançar a primeira vitória na competição, justamente diante do rival P. Clube, que vinha "badalado" por jogar com seu time titular, os garotos do Verdão tentam embalar na competição e alcançar o segundo triunfo consecutivo, encurtando a distância para a ponta da tabela. Pela frente, o Cianorte, que também venceu seu primeiro jogo no Paranaense na última rodada, mas ainda se encontra fora da zona de classificação e luta pelos três pontos para engrenar no campeonato
"Mais leve", Coritiba vai em busca de nova vitória
No último final de semana, o Coritiba recebeu o P. Clube para fazer a sua estreia no Couto Pereira na temporada 2014 e não decepcionou a sua torcida. Embora não tenha feito um jogo primoroso, os garotos do Verdão foram extremamente eficientes. Quando o time adversário dominava a partida no primeiro tempo, Dudu descobriu Denner na área de Marcos e o meio-campo Alviverde, que fez seu primeiro gol como profissional, colocou o Verdão na frente. Na segunda etapa, a história se repetiu. Apesar de ter mais posse de bola, o P. Clube pouco ameaçava o gol de William até que Keirrison sofreu pênalti, já ao final do jogo. Ele mesmo bateu, Marcos defendeu e, no rebote, Thiago Primão decretou números finais ao jogo.
A contundente vitória diante de um time que era apontado como "favorito" pela imprensa não só fez o Coritiba entrar na zona de classificação como também deve dar muita moral aos jogadores para a sequência do campeonato. A tendência é que, agora, os meninos Alviverdes se soltem e desempenhem um melhor futebol. É justamente isso que o técnico Zé Carlos e toda a torcida Coxa-Branca espera. Uma vitória diante do Cianorte coloca o Coritiba bem perto do topo, o que daria ainda mais tranquilidade para que o time titular possa estrear.
Em relação à equipe que enfrenta o Cianorte, o técnico Zé Carlos terá que conviver com novos problemas. O volante Djair saiu machucado do ParaTiba e ficará de fora da equipe. Thiago Primão e Eltinho brigam pela condição de titular, com mais chances para o primeiro. Ícaro, que substituiu Artur, segue na equipe. O mesmo acontece com Zé Rafael, na frente. Maykon ainda se recupera de lesão e não reúne condições de jogo. No restante, a equipe será a mesma que derrotou o rival da capital no último domingo.
Cianorte quer engrenar para disputar a próxima fase
A exemplo do Coritiba, o Cianorte também conquistou a primeira vitória na competição no último final de semana. Envolvido em uma briga judicial na Justiça Comum, onde tenta uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série C deste ano, o Leão do Vale do Ivaí começa a "mostrar as garras" no Paranaense. Reconhecido como um dos times mais estáveis do interior nos últimos anos, o Cianorte quer fazer outra boa campanha para ganhar o direito de jogar as competições nacionais.
O time de Ronaldo Bagé perdeu para o P. Clube e para o J. Malucelli nos dois primeiros jogos mas, segundo relatos da imprensa de Cianorte, fez um belo jogo diante do Arapongas e venceu, com facilidade, o time do Norte do Estado por 2x0, com dois gols de Marquinhos Cambalhota (que não é o mesmo jogador que passou pelo Coritiba). Em virtude do bom desempenho, a tendência é que o técnico do Cianorte repita a mesma escalação da última rodada.
Panoramas da partida
Depois da primeira vitória, a tendência é que o time Alviverde consiga desenvolver um melhor futebol e, a partir de agora, possa encarar os adversários com mais confiança e tranquilidade. Uma vitória diante do Cianorte dará ainda mais segurança à equipe, que chegaria aos sete pontos e se aproximaria da ponta do Estadual. Para alcançar este objetivo, a equipe Coxa-Branca deverá atuar com bastante raça, determinação e vontade, disputando todas as divididas e saindo em velocidade para criar chances e incomodar o gol de Jaílson.
Ofensivamente, o Coritiba deve continuar apostando na velocidade de seu quarteto ofensivo, formado por Dudu, Denner, Zé Rafael e Keirrison. Por sinal, o centroavante Alviverde vem apresentando sinais de melhora e, com ritmo de jogo, tem tudo para fazer uma partida ainda melhor e, finalmente, balançar as redes adversárias. Além disso, o Coritiba pode explorar as jogadas pelos lados do campo e, também, os lances de bola parada, aproveitando a estatura de seus zagueiros.
Na parte defensiva, o time Alviverde deverá conter, principalmente, o atacante Marquinhos Cambalhota, que já está há algum tempo no futebol paranaense e vem se destacando nos últimos anos. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deverá tomar cuidado com o meia Edu Amparo, que se destacou no ano passado vestindo a camisa do Arapongas e possui bastante qualidade. Por fim, o Verdão deve conter a bola aérea do Cianorte, que sempre foi um dos pontos fortes da equipe do interior.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Couto Pereira para prestigiar os garotos do Verdão em mais uma importante partida do Paranaense. Uma vitória diante do Cianorte será fudamental para que o Coritiba suba na tabela e comece a vislumbrar as primeiras posições. Por isso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 4ª rodada - 1ª fase
Coritiba x Cianorte
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 01/02/2014, sábado
Horário: 17h
Coritiba:
William; Rhuan, Rafael Bonfim, Wallyson e Paulo Otávio; Ícaro, Thiago Primão (Eltinho), Dudu, Denner e Zé Rafael; Keirrison.
Técnico: Zé Carlos
Cianorte:
Jaílson; Jamesson, Marcelo Felber, Betão e Ganzer; Marcão, Davi, Jovane, Júnior Negão e Edu Amparo; Marquinhos Cambalhota.
Técnico: Ronaldo Bagé
Árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Assistente 1: Daniel Cotrim de Carvalho/PR
Assistente 2: Márcio Lopes Guerra/PR
4º Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)