
PARANAENSE
Definidos os times classificados para a segunda fase do Campeonato Paranaense que enfrentarão o Coritiba: ADAP, Londrina, Rio Branco, Paranavaí e Francisco Beltrão.
"Após classificação, assegurando a segunda colocação no grupo Sul, que contava com os principais clubes que estão disputando o estadual 2004, o grupo D, é formado pelo Coritiba, Londrina, Rio Branco, ADAP, Francisco Beltrão e Paranavaí.
Dentro de todos clubes podemos dizer que o Londrina é o clube mais importante do interior do estado, criado a partir da fusão de outros dos times londrinenses o Londrina Futebol e Regatas e o Paraná Esporte Clube, sendo já campeão da Taça de Prata de 1980, que era considerada a segunda divisão do Brasileiro.
Além do café, o esporte também faz a cidade ser mundialmente conhecida, através do artilheiro Élber, que atualmente joga no Bayern de Munique, da Alemanha. Após um problema de saúde após um jogo, que aconteceu com seu técnico, o Diretor de Futebol da equipe Raul Plassmann assumiu o time e trouxe assim a classificação.
Vindo do Litoral, está o Rio Branco de Paranaguá, o Leão da Estradinha é o Terceiro clube mais velho do Paraná (1913), fica atrás do próprio Coritiba (1909) e do Operário (1910) time de Ponta Grossa, que este ano disputará a segunda divisão paranaense como Operário Ferroviário. Tem em seu registro o título de campeão da segunda divisão em 1995.
A ADAP, foi o melhor equipe do grupo norte, dentro de todos é o clube com maior estrutura, o segredo por tudo é a organização. O Centro de Treinamento construído na década de 90 pelo ex-jogador Zico e empresários da cidade foi comprado pelo time.
O time de Campo Mourão teve na 1ª fase o artilheiro da competição o meia Souza e com boas chances de ser o artilheiro do certame, como em 1991 quando outro time mourãoense o Sport Club Campo Mourão teve Alcântara ele marcou 31 gols sendo o segundo maior artilheiro dos Campeonatos Paranaense da primeira divisão.
Francisco Beltrão é o representante do sudoeste, já foi bicampeão da Segunda divisão do Paraná em 2000 e 2002. O Recorde de público no estádio Anilado é contra o próprio Coritiba com uma total de 6.366 pagantes, no dia 28 de fevereiro de 1993, mesmo ano de sua fundação.
Da terra da Laranja, vem o Paranavaí é velho conhecido da torcida do Coritiba: ambos se enfrentaram na final de 2003, quando o Coritiba conquistou o Paranaense de forma invicta. O vice-campeão de 2003, conta com um jogador ilustre, o Tupãzinho, que jogou e foi o talismã no Corinthians".
(Colaborou: Venicio Stasun, do site www.rondonesportes.com)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)