
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Rio Branco se enfrentam nesta quinta-feira, 12, às 19h30, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense 2015. Depois de vencer o Londrina em um jogo complicado e fraco tecnicamente, o Verdão tenta superar seus problemas de criação diante de um frágil adversário. Do outro lado, um desesperado Rio Branco, que luta por pontos para deixar as quatro últimas colocações e evitar as disputas do Torneio da Morte, que definirá os dois rebaixados para a Série Prata do Paranaense 2016
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Londrina no Couto Pereira e venceu por 1x0. Apesar da vitória diante de um dos melhores times do interior, outra vez ficaram explícitos os problemas do setor criativo do time Alviverde. Jogando um pouco mais avançado, Alan Santos não conseguiu concatenar as jogadas e, como resultado, o Verdão novamente forçou o jogo pelas laterais, especialmente com Carlinhos e Negueba, pela esquerda. Entretanto, o time pouco criou e decidiu a partida em um pênalti convertido por Rafhael Lucas, no final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Verdão quase não ameaçou o gol de Vitor e ainda sofreu pressão do Londrina ao final do jogo.
Apesar de repetitivo, o problema na meia cancha precisa ser ressaltado, pois o Coritiba joga engessado no meio-campo. Para a partida contra o Rio Branco, Marquinhos teria a possibilidade de testar Zé Rafael ou Luccas Barreto na função, visto que Hélder está em Salvador resolvendo problemas particulares. Entretanto, o treinador optou pela entrada de Rosinei, mantendo o esquema com três volantes. Outro desfalque é o zagueiro Leandro Almeida, que sofreu uma entorse no joelho. Neste caso, Welinton assume naturalmente a vaga. No gol, Vaná, que se machucou na partida diante do Londrina mas mesmo assim ficou até o final do jogo, se recuperou e está confirmado como titular. Nas demais posições, a equipe será a mesma que vem atuando junta há duas rodadas.
O adversário
O Rio Branco atravessa um momento bastante complicado no Paranaense. Décima colocada, a equipe de Paranaguá vê cada vez mais perto a possibilidade de jogar o Torneio da Morte e lutar contra o rebaixamento. Além disso, a população parnanguara cobra o prefeito da cidade sobre os investimentos que prometeu realizar no clube. Ou seja, além da péssima situação na tabela, a pressão externa é bastante grande. Por isso, a grande esperança do Leão da Estradinha é em Bruno Andrade que, com três gols, é o artilheiro da equipe no Estadual.
O jogo
A partida desta quinta-feira terá uma característica totalmente diferente da de domingo. Ao contrário do Londrina, que propôs um jogo um pouco mais franco com o Coritiba, o Rio Branco deverá jogar fechado, explorando os contra-ataques, para tentar fazer um gol antes do Verdão e complicar a partida para o time Coxa-Branca. Justamente por isso, o Coritiba deverá atuar com muita seriedade, determinação, vontade e raça para superar o desesperado time de Paranaguá, fazer mais três pontos e seguir na luta pelo simbólico título da primeira fase do Estadual.
Na parte ofensiva, sem uma solução prática para os problemas de criação, novamente o Coritiba deve concentrar as suas jogadas pelo lado esquerdo do campo, com Carlinhos e Negueba, visto que o meio-campo formado por Alan Santos, João Paulo e Rosinei deverá ser pouco criativo. A presença de Norberto, pelo lado direito do gramado, também deve ser importante até mesmo para que o time não fique "torto" e ataque somente por um lado. As jogadas de bola parada e a boa fase de Rafhael Lucas, no comando de ataque, também devem ser armas capazes de decidir o jogo a favor do Verdão.
Defensivamente, o Coritiba deverá tomar bastante cuidado com os contra-ataques do Rio Branco. Individualmente, a possibilidade de Jonatha Fumaça iniciar a partida, deverá dar mais velocidade ao time. Seu companheiro de ataque, Bruno Andrade, também deverá ser vigiado, visto que é o artilheiro do time na competição. Por fim, é necessário que a meia cancha Alviverde esteja atenta à atuação de Roger Guerreiro, um experiente jogador que, inclusive, teve passagens pela seleção da Polônia, visto que possui dupla cidadania.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba em busca da vitória que encaminhará a classificação do Verdão à próxima fase do campeonato. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Novamente, o Coritiba utilizará a sua energia e sua vibração para tentar somar mais três pontos na tabela.
Campeonato Paranaense 2015 - Primeira Fase - 8ª rodada
Coritiba x Rio Branco
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 12/03/2015, quinta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vaná; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo e Rosinei (Pedro Ken); Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
Rio Branco:
Carlos Luna; Bira (James), Kaio, Pedrão e Henrique; Paulo Henrique, Alex, Bruno Flores e Roger Guerreiro; Jonatha Fumaça (Bruno Gaúcho) e Bruno Andrade.
Árbitro: Everaldo Lambert Modesto/PR
Assistente 1: Maurício José Braga/PR
Assistente 2: Alessandro Rodrigues Mori/PR
4º Árbitro: Robson Toloczko Coutinho/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)