
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Arapongas se enfrentam neste sábado, 9, às 16h20, no Estádio dos Pássaros, pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense 2013. Depois de alcançar a liderança isolada da competição mesmo sem jogar um futebol convincente, o Verdão agora tenta abrir mais vantagem e dar mais um importante passo rumo à conquista do primeiro turno. Pela frente, terá um Arapongas que faz uma campanha bastante discreta e já pensa em ajustar a equipe para o segundo turno, quando tentará brigar por posições superiores na tabela
Feio, mas eficiente, Coritiba busca somar mais três importantes pontos
Na última quarta-feira, 6, o Verdão recebeu o Nacional de Rolândia, no Couto Pereira, e, mais uma vez, não fez uma boa partida. O placar de 2x0 serviu apenas para que o Alviverde assumisse isoladamente a liderança do campeonato, abrindo dois pontos de diferença para os seus concorrentes diretos. Entretanto, é visível aos olhos dos torcedores que o time não está jogando bem e vem fazendo partidas ruins consecutivamente. Embora os resultados venham aparecendo, é fundamental que o time demonstre mais, já vislumbrando os desafios que estão por vir.
Mas até lá é preciso se concentrar nas disputas do Estadual e, passo a passo, se aproximar do título do primeiro turno, o que será muito importante para o planejamento Coxa-Branca neste primeiro semestre. A partida diante do Arapongas é uma das mais difíceis destes últimos cinco compromissos do turno por se tratar de um jogo fora de casa, em um gramado de pequenas dimensões e uma torcida atuante. Portanto, é fundamental que Marquinhos Santos e seus comandados levem a partida a sério e voltem do interior com os três pontos, visto que, a essa altura, um tropeço pode ser fatal.
Em relação ao time, o técnico Coxa-Branca será obrigado a conviver com novos problemas. Além dos jogadores que já estão em tratamento no Departamento Médico, agora foi a vez de Sergio Escudero sofrer uma lesão no quadril e ser prontamente vetado para a próxima partida. Como os dois laterais da posição ainda estão fora, a solução é improvisar Chico no setor, o que abre espaço para a volta de Pereira na zaga. No meio, após serem poupados da partida diante do Nacional, Alex e Willian estão de volta e "roubam" as vagas de Lincoln e Júnior Urso, respectivamente. Por fim, na frente, Deivid ficou em Curitiba e abre espaço para Júlio César.
Instável, Arapongas tenta se firmar já projetando o returno
Diferentemente dos últimos anos, quando foi uma das sensações do interior, o Arapongas não faz uma boa campanha neste Campeonato Paranaense. Com apenas sete pontos e ainda sem vencer em casa, o Alviverde do interior, inclusive, já trocou de treinador. Zezito deixou a equipe após o empate sem gols diante do Paranavaí, há duas rodadas, e abriu espaço para que seu auxiliar Edmílson Alves assumisse o comando. De lá para cá foram mais dois empates, que não alteraram muito a situação do Arapongas na tabela de classificação.
Com o primeiro turno já bastante comprometido, a meta da comissão técnica e dos próprios jogadores é preparar a equipe para que os resultados possam vir no returno e o Arapongas ainda consiga brigar por uma vaga na Série D do Brasileirão. As boas notícias ficam por conta dos retornos do zagueiro Douglas e dos volantes Eliélton e Luiz Mário, que não atuaram no empate sem gols diante do Toledo por estarem suspensos. Jabá, que passou pelo Coritiba e ganhou destaque na mídia brasileira ao ser advertido pelo ex-árbitro Leonardo Gaciba após tentar alguns dribles, é o principal jogador da equipe.
Panoramas da partida
Embora o Arapongas não esteja em uma situação confortável na tabela, o Coritiba não terá tarefa fácil na tarde deste sábado no Estádio dos Pássaros. O Alviverde deverá contornar uma possível pressão da torcida (que, assim como a do Operário, costuma comparecer às arquibancadas) e da própria equipe do Arapongas, que deverá aproveitar os 15 primeiros minutos para tentar sufocar o Coritiba e abrir o placar. Sabendo disso, o Verdão deve ter calma na troca de passes e efiência em aproveitar os contra-ataques.
Ofensivamente, se por um lado a volta de Alex faz com que o ritmo da criação de jogadas no meio-campo fique um pouco mais cadenciado, por outro, o Coritiba ganha muito em criatividade no setor. Com dois jogadores fixos na frente (Arthur e Júlio César), a tendência é que o meia consiga verticalizar mais o jogo, deixando os seus companheiros mais à vontade para concluir em gol. Para isso, é preciso que a dupla de ataque esteja ligada e se movimente bastante. As investidas de Robinho e as jogadas de bola parada também serão boas armas para o Verdão na partida.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar cuidado com o conhecido atacante Jabá que, embora já veterano, ainda possui velocidade suficiente para incomodar as defesas adversárias e puxar rápidos contra-ataques. Seu companheiro de ataque, Baiano, que é bastante conhecido no futebol paranaense, é outro jogador que certamente despertará a atenção especial dos defensores. Por fim, o Verdão deverá sempre ficar ligado nos lances de bola parada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número para apoiar os jogadores Alviverdes em mais um importante compromisso pelo Campeonato Paranaense. A vitória diante do Arapongas será fundamental para a conquista do objetivo. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas em busca de mais uma vitória.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 7ª rodada - turno
Arapongas x Coritiba
Local: Estádio dos Pássaros, em Arapongas
Data: 09/02/2013, sábado
Horário: 16h20
Arapongas:
Edson; Pedro Balu (Cristovan), Douglas, Marcelo e Wellington Indinho; Luiz Mário (Russo), Eliélton, Jean e Rick; Baiano e Jabá.
Técnico: Edmílson Alves
Coritiba:
Vanderlei; Patric, Luccas Claro, Pereira e Chico; Willian, Gil, Robinho, e Alex; Arthur e Júlio César.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Ivan Carlos Bohn/PR
Assistente 2: João Marcelo de Souza/PR
4º Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)