
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Rio Branco se enfrentam nesta quinta-feira, 25, às 19h30, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense 2016. Depois de uma quarta-feira turbulenta, quando estourou a notícia de que os jogadores não se concentrariam devido à falta de pagamento nos salários, o elenco Alviverde tem a obrigação de dar uma resposta em campo e vencer o time parnanguara. Do outro lado, um Rio Branco que conseguiu a sua primeira vitória na competição apenas na última rodada e tenta beliscar pontos em Curitiba para tentar se afastar da Zona do Rebaixamento
O time
No último domingo, 21, o Coritiba recebeu o atual campeão paranaense Operário no Couto Pereira e não tomou conhecimento do time dos Campos Gerais. O time Alviverde abriu o placar logo no começo do jogo e, antes do intervalo, já vencia pelo confortável placar de 3x0. Na segunda etapa, mesmo diminuindo o ritmo, a equipe Coxa-Branca continuava dominando as ações e, em uma verdadeira pintura de Kléber, que marcou um gol de meia bicicleta, fechou o marcador em 4x0. Entretanto, nem mesmo a boa vitória foi suficiente para acalmar os ânimos no Alto da Glória, visto que, alegando atrasos no pagamento dos salários, a equipe Alviverde optou por não se concentrar na véspera da partida diante do Leão da Estradinha, o que gerou um mal estar entre jogadores e diretoria.
Em relação ao time, o grande desfalque para esta partida será o artilheiro do campeonato. Kléber sentiu uma fisgada na coxa ainda no segundo tempo da partida diante do Operário e teve constatada uma lesão. Seu substituto imediato, Evandro, também sentiu um problema no treinamento desta quarta-feira e é dúvida. Ele fará um teste antes do jogo para saber se terá condições de jogo. Caso não possa atuar, a tendência é que Gilson Kleina lance o recuperado Negueba na equipe. Com isso, Leandro atuaria como referência na área. Por fim, na zaga, Juninho volta de suspensão e assume naturalmente o lugar de Luccas Claro. No restante, a equipe será a mesma que bateu o Operário.
O adversário
O Rio Branco começou o campeonato de maneira muito complicada. Com quatro derrotas nos quatro primeiros jogos, o técnico Allan Aal não resistiu e foi demitido. Para o seu lugar, a diretoria do Leão da Estradinha agiu rápido e contratou Leandro Niehues, que possui boa experiência no futebol paranaense. A troca surtiu efeito e o Alvirrubro do litoral venceu o Londrina na última rodada. Para o jogo diante do Coritiba, a novidade será o retorno do zagueiro Alisson, que cumpriu suspensão na última rodada e está de volta. No restante, buscando entrosamento, a tendência é que o novo comandante repita a sua equipe.
O jogo
Em primeiro lugar, a torcida Coxa-Branca espera que os problemas extra-campo não interfiram no rendimento da equipe no jogo diante do Rio Branco. Acima de tudo, é preciso respeitar aqueles torcedores que estarão nas arquibancadas e não possuem absolutamente nada a ver com a relação entre jogadores e diretoria. No aspecto técnico, a partida deverá ser complicada no sentido de que o Rio Branco deverá se defender como pode, tentando encontrar um contra-ataque que lhe daria a vantagem. Cabe ao Coritiba, então, jogar com bastante atenção e vontade em busca dos três pontos que aproximarão a equipe da ponta da tabela.
Ofensivamente, é evidente que a equipe perderá muito de seu poderio de conclusão de jogadas com a ausência do artilheiro Kléber. Caso Evandro realmente não possa atuar, a situação se complica um pouco mais, pois Leandro terá que ser improvisado na referência. No meio, Juan e Dudu deverão chamar a responsabilidade pela criação de jogadas e ajudar a equipe para chegar no gol de Edvaldo. Por fim, o apoio dos laterais e as jogadas de bola parada também serão extremamente importantes para furar uma possível retranca do time adversário.
Na parte defensiva, o Rio Branco deverá jogar com muitos cuidados defensivos para tentar explorar os contra-ataques e chegar ao gol de Wilson. Individualmente, a defensiva Coxa-Branca deverá prestar atenção na dupla de meias do Leão da Estradinha. Danilo Rios e Ratinho possuem grande experiência no futebol paranaense e devem ser bem vigiados. Além disso, o Coritiba deve prestar muita atenção nas jogadas de bola parada, evitando os erros cometidos neste tipo de lance.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para acompanhar de perto a homenagem que será realizada para Dirceu Krüger. Entretanto, uma vitória é fundamental para que o Coritiba se mantenha próximo da ponta da tabela do Estadual. Portanto, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - 6ª rodada
Coritiba x Rio Branco
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 25/02/2016, quinta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Wilson; Ceará, Walisson, Juninho e Carlinhos; Amaral, João Paulo, Juan e Dudu; Leandro e Evandro (Negueba)
Técnico: Gilson Kleina
Rio Branco:
Edvaldo; Lito, Marcão, Alisson e Henrique Pedrozo; Paulo Henrique, João Paulo, Roberto, Danilo Rios e Ratinho; Rodrigo Jesus.
Técnico: Leandro Niehues
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Assistente 1: Flávio Augusto Alves/PR
Assistente 2: Giovani Marcos Matielo/PR
4º Árbitro: Cristiano Antônio Teixeira/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)