
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cascavel se enfrentam neste domingo, 5, às 16h, no estádio Olímpico Regional, pela partida de ida das quartas-de-final do Campeonato Paranaense 2015. Depois de garantir a liderança da primeira fase, o Verdão agora coloca à prova a sua evolução e tenta voltar do interior do Estado com a classificação encaminhada. Para isso, terá que superar uma defesa que ainda não sofreu gols em casa. Do outro lado, um franco-atirador Cascavel, que já conquistou o seu principal objetivo na temporada, e não possui absolutamente nada a perder nas partidas diante do Coritiba
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até uma vazia Vila Capanema (que não recebeu público por conta da ausência dos laudos de segurança conferidos pela PM) com a intenção de se manter na primeira colocação geral e conseguiu cumprir o seu objetivo. Muito modificado, além de sofrer sem o entrosamento adequado, a equipe Coxa-Branca ainda foi prejudicada pelo péssimo estado do gramado, encharcado pelas fortes chuvas que caíram na capital. Entretanto, em uma partida de baixo nível técnico, o Coritiba jogou de igual para igual, o que foi suficiente para segurar o 0x0 que deu o primeiro lugar geral para a equipe Alviverde. Por outro lado, novamente ficaram evidentes as carências que a equipe possui em seu elenco, o que deve ser solucionado até o início de um campeonato tão importante como o Brasileiro.
Em relação à equipe que encara o Cascavel, a única mudança significativa será a entrada do volante Alan Santos na equipe. Ele substituirá o paraguaio Luis Cáceres, que não vem atuando bem com a camisa Alviverde. Nas demais posições, o técnico Marquinhos Santos optou por manter a mesma estruturação tática da equipe e não deverá fazer alterações. A única dúvida passou a ser Norberto, que sofreu uma leve torção no tornozelo. Caso não possa atuar, Ivan será seu substituto. A meta é criar boas jogadas no meio para a conclusão de Rafhael Lucas ou Wellington Paulista, no comando de ataque. Um bom resultado em Cascavel encaminhará a classificação Alviverde para as semifinais.
O adversário
Classificado entre os oito melhores do campeonato, o Cascavel "está no lucro", por assim dizer. Com um modesto investimento, a meta da Serpente era não disputar o Torneio da Morte, algo que foi conseguido apenas na última rodada da fase classificatória, com um empate diante do Foz do Iguaçu. Assim, o time do Oeste do Estado não tem qualquer responsabilidade sobre os seus ombros e deve entrar como franco-atirador nos jogos diante do Verdão. A novidade será o retorno do lateral-esquerdo Marquinhos, que estava suspenso. Henrique Dias, que jogou só no segundo tempo do jogo contra o Coritiba, também deve ter uma oportunidade. As dúvidas, então, ficam na meia (onde Dime e Irineu brigam pela vaga) e no ataque, posição em que Willian e Everton também duelam.
O jogo
A partida deste domingo será bastante complicada para o Verdão. Em primeiro lugar, porque se trata de um confronto de mata-mata, onde a vontade e a raça se sobressaem e se nivelam à técnica e tática. Portanto, o Coritiba deverá se desdobrar em campo para não deixar que o Cascavel se imponha nestes aspectos. Além disso, o Verdão precisará, também, superar um pequeno tabu, visto que o adversário ainda não sofreu gols em seus domínios. Portanto, o Coritiba deverá explorar a velocidade e os contra-ataques para chegar ao gol de Juninho e voltar para a capital com um resultado que permita enxergar a classificação para as semifinais mais de perto.
Ofensivamente, o Verdão deverá aproveitar as jogadas pelos lados do campo, com Norberto e Carlinhos, principalmente porque o Cascavel deverá congestionar o meio-campo e tentar reduzir os espaços do Coritiba. Além deles, as jogadas do trio de atacantes, formado por Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista, também devem ser aproveitadas, até porque os três atacantes atravessam bons momentos e devem ser úteis ao Coritiba nesta partida. Por fim, o Alviverde também precisa aproveitar a força de João Paulo nas bolas paradas, visto que este tipo de lance, partindo de um jogador experiente, também pode ser uma importante alternativa de ataque.
Na parte defensiva, além de controlar as descidas dos alas do Cascavel e a velocidade de Henrique Dias, o Verdão também precisará cuidar da boa dupla de ataque do Cascavel, formada por Tony e Everton ou Willian. Todos são jogadores perigosos, que podem incomodar muito a meta de Vaná caso tenham liberdade para criar jogadas. Por fim, o Coritiba também precisa ficar muito atento às jogadas de bola parada do Cascavel, visto que a Serpente possui zagueiros muito altos e que podem incomodar a meta Coxa-Branca.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca que mora em cidades próximas a Cascavel estará presente nas arquibancadas do estádio Olímpico para empurrar o time Alviverde rumo a um bom resultado, o que deixaria o Coritiba muito próximo da classificação às semifinais do Paranaense. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um resultado positivo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Campeonato Paranaense 2015 - Quartas-de-Final - Jogo de Ida
Cascavel x Coritiba
Local: Estádio Municipal Arnaldo Bussato (Olímpico Regional), em Cascavel (PR)
Data: 05/04/2015, domingo
Horário: 16h
Cascavel:
Juninho; Márcio Gabriel (Alex), Lucca, Maurício e Marquinhos; Duda, David, Dime (Irineu) e Henrique Dias; Tony e Éverton (Willian).
Técnico: Paulo Foiani
Coritiba:
Vaná; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Hélder, Alan Santos e João Paulo; Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior/PR
Assistente 1: Moisés Aparecido de Souza/PR
Assistente 2: Antônio Marcos C. de Andrade/PR
4º Árbitro: Rafael Pietrafesa/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)