
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Foz do Iguaçu se enfrentam nesta quarta-feira, 11, às 22h, no estádio do ABC, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense 2015. Depois de vencer o Operário e manter os 100% de aproveitamento, o Verdão faz a sua segunda partida longe de casa e tenta uma nova vitória para seguir firme na liderança da competição. Pela frente, terá o caçula Foz do Iguaçu, que herdou a vaga do Arapongas e tem no goleiro Edson Bastos a sua principal peça para se manter na elite do futebol Estadual
O time
No último final de semana, o Verdão recebeu o Operário e venceu mais uma partida no Campeonato Paranaense 2015. Apesar de não ter feito um bom primeiro tempo, quando parou na marcação do adversário e só conseguiu abrir o placar no final da etapa, o time se soltou nos 45 minutos finais, foi um pouco melhor, criou mais chances e, apesar de ter sofrido o empate no começo, conseguiu o gol da vitória logo em seguida. Novamente, Rafhael Lucas foi o destaque da partida e, com mais um gol e outra assistência, vem se tornando peça chave no esquema de Marquinhos Santos. O resultado manteve o Alviverde na liderança da competição, empatado com o Londrina.
Para o jogo desta quarta-feira, 11, diante do Foz do Iguaçu, o técnico Coxa-Branca não deverá promover qualquer alteração. Sem qualquer problema disciplinar ou físico, Marquinhos tenta entrosar sua equipe e melhorar ainda mais o rendimento. As novidades devem ficar no banco de reservas. Norberto retorna de contusão e ficará como opção. Já Wellington Paulista viajou com a delegação, foi registrado no BID e estará disponível para o jogo. Assim, o time Alviverde está preparado para a partida diante da equipe da fronteira.
O adversário
Caçula da Série Ouro do Paranaense, o Foz do Iguaçu foi o terceiro colocado da Série B do ano passado e herdou a vaga do Arapongas, que pediu licença de suas atividades profissionais por um ano. A equipe da fronteira, inclusive, teve problemas para registrar seus atletas e teve apenas um reserva na partida de estreia, diante do Londrina, quando perdeu por 3x0. A principal peça da equipe é o goleiro Edson Bastos, que reencontra o Coritiba após um longo período e deverá encerrar a sua carreira no time de sua cidade natal. Outro atleta conhecido do elenco e que também passou pelo Verdão é o experiente atacante Negreiros.
O jogo
Apesar de ser fora de casa, a partida diante do Foz do Iguaçu deve apresentar um adversário retrancado e que tende a jogar no contra-ataque mesmo atuando em seus domínios. Empolgada com a vitória por 4x2 sobre o Nacional, a torcida do Foz do Iguaçu deve comparecer em bom número ao estádio do ABC para empurrar sua equipe. Cabe ao Verdão, então, controlar esta empolgação e, naturalmente, impor seu jogo. Além disso, o Coritiba pode se aproveitar da questão física, visto que, por conta da inesperada desistência do Arapongas, o Foz iniciou muito tarde sua preparação e pode sofrer neste aspecto.
Neste sentido, ofensivamente, o Coritiba deverá explorar a velocidade de seus atacantes para agredir o Foz e manter a equipe do interior sempre em seu campo de defesa. Assim, Negueba e Mazinho, pelas pontas, se tornam peças fundamentais para o jogo. Na frente, Rafhael Lucas deve aproveitar sua boa fase para fazer mais gols e ajudar o Verdão a manter os 100% de aproveitamento. Outro que atravessa bom momento é Carlinhos, que também deve ser aproveitado como válvula de escape para o ataque. Por fim, as bolas paradas são importantes alternativas.
Na parte defensiva, com a ausência de Baiano, o Verdão deverá controlar a atuação do centroavante Negreiros, que possui bastante experiência e deve substituir o antigo titular. Outro jogador com muitas passagens pelas equipes do interior do Estado é Safira, que domina as ações no meio-campo da equipe do interior e deve atuar como principal articulador das jogadas. Por fim, o Coritiba deve controlar as bolas aéreas e se precaver dos contra-ataques.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do estádio do ABC para acompanhar a equipe em mais esta partida pelo Campeonato Paranaense. Depois de alguns anos fazendo a pré-temporada na fronteira, o Verdão retorna à cidade e deve ter certo apoio. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da vitória.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Paranaense 2015 - 4ª rodada
Foz do Iguaçu x Coritiba
Local: Estádio do ABC
Data: 11/02/2015, quarta-feira
Horário: 22h
Foz do Iguaçu:
Edson Bastos; Alex Travassos, Leandro Silva, Wesley e Carlão; Diego Perini, Cícero, Renatinho e Safira; Léo e Negreiros.
Técnico: Edson Borges
Coritiba:
Vaná; Ivan, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; João Paulo, Rosinei e Pedro Ken; Negueba, Rafhael Lucas e Mazinho
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Assistente 1: Rafael Trombeta/PR
Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos/PR
4º Árbitro: Elvio Kertelt Legnani/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)