
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e J. Malucelli se enfrentam nesta quinta-feira, 31, às 18h, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense 2013. Depois de vencer pela primeira vez fora de casa e assumir a segunda posição na tabela, o Verdão tenta somar mais três pontos e seguir firme na luta pelo título do primeiro turno. Do outro lado, um J. Malucelli recheado de jogadores emprestados pelo Coritiba, que faz um bom início de Estadual e que tenta também entrar na disputa pelo topo da classificação
Alex lidera o time em busca de outra vitória
O último final de semana trouxe muitas emoções para a torcida do Coritiba. No sábado, o Couto Pereira foi o palco do retorno do craque Alex. Com duas bolas na trave e uma boa movimentação no campo, faltou apenas o gol para o meia completar a festa. O placar de 1x1 foi o que menos importou, até porque o árbitro escolhido pela FPF para o amistoso conseguir roubar a cena com uma atuação sem o menor bom senso. Mas o que ficou mesmo foi a sensação de que a técnica e a liderança do menino de ouro poderá levar o Coritiba a um novo patamar em 2013.
No domingo, a equipe alternativa do Alviverde foi até Cianorte e, ao natural, venceu o time da casa por 2x0. Mais entrosado e sabendo o que fazer no gramado, o Verdão teve o domínio das ações durante a maior parte do tempo e, com gols dos estreantes Júlio César (de pênalti) e Arthur, que deixou a sua marca em uma linda finalização de fora da área, conseguiu trazer os três pontos do interior, assumindo a vice-liderança nos critérios de desempate. Agora, a meta é seguir sempre perto dos líderes para dar o bote na hora certa e alcançar o topo.
Em relação ao time, Marquinhos Santos promove a volta de grande parte dos titulares e, a partir de agora, terá uma equipe única para encarar as disputas do Campeonato Paranaense. Entretanto, haverá uma mescla entre os jogadores que vêm atuando desde o início da competição e aqueles que jogaram o amistoso diante do Colón. Vanderlei retorna ao gol e terá Patric, Luccas Claro, Escudero e Eltinho formando a defesa à sua frente. No meio, Willian será o único volante e terá a incumbência da marcação. Alex e Rafinha estão garantidos no setor de criação. A outra vaga é disputada entre Djair e Lincoln, visto que Robinho sentiu dores no tornozelo e foi vetado. Na frente, Júlio César, que foi um dos melhores jogadores da partida em Cianorte, terá a companhia de Deivid, autor do gol de empate diante do time argentino.
Com boa campanha, J. Malucelli já sonha mais alto e projeta brigar pelo título do primeiro turno
Recheado de jogadores formados nas categorias de base do Coritiba, o J. Malucelli, apesar de ter perdido para o Paranavaí na partida de estreia, encontrou o seu caminho nas rodadas seguintes e, dentro de seu estádio, bateu o Cianorte e o Arapongas em sequência para atingir a quarta colocação no campeonato, atrás apenas do Londrina, do Coritiba e do P. Clube. A boa campanha já faz os jogadores e a comissão técnica do Jotinha planejarem disputar a liderança da competição até o final para, quem sabe, alcançar um lugar entre os finalistas do campeonato.
Em relação ao time, o técnico Sandro Forner poderá contar com o retorno do volante Wellington, que não participou da vitória por 2x1 diante do Arapongas no último sábado. Ele deverá voltar no lugar do também volante Fernando Gomes e formar o meio com Artur, Ceará e Tomas. Nas demais posições, o J. Malucelli, que enfim deixou de lado a ideia de se tornar uma filial do Corinthians, deverá ter a mesma formação da última partida.
Panoramas da partida
O Coritiba não terá tarefa fácil na tarde desta quinta-feira, 31. Historicamente, o J. Malucelli é conhecido por formar bons times e constantemente fazer frente às equipes da capital. Diante disso, o Verdão deverá ter atenção máxima durante os 90 minutos de jogo para evitar que o adversário ameace a meta de Vanderlei em jogadas de contra-ataque e possa desafiar o Coritiba em sua missão de somar mais três pontos na tabela.
Ofensivamente, a entrada de Alex dará nova dinâmica ao ataque Alviverde. Além do grande aproveitamento nas jogadas de bola parada, o meia deverá criar jogadas para a conclusão da dupla Júlio César e Deivid, no comando de ataque. Caso não tenham problemas na colocação dentre do gramado, os atacantes prometem causar bastante transtornos à defensiva do J. Malucelli. Outro jogador que poderá ser decisivo para o Verdão é Rafinha que, caso repita a boa atuação diante do Paranavaí, ajudará o Coritiba em sua missão.
Na parte defensiva, a zaga Coxa-Branca deverá prestar atenção no centroavante Bruno Batata, que está há muitas temporadas atuando pelo J. Malucelli durante o Campeonato Paranaense e é sempre perigoso. Além dele, o meia Ceará, também bastante conhecido do futebol paranaense, e é outro que merece destaque especial. Por fim, a defensiva do Coritiba deverá prestar muita atenção nas jogadas de bola parada, uma das forças do time do J. Malucelli.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do péssimo horário, a torcida do Coritiba dverá comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para apoiar o clube em mais uma rodada do Campeonato Paranaense. Será o primeiro jogo de Alex em uma partida que vale três pontos e, evidentemente, a galera Coxa-Branca irá querer acompanhar o desempenho do craque "para valer". Sendo assim, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio para incentivar e apoiar os jogadores.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 4ª rodada - turno
Coritiba x J. Malucelli
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 31/01/2013, quinta-feira
Horário: 18h
Coritiba:
Vanderlei; Patric, Luccas Claro, Sergio Escudero e Eltinho; Willian, Djair (Lincoln), Alex e Rafinha; Júlio César e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
J. Malucelli:
Fabrício; Fabinho, Diegão, Alex Fraga e Timbó (Alisson); Wellington, Artur, Ceará e Tomas; Potita e Bruno Batata.
Técnico: Sandro Forner
Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Assistente 1: Sidmar dos Santos Meurer/PR
Assistente 2: Edina Alves Batista/PR
4º Árbitro: Marcos Daniel de Camargo/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)