
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Paranavaí se enfrentam nesta quarta-feira, 13, às 22h, no estádio Waldemiro Wagner, pela 2ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2013. Depois de desperdiçar dois importantes pontos em casa, na estreia do segundo turno diante do Operário, o Coritiba agora tenta buscar, longe do Alto da Glória, a primeira vitória no returno para impedir que os líderes escapem. Pela frente terá um Paranavaí que iniciou bem o campeonato, mas vem caindo muito de rendimento e se preocupa com o rebaixamento
Modificado novamente, Coxa tenta reagir
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Operário, no Couto Pereira, e, embora tenha feito uma partida que pode ser considerada boa, foi bastante ineficiente no ataque, desperdiçando diversas oportunidades de matar o jogo. O time Coxa-Branca até saiu na frente, com mais um belo gol de Alex (o seu primeiro no Alto da Glória desde o retorno), entretanto, no final da partida, em uma bobeira do setor defensivo, o Alvinegro de Ponta Grossa encontrou o empate e "roubou" dois pontos no Couto Pereira.
O revés dentro de seus domínios obriga o Coritiba a ir buscar pontos "na estrada". A intenção do Alviverde ainda é fechar o campeonato sem a necessidade de uma final e, por isso, uma vitória diante do ACP é de fundamental importância, até mesmo porque os principais concorrentes acabaram vencendo na estreia do returno e abriram certa vantagem. Por conta disso, Marquinhos Santos e seus comandados devem entrar no gramado do Waldemiro Wagner conscientes de suas responsabilidades para evitar novas desatenções que podem custar outros valiosos pontos.
Em relação ao time, o treinador Alviverde fará novas mudanças, algumas de ordem médica e outras no quesito tático. A notícia boa fica por conta do retorno de Rafinha que, recuperado das dores em seu tornozelo, volta normalmente à equipe. Na frente, Deivid acabou sofrendo uma lesão na coxa direita e fica fora de duas a três semanas. Com isso, Júlio César volta a comandar o ataque Alviverde. Por fim, a grande novidade será a presença de Lincoln, que entra no lugar de Djair e faz com que Robinho volte a atuar um pouco mais recuado. No restante, a equipe será a mesma que esteve em campo no último domingo.
Paranavaí quer recuperar o fôlego para evitar a ameaça de rebaixamento
No início do campeonato, o Paranavaí passou a impressão de que poderia incomodar e fazer um papel melhor no Campeonato Paranaense, encostando nos líderes. Entretanto, o Vermelhinho perdeu o fôlego, caiu muito de rendimento e fechou o primeiro turno com apenas três pontos de diferença para o Rio Branco, que abre a zona do rebaixamento. O fraco desempenho motivou a diretoria a trocar de treinador e Nei César deu lugar a Zezito, que iniciou o campeonato pelo Arapongas.
Mas a estreia do novo técnico do Paranavaí não foi nada boa e, no primeiro jogo do returno, a equipe perdeu para o J. Malucelli no Ecoestádio, por 3x1. Em virtude disso, o ACP também quer se recuperar e busca os três pontos no Waldemiro Wagner para afastar o fantasma do rebaixamento. O único desfalque da equipe deverá ser mesmo o atacante reserva Carlinhos Bahia, que se envolveu em uma confusão no jogo da última rodada e foi expulso. Satisfeito até certo ponto com o rendimento de sua equipe, Zezito não deverá promover alterações mais profundas na estrutura de seu time.
Panoramas da partida
Se quiser mesmo terminar o campeonato sem a necessidade de realizar dois jogos finais, o Coritiba não pode mais vacilar e cometer erros bobos como os que aconteceram na última partida. Os jogadores do Verdão precisam ficar atentos durante os 90 minutos de jogo e demonstrar determinação, raça e atitude para voltar do Noroeste do Estado com mais três pontos, impedindo que os líderes se afastem e abram vantagem. Estes devem ser os ingredientes para fazer com que o Coritiba chegue ao bom resultado na casa do adversário.
Ofensivamente, o retorno de Rafinha será muito importante e permitirá com que as jogadas de velocidade voltem a ser utilizadas com mais frequência, até porque o setor criativo Alviverde, com Alex e Lincoln, deverá ter um ritmo bem mais cadenciado. Por conta desta característica, Robinho deve se aproximar mais do ataque e dar o suporte necessário ao setor ofensivo. O apoio dos laterais Patric e Eltinho e as jogadas de bola parada também podem ser estratégias fundamentais para que o Coritiba vença a partida.
Na parte defensiva, mesmo atuando dentro de seus domínios e pressionado por sua condição na tabela, o Paranavaí não deverá sair desordenadamente para cima do time Alviverde, esperando uma atitude da equipe Coxa-Branca para, quem sabe, encaixar um contra-ataque e sair em vantagem. Individualmente, a defensiva Alviverde deverá prestar atenção nos jogadores que compõem o setor criativo do time adversário, visto que a grande maioria das jogadas do Vermelhinho passa pelos pés de Schneider e Celinho.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Waldomiro Wagner para empurrar os jogadores rumo a mais uma vitória neste Campeonato Paranaense e a consequente manutenção da invencibilidade. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, diversos Guerreiros Alviverdes enviarão energias positivas para que mais três pontos sejam conquistados, e o objetivo de alcançar o tetracampeonato seja mantido.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 2ª rodada - returno
Paranavaí x Coritiba
Local: Estádio Waldomiro Wagner
Data: 13/03/2013, quarta-feira
Horário: 22h
Paranavaí:
Naldo; Hesdras, Marcelo, Marinho e Wesley; Cris Fernando, Alex Ricardo, Schneider e Celinho; Felipe Rafael e Salatiel.
Técnico: Zezito
Coritiba:
Vanderlei; Patric, Leandro Almeida, Chico e Eltinho; Willian, Robinho, Lincoln e Alex; Rafinha e Júlio César.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Ronaldo Parpinelli/PR
Assistente 1: Luiz Henrique de S. S. Renesto/PR
Assistente 2: Edina Alves Batista/PR
4º Árbitro: Eli Marini/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)