
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Rio Branco se enfrentam neste domingo, 12, às 19h30, no Couto Pereira, pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense 2012. Depois de desperdiçar a vantagem de dois pontos na liderança com um futebol apático e aparentemente desinteressado em Londrina, o Verdão volta à capital com a obrigação de dar uma resposta ao torcedor e retomar o bom futebol. Pela frente, terá o Rio Branco que, embora esteja em sexto, já trocou de treinador e vive grande instabilidade no campeonato
Jogadores voltam ao Couto sabendo que devem uma apresentação convincente
Na última quarta-feira, 8, o Coritiba fez uma de suas piores partidas nas últimas temporadas e empatou com o Londrina por 1x1. Com atuações individuais e coletivas que beiraram o ridículo em alguns momentos, o time foi completamente dominado pelo Tubarão no primeiro tempo, o que levou alguns jogadores a desabafarem nos microfones na descida para o vestiário. Na parte final, o cenário mudou apenas devido às substituições de Marcelo Oliveira que, se não acrescentaram absolutamente nada no panorama tático da partida, pelo menos concederam fôlego novo à equipe. Então, na base do abafa, o Alviverde conseguiu o empate ao final do jogo, mantendo a liderança no critério gols a favor.
O resultado adverso no interior do Estado promoveu reações distintas na torcida. Enquanto uns, mais despreocupados, consideram apenas um "acidente de percurso", praticamente fechando os olhos para os problemas da equipe, outros preferiram ligar o sinal de alerta, identificando que o time necessita de muita coisa para se permitir sonhar com uma temporada vitoriosa. O debate sobre reforços voltou à tona e o clima de absoluta tranquilidade foi afetado. Entretanto, em uma coisa todos os torcedores concordam: é preciso tirar lições desta partida em Londrina e, pelo menos, levar a sério todos os adversários, visto que, tanto o técnico Marcelo Oliveira, como o zagueiro Emerson, afirmaram ter se surpreendido com as dificuldades da partida em Londrina.
O time terá alterações em relação àquele que visitou o Tubarão. Emerson e Willian receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcam a equipe. Demerson entra naturalmente na zaga, que ainda terá Pereira, e, no meio campo, Júnior Urso atua em sua posição original, de primeiro volante, pela primeira vez desde que chegou ao Coritiba. Com isso, Tcheco retorna à titularidade. Nas demais posições, a equipe será a mesma que atuou na última partida, inclusive com Davi, que outra vez se mostrou bastante sonolento e, caso continue neste ritmo, terá a sua vaga ameaçada no meio-campo.
Recheado de atletas da base Alviverde, Rio Branco busca tranquilidade na tabela
Depois de lutar muito dentro e fora de campo durante a temporada passada para permanecer na elite do futebol paranaense, o Rio Branco parece não ter aprendido a lição. O Leão da Estradinha, que só teve a sua participação na primeira divisão garantida após uma sessão do STJD já no final do último ano, possui, de longe, a pior defesa da competição e sofreu a pior goleada do campeonato até agora, 7x1 para o Cianorte. Entretanto, mesmo com esses números, o time é o sexto colocado, com seis pontos ganhos.
A equipe parnanguara já trocou o seu treinador. Lio Evaristo pediu demissão após a derrota para o A. Paranaense e foi substituído pelo ex-jogador do Coritiba Allan Aal, a princípio de maneira interina. Aliás, o Rio Branco possui diversos atletas da base coritibana em seu elenco. O lateral-direito Gustavo, o zagueiro Rafael Bonfim, o lateral-esquerdo Denis e os meias Juninho e Dudu jogam pelo Alvirrubro do litoral. Além deles, outro conhecido é o volante Goiano, com passagens pelo P. Clube. Em relação à equipe que enfrenta o Cori, o time terá o retorno dos jogadores Duda, Baiano e Evandro, que não atuaram na derrota por 3x2 para o Roma por estarem suspensos.
Panoramas da partida
De maneira simples, o Coritiba deverá voltar a jogar futebol para vencer o Rio Branco. Embora reconhecidamente o nível do Campeonato Paranaense não seja dos melhores, o time tem o dever de respeitar todos os adversários que, de maneira ou outra, estão em campo pelo mesmo objetivo. Portanto, os jogadores devem pisar no gramado do Couto Pereira com seriedade, determinação e vontade em conquistar os três pontos, mantendo-se na liderança da competição, visto que o primeiro turno entra em sua reta final.
Ofensivamente, o Coritiba precisará voltar a demonstrar velocidade na frente para confundir a marcação adversária e criar boas oportunidades de gol para a conclusão do atacante Marcel. Entretanto, isso necessariamente passa por uma mudança de postura da equipe, que precisa ser muito mais agressiva. O retorno de Tcheco à titularidade deve conceder melhor qualidade à saída de bola (que voltou a ser um problema em Londrina, em virtude da marcação avançada do adversário) e um melhor aproveitamento nas jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Verdão deve manter as suas atenções no veterano meio-campo Baiano, que já atua há um bom tempo defendendo as cores do Rio Branco. Além dele, a defensiva Alviverde deve conter as descidas dos laterais "crias da casa" Gustavo e Denis que, certamente, vão querer mostrar serviço para retornar ao Verdão para o Campeonato Brasileiro e serem aproveitados pelo técnico Marcelo Oliveira. Por fim, o Coritiba deve conter os chutes de longa distância e as jogadas de bola parada da equipe parnanguara.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Verdão rumo a mais uma vitória na competição, o que garantiria a manutenção da liderança por mais uma rodada. Entretanto, todos exigirão uma mudança de postura da equipe, que precisará lutar, a todo instante, pela vitória e mostrar garra
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 7ª rodada - 1º turno
Coritiba x Rio Branco
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 12/02/2012, domingo
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Júnior Urso e Tcheco; Rafinha, Lincoln e Davi; Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Rio Branco:
Felipe; Peu (Maceió), Rodrigo, Rafael Bonfim e Denis; Duda, Goiano, Serginho Catarinense, Baiano e Dudu; Hevandro.
Técnico: Allan Aal
Árbitro: Luiz Alberto Alves de Abreu/PR
Assistente 1: Diogo Morais/PR
Assistente 2: Antonio Marcos Camargo de Andrade/PR
4º Árbitro: André Eduardo Fey/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)