
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Operário se enfrentam neste domingo, 10, às 16h, no Couto Pereira, pela 1ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2013. Depois de se sagrar campeão do primeiro turno, o Verdão agora quer manter o ritmo, continuar invicto e levar o tetracampeonato estadual sem a necessidade de jogar duas partidas finais. Do outro lado, terá o Operário, que fez uma campanha discreta na primeira parte da competição, terá a estreia do novo treinador e quer eliminar as preocupações com um possível rebaixamento para a Série Prata
Mais tranquilo, Verdão busca sair na frente para botar pressão nos adversários
No último final de semana, o Coritiba foi até Londrina e, diante de um estádio do Café tomado por 30 mil torcedores adversários e sob um forte calor, derrubou o Tubarão por 1x0, calando a torcida londrinense, empolgada pela boa campanha do time. O gol solitário de Alex bastou para que, embora não tivesse feito uma grande partida, o Alviverde voltasse a Curitiba com o objetivo cumprido e com a vaga na final do Campeonato Paranaense garantida. Azar do Londrina, que se preocupou muito mais em "encontrar pênaltis" do que em jogar futebol e terá que remar tudo novamente neste segundo turno para conseguir obter alguma chance de disputar o título.
Mas o jogo no Norte do Estado passou longe de ser fácil. Na maior parte do primeiro tempo, o Verdão recebeu forte pressão do Londrina que, embora não tivesse transformado a porcentagem de posse de bola em gols, sempre esteve rondando a área de Vanderlei, o que significa que o time de Marquinhos Santos ainda tem muito a evoluir e está longe das condições ideais para encarar os desafios mais contundentes que o ano reserva. De qualquer maneira, o time cumpriu a meta proposta e pode atuar com muito menos pressão neste segundo turno, o que deve fazer com que alguns jogadores subam ainda mais de rendimento. Essa é a expectativa da torcida Coxa-Branca.
Em relação ao time, Marquinhos Santos novamente terá alguns problemas de lesão e, por conta disso, faz novas mudanças na equipe. Ainda se recuperando da entrada criminosa do goleiro Santos, do A. Paranaense, Gil segue de fora. Com isso, Patric faz a segunda partida consecutiva na lateral-direita, enquanto que Eltinho permanece pelo lado esquerdo. No meio, o desfalque é Rafinha, que voltou a sentir dores no tornozelo e será poupado. Arthur assume, naturalmente, o seu lugar. Na frente, a novidade é Deivid, que cumpriu suspensão e está confirmado no comando de ataque. Por fim, Marquinhos Santos também faz uma mudança de ordem tática, abandonando o 3-5-2 e voltando a fazer o seu time atuar no 4-4-2. Com isso, quem recebe nova oportunidade é Djair, que entra na equipe no lugar de Pereira.
De técnico novo, Operário quer fazer um returno melhor
O Operário foi uma das grandes decepções do primeiro turno do Paranaense. Acostumado a fazer boas campanhas nos últimos Estaduais, o Fantasma não conseguiu impor o seu futebol e acumulou apenas duas vitórias. O desempenho fraco fez com que o Alvinegro terminasse a primeira parte da competição com apenas dois pontos de vantagem para o Rio Branco, que abre a zona do rebaixamento. Em virtude dos maus resultados, o técnico Lio Evaristo acabou deixando a equipe antes mesmo da última rodada e deu lugar a Paulo Turra, ex-Cianorte.
E o novo treinador já viu que terá trabalho pela frente. No último final de semana, ele acompanhou, das tribunas, a derrota de seu novo time por 3x0 para a fraca equipe do A. Paranaense. Principalmente por conta deste resultado e pela baixa produtividade em campo, o novo técnico deve promover mudanças, especialmente no setor do meio-campo. Apesar de esconder o jogo, Paulo Turra deve lançar Jacio, Batista, Adoniram, Sandro (ex-Coritiba) e Pedrinho no setor. Na frente, Paulo Sérgio, que fez a sua estreia na última rodada, deve permanecer.
Panoramas da partida
Será bastante importante que o Coritiba consiga pular na frente de seus adversários e some os três primeiros pontos do returno diante do Operário. Entretanto, a equipe Coxa-Branca não deve esperar uma partida fácil, pois, além de querer apagar a má impressão do primeiro turno, o Operário ainda terá a estreia efetiva de seu novo treinador, o que deve injetar mais ânimo aos jogadores. Taticamente, a equipe Alviverde deverá ter paciência para furar uma possível retranca e apresentar bastante eficiência ofensiva.
Ofensivamente, o Coritiba certamente sentirá a ausência de Rafinha, o que deve reduzir o ritmo do time na transição para o ataque. Com isso, Robinho e Alex precisarão chamar a responsabilidade na criação de jogadas e levar o Verdão à frente. Por outro lado, a presença de Arthur no ataque significa que Deivid não atuará isolado, e terá companhia na grande área adversária. O apoio dos laterais, Patric e Eltinho também será importante para que o Coritiba possua válvulas de escape pelas pontas, assim como os lances de bola parada, que podem decidir a partida.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará prestar muita atenção no contra-ataque do time do Operário. Sabendo das limitações de sua equipe, Paulo Turra deve montar um esquema cauteloso, para aproveitar possíveis erros do Coritiba e tentar resolver a partida em um lance. Nesse sentido, Paulo Sérgio, que já teve passagem pela equipe do Flamengo, deve ser bastante acionado, de modo a aproveitar a sua velocidade. Além desta jogada, o Coritiba também precisará ficar ligado nas bolas paradas, sempre complicadas em um estilo de partida como este.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para, além de ver a equipe receber o troféu de campeão do primeiro turno, prestigiar os jogadores na primeira partida do returno. Sendo assim, Guerreiro Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O primeiro passo para a conquista direta do tetracampeonato será dado na tarde deste domingo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 1ª rodada - returno
Coritiba x Operário
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 10/03/2013, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Patric, Leandro Almeida, Chico e Eltinho; Willian, Djair, Robinho e Alex; Arthur e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Operário:
Sílvio; Maicon Macedo, Almir Dias, Edimar e Alex Cazumba; Jacio, Batista, Adoniram, Sandro e Pedrinho; Paulo Sérgio.
Técnico: Paulo Turra
Árbitro: Fábio Filipus/PR
Assistente 1: Diego Grubba Schitkovski/PR
Assistente 2: João Fábio Machado Brischiliari/PR
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)