
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Londrina se enfrentam neste domingo, 3, às 16h, no estádio do Café, pela 11ª e última rodada do turno do Campeonato Paranaense 2013. Depois de vencer o rival em um AtleTiba que certamente poderia ter terminado com um placar elástico, o Verdão agora encara toda a empolgação de uma cidade que vê seu time decidir algo importante no Paranaense depois de um longo tempo e que não quer perder a chance de jogar em casa para conseguir recolocar o interior do Estado em uma nova final
Coxa coloca elenco à prova no Café
No último final de semana, o Coritiba recebeu o A. Paranaense, no Couto Pereira, e deu a impressão de que golearia o seu rival. Aproveitando-se da incrível fragilidade técnica do rubro-negro e da ingenuidade de seus jogadores, o Verdão rapidamente abriu 2x0 no primeiro tempo e vinha pressionando o adversário até que Deivid cometeu mais um ato impensado, se envolveu em nova confusão e, de novo, foi expulso. A partir daí, o A. Paranaense se fechou em seu campo, foi algumas vezes salvo pelo seu goleiro e evitou a goleada. Mais do que isso, ainda chegou a descontar com Taiberson, no final do jogo. Após o apito final, embora o 2x1 tenha sido suficiente para recolocar o Coritiba na liderança, ficou a sensação de que o time poderia fazer mais.
Entretanto, toda a campanha nestes dez jogos do ano se resume agora apenas a uma partida. Jogando por dois resultados, o Coritiba encara um estádio lotado e uma torcida empolgada. Some-se a isso um time qualificado para as proporções do futebol do interior do Estado e está montado o cenário para a decisão. Sabendo disso, Marquinhos Santos e seus comandados sabem que será preciso muita determinação, raça e atenção durante os 90 minutos da partida no interior, evitando erros infantis para que o time se imponha e aproveite a sua melhor qualidade técnica.
Em relação à equipe que entra em campo no Norte do Estado, Marquinhos Santos terá um importante desfalque. Lesionado após uma criminosa entrada do goleiro rival, que curiosamente foi abafada por grande parte da imprensa, Gil está fora. Recuperado de lesão, Eltinho está confirmado em seu lugar, o que fará Patric voltar a atuar pela direita. No meio, a dúvida é sobre o aproveitamento de Rafinha, que também sofreu uma entrada forte de um adversário no clássico, sente dores no tornozelo e será reavaliado antes do jogo para saber se tem condições de atuar. Caso Rafinha não possa entrar em campo, Arthur deve ser o substituto e formar o ataque com Júlio César. Nas demais posições, a equipe será a mesma que venceu o clássico.
Empolgado e motivado, Londrina quer usar a torcida para vencer o turno
Depois de alguns anos sofrendo com a falta de resultados, o que fez do Londrina um coadjuvante de luxo no Campeonato Paranaense, o time Alviceleste do Norte do Estado finalmente faz uma campanha forte e luta diretamente com o Coritiba pelo título do primeiro turno do Estado. Toda esta situação gera uma grande onda de ânimo na cidade e os torcedores do Tubarão já adquiriram grande parte dos ingressos. A meta é vencer o Coritiba para, além de garantir uma vaga na final, conquistar, de maneira antecipada, um lugar na série D do Brasileirão e na Copa do Brasil 2014. Ou seja, a partida deste domingo vale muito para o Londrina.
Para a montagem do time, o técnico Cláudio Tencati, a exemplo de Marquinhos Santos, possui um desfalque na lateral. O ala esquerdo Wendell está suspenso e abrirá um lugar na equipe principal. Os volantes Serginho Paulista e Silvio brigam pela vaga. No meio da semana, o volante Bruno e o zagueiro Dirceu (que pertence ao Coritiba), passaram ilesos nos julgamentos do TJD/PR e estão confirmados. Com isso, o técnico da equipe londrinense poderá manter a base da equipe titular, que já vem atuando junta há um bom tempo.
Panoramas da partida
É decisão, e como em qualquer partida deste tipo, o mínimo que a equipe deverá fazer é entrar em campo motivada e ciente que não pode errar e permitir que o adversário cresça e tente armar uma pressão para cima do Coritiba. O Verdão não pode "sentar na vantagem" e jogar pelo empate, visto que isso seria um expediente perigoso. Entretanto, os jogadores devem estar preparados para segurar uma possível pressão do Londrina nos minutos iniciais para, gradativamente, impor a maior qualidade técnica e conseguir chegar ao gol de Danilo.
Ofensivamente, a ausência de Rafinha, caso confirmada, certamente reduzirá a velocidade no ataque Alviverde. Embora Arthur apresente as mesmas características, não possui a técnica do meia. Assim sendo, crescem as responsabilidades de Alex e Robinho, no setor criativo. Eles serão responsáveis por fazer a bola girar e chegar com qualidade a Júlio César, na referência. As jogadas de bola parada também serão boas alternativas para o Verdão no jogo, pois com Pereira, Leandro Almeida e Chico na área adversária, crescem as chances de êxito nestas jogadas.
Na parte defensiva, o Verdão deverá tomar cuidado com o rápido toque de bola do Londrina. Neste quesito, quem se destaca é Celsinho que, além de pensar as jogadas para o Tubarão, no meio de campo, ainda é o artilheiro da competição, com sete gols. A dupla de frente do Alviceleste, formada por Neílson (cinco gols) e Wéverton (quatro) também merece cuidados especiais, visto que costumam aproveitar as suas chances. As jogadas de bola parada também devem ser contidas.
Certamente, a nação Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do estádio do Café e um grande número de torcedores Alviverdes deverá apoiar os jogadores em busca do título do primeiro turno. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, os Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas em busca de mais um bom resultado para garantir, antecipadamente, um lugar na busca pelo tetracampeonato.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 11ª rodada - turno
Londrina x Coritiba
Local: Estádio do Café, em Londrina
Data: 03/03/2013, domingo
Horário: 16h
Londrina:
Danilo; Maicon, Dirceu, Gilvan e Silvio (Serginho Paulista); Diogo, Bruno, Germano e Celsinho; Wéverton e Neílson.
Técnico: Cláudio Tencati
Coritiba:
Vanderlei; Leandro Almeida, Pereira e Chico; Patric, Willian, Robinho, Alex e Eltinho; Rafinha (Arthur) e Júlio César.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Felipe Gomes da Silva/PR
Assistente 1: Moisés Aparecido de Souza/PR
Assistente 2: Adair Carlos Mondini/PR
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
5º Árbitro: Luiz Henrique de S. S. Renesto/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)