
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Maringá se enfrentam neste domingo de Páscoa, 27, às 16h, no Couto Pereira, pela 11ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense 2016. Depois de fazer um belíssimo jogo e bater, com tranquilidade, o seu maior rival, na Baixada, pelo placar de 2x0, o Verdão agora tem o seu último compromisso na fase classificatória e precisa vencer para garantir o mando na segunda partida das quartas-de-final. Pela frente, terá um desesperado Maringá que, após boas campanhas nos últimos anos, vê de muito perto o fantasma do rebaixamento e precisa dos três pontos para garantir matematicamente a sua permanência na Série Ouro do Estadual
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até a Baixada para encarar o seu mais tradicional adversário e, mesmo com o gramado artificial e atuando em território adverso, não tomou nenhum conhecimento do A. Paranaense, tamanho o volume de jogo e as chances que foram criadas. O resultado de 2x0 foi construído ao natural e ficou barato pelo que as duas equipes demonstraram. Thiago Lopes e Juan, de pênalti, foram os responsáveis pelos gols, mas atuações individuais como a de Negueba, Luccas Claro, Alan Santos, Vinícius e outros jogadores chamaram muito a atenção da torcida Alviverde, que extravasou os limites do famigerado teto retrátil e fez o seu canto ecoar por toda a cidade.
Agora o desafio é diante o Maringá, na última partida da primeira fase do Paranaense. Atualmente na quarta colocação (até o julgamento definitivo da perda de pontos do Londrina no STJD), o Coritiba não pode se dar ao luxo de colher qualquer outro resultado que não seja a vitória diante da Zebra neste domingo. Para isso, o técnico Gilson Kleina terá que contornar alguns problemas para montar a sua equipe. Suspensos, Negueba e Juninho não estão à disposição do treinador. Eles serão substituídos, respectivamente, por Vinícius e Walisson. No gol, Wilson acabou se contundindo no AtleTiba e será naturalmente substituído por Elisson. Ainda existe a possibilidade do treinador Coxa-Branca poupar alguns titulares, como Kléber e Ceará. Nesse caso, os paraguaios Jorge Ortega e César Benítez assumiriam um posto no onze titular. Entretanto, a definição deve ficar para minutos antes da bola rolar.
O adversário
Na décima colocação no campeonato (uma acima da Zona do Rebaixamento), o Maringá luta para não ser rebaixado para a Série Prata da competição e tem uma parada totalmente indigesta. O único resultado que garante matematicamente o time na primeira divisão é a vitória sobre o Coritiba no Couto Pereira. Em caso de empate ou derrota, o Alvinegro terá que torcer desesperadamente contra Cascavel e Operário. Entretanto, ambos atuam em casa. Para piorar as coisas, o técnico Rogério Perrô tem problemas para escalar a equipe. O volante Zé Leandro foi expulso na partida diante do Londrina no último final de semana. Já o atacante Neílson está contundido e também não poderá atuar. A tendência é que Maranhão e Felipe assumam suas vagas entre os titulares.
O jogo
A partida diante do Maringá terá contornos dramáticos para a equipe do interior. Pressionado por sua incômoda situação na tabela, o time do técnico Rogério Perrô certamente entrará em campo com a cabeça em outros resultados. Além disso, o Maringá precisa exclusivamente da vitória e, portanto, não poderá se fechar no campo de defesa, estratégia comum dos times deste Paranaense quando atuam no Couto Pereira. Cabe ao Coritiba saber aproveitar esse aspecto emocional e construir o seu resultado com naturalidade.
Ofensivamente, a expectativa é que o quarteto da frente consiga trabalhar bem e criar as oportunidades que foram construídas no AtleTiba. Vale depositar uma atenção especial sobre a atuação de Vinícius, que entrou muito bem no clássico e teve participação direta nos dois gols do Verdão. A dupla criativa no meio-campo, formada por Juan e Dudu, também deverá ter uma boa atuação para conduzir o Alviverde à frente. Por fim, caso realmente atue, o artilheiro Kléber é uma das esperanças de gols do time de Gilson Kleina.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará controlar o ímpeto do Maringá. O meia Andrezinho, que tem relativa passagem pelo futebol paranaense, é o principal foco criativo da equipe. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve controlar a atuação de Gabriel Barcos. O centroavante, que se destacou em algumas competições do passado, não atravessa boa fase, mas é bastante perigoso e deve ser vigiado. Por fim, o Coritiba precisa controlar as jogadas de bola aérea.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Verdão nesta partida que fecha a fase de classificação do Campeonato Paranaense. Uma vitória é importante para a sequência na competição e o Coritiba precisa correr atrás destes três importantíssimos pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - 11ª rodada
Coritiba x Maringá
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 27/03/2016, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Elisson; Ceará (César Benítez), Luccas Claro, Walisson e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Juan e Dudu; Vinícius e Kléber (Jorge Ortega).
Técnico: Gilson Kleina
Maringá:
Ednaldo; Adriano, Alex Maranhão, Rogélio e Elton (Raí); Bruno Vieira, Maranhão e Andrezinho; Hiago, Gabriel Barcos e Felipe.
Técnico: Rogério Perrô
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Assistente 1: André Luiz Severo/PR
Assistente 2: Diogo Morais/PR
4º Árbitro: Diego Bonfim/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)