
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Nacional se enfrentam nesta quarta-feira, 6, às 22h, no Couto Pereira, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense 2013. Depois de mais uma partida em que o futebol ficou longe do ideal, o time Alviverde agora volta ao Couto com a obrigação de jogar melhor e vencer o seu adversário. Pela frente, um time que ainda não se encontrou na temporada. Vice-lanterna, o Nacional busca a recuperação para tentar se afastar da zona do rebaixamento e evitar a volta para a Série Prata do Estadual
Coritiba precisa jogar mais para se aproximar do título
No último final de semana, o Coritiba foi até a Vila Capanema para encarar o seu primeiro real desafio no Campeonato Paranaense e fez mais um jogo abaixo das expectativas. Embora o resultado não tenha sido ruim em termos de classificação, o pobre futebol demonstrado no empate diante de um time de Segunda Divisão no cenário nacional voltou a preocupar os torcedores Alviverdes. O único lance de real perigo foi a finalização na trave de Alex, no início do segundo tempo. De positivo, ficou apenas a estrutura defensiva Coxa-Branca, que levou apenas um gol em cinco rodadas, muito embora o Campeonato Paranaense não seja um parâmetro ideal para avaliar a força da zaga do Coritiba.
Na frieza dos números, o time Coxa-Branca se manteve na liderança da competição, beneficiado pelo empate do Londrina com o Arapongas. A vantagem sobre o P. Clube vem apenas no critério disciplinar e, justamente por conta disso, a vitória diante do Nacional, se possível com uma boa diferença de gols, é tão importante. Pensando nisso, o treinador Marquinhos Santos faz algumas mudanças na equipe e projeta conquistar uma vantagem sobre o adversário na questão física. Jogadores como Alex e Willian serão poupados e abrem espaço para os seus substitutos mostrarem serviço.
Um dos jogadores que receberia esta chance era Darío Botinelli. O argentino faria a sua estreia pelo Verdão, mas Lincoln, em uma atitude irresponsável e pouco profissional tratou de adiar a estreia do meia por, pelo menos, três meses. Com o tornozelo fraturado após a entrada de carrinho de seu companheiro de equipe, Botinelli abre uma vaga no meio para o próprio Lincoln, que ganha a chance de ser titular pela primeira vez e substituirá Alex. Rafinha, também com um problema no tornozelo, foi vetado pelo DM e abre passagem para Arthur. Na cabeça de área, Júnior Urso assume a vaga de Willian. Nas demais posições, a equipe será a mesma que empatou por 0x0 diante do P. Clube.
De treinador novo, Nacional tenta se recuperar
De volta à elite do futebol Paranaense, o Nacional de Rolândia não está tendo vida fácil nesta temporada. A equipe do interior do Estado somou apenas um ponto até aqui na competição (diante do A. Paranaense) e amarga a vice-lanterna, à frente apenas do Cianorte. A sequência de resultados negativos foi o suficiente para que a diretoria do time azul dispensasse o técnico Carlos Nunes após a derrota por 2x0 diante do J. Malucelli no último final de semana. Richard Malka foi o escolhido para assumir o seu lugar e tentar dar vida nova à equipe.
Entretanto, o primeiro compromisso do novo treinador não é nada fácil. Richard Malka, que é conhecido pelo interior do Estado, deverá montar uma estratégia para tentar explorar os contra-ataques no Couto Pereira, jogando fechado para tentar aproveitar um erro do Coritiba. A boa notícia é que o atacante Tcharlles, expulso da partida diante do Rio Branco, cumpriu suspensão diante do J. Malucelli e está apto a voltar a figurar na equipe. Ele disputa uma vaga na frente com Catatau.
Panoramas da partida
Depois de duas partidas em que o futebol ficou bastante distante daquilo que a torcida espera, o time Coxa-Branca tem a obrigação de se apresentar melhor na noite desta quarta-feira e, enfim, mostrar alguma evolução dentro das quatro linhas. Para isso, será fundamental que a equipe apresente mais velocidade e objetividade na troca de passes. Caso contrário, corre o risco de ficar presa à possível forte marcação do time do interior, que tentará levar o placar de 0x0 o mais longe possível dentro do jogo.
Ofensivamente, o Verdão volta a apresentar uma configuração tática diferente. Com dois atacantes fixos na frente (Arthur e Deivid), a bola tende a ficar mais neste setor e, por consequência, mais próxima do gol do Nacional. As chegadas de Robinho e Lincoln (de quem a torcida espera a mesma fibra demonstrada nos treinamentos) também serão importantes. As descidas de Gil e Patric pela direita podem ser uma boa alternativa para desafogar o congestionamento no meio. Já as bolas paradas podem ser aproveitadas para, inclusive, decidir uma partida complicada.
Na parte defensiva, o Verdão deverá encontrar uma equipe bastante fechada e instruída a tentar aproveitar os contra-ataques para tentar sair de Curitiba com algum ponto na bagagem. O Nacional deve usar a velocidade para se aproximar da meta de Vanderlei e buscar, nas bolas paradas, um meio de incomodar o goleiro Alviverde. Individualmente, a defensiva do Coritiba deve ficar atenta ao meia Bruno Flores, um dos jogadores mais criativos da equipe, e do atacante Willy, que tentará se utilizar de sua mobilidade para criar jogadas de perigo.
Apoio nas arquibancadas
Apesar de enfrentar o segundo jogo consecutivo em um péssimo horário definido pela FPF, a torcida Coxa-Branca deverá comparecer em bom número ao Alto da Glória e incentivar os jogadores em busca de uma vitória que pode render a liderança isolada da competição, o que seria um importante passo em busca da conquista do título do primeiro turno. Portanto, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. O Coritiba, mais uma vez, necessita de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 6ª rodada - turno
Coritiba x Nacional
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 06/02/2013, quarta-feira
Horário: 22h
Coritiba:
Vanderlei; Patric, Luccas Claro, Chico e Sergio Escudero; Júnior Urso, Gil, Robinho, e Lincoln; Arthur e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Nacional:
Vinícius; Leandrinho, Jhonatan, Rocha e Guaru; Jamaica, Doriva, Christian, Bruno Flores e Vinícius Nogueira; Willy.
Técnico: Richard Malka
Árbitro: Rogério Menon da Silva/PR
Assistente 1: Luiz Paulo Galli/PR
Assistente 2: Antônio Marcos C. de Andrade/PR
4º Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)