
PARANAENSE
O Coritiba voltou a vencer no PR 2006, desta vez superando o União Bandeirante no Couto Pereira, 3x1, com gols de Keirrison, Henrique e Anderson Gomes, três jogadores formados nas Categorias de Base do Clube. Esta é a terceira vitória consecutiva do Alviverde, que agora está na vice-liderança do seu grupo, com 15 pontos. No próximo domingo o Cori enfrenta o Atlético Clube Paranavaí, também no Alto da Glória.
A partida desta noite de quinta-feira foi jogada numa fria e fina chuva, que atrapalhou a presença do público. O Cori iniciou a partida no Couto Pereira com um esquema tático 4x3x3, com Eanes sendo mais um atacante do que um meia, ao lado de Keirrison e Ludemar.
Os destaques do Coxa foram os pratas da casa Henrique, Keirrison e Anderson Gomes, todos assinalando gols e o meia-atacante Eanes, com muita mobilidade em campo. Renan teve uma partida apagada, devido a forte marcação. O goleiro Artur pouco apareceu no jogo, já que o time de Bandeirantes mais preocupava-se em fazer faltas e jogar com cinco na defesa e quatro jogadores no meio-campo.
Ludemar foi a figura menos destacada pelo lado Coxa-Branca, que perdeu logo no início da partida o capitão Anderson, contundido. Vagner entrou em seu lugar e não comprometeu.
Contra o União, o Glorioso teve mais uma estréia de atleta oriundo do Coxa Jrs, o meia-esquerda Fábio Lopes, que jogou improvisado com lateral esquerdo. Fábio não comprometeu e acabou sendo o autor do passe que originou o primeiro gol da partida, num lance de sorte, aos 42 da primeira etapa. O estreante entrou na grande área e chutou mascado, a bola sobrou para o matador Keirrison fazer um golaço, fintando o goleiro e entrando com bola e tudo.
No segundo tempo, Márcio Araújo manteve o time no ataque, forçando a ampliação do marcador, aproveitando-se da fragilidade do adversário.
O segundo gol Coxa-Branca iniciou em jogada de Renan, que bateu curto um escanteio para Eanes, que cruzou na cabeça do zagueiro Henrique: Coxa 2x0.
Depois de uma série que parecia interminável de escanteios em favor do Cori e de faltas contra o União, o árbitro da partida expulsou o lateral Rômulo, que já havia levado um cartão amarelo.
O Verdão continuava no ataque e chegou ao seu terceiro gol pelos pés do novato Anderson Gomes, atacante que entrou no jogo no lugar de Ludemar. Anderson aproveitou bem um cruzamento de Wilton Goiano e de peixinho fez Coritiba 3x1.
O Coritiba apresentou um avanço tático e técnico se comparado com os jogos contra Toledo e Paraná Clube que foram realizados no Couto. O time tocou melhor a bola, a zaga ficou mais segura com Henrique, que avançou várias vezes ao ataque, mais marcadora com Rodrigo Mancha e com maior mobilidade no meio de campo, com Eanes triangulando bastante com os laterais (Fábio Lopes teve um desempenho superior aos de Julinho e Ricardinho) e com o atacante Keirrison, sempre oportunista.
A fragilidade e o modelo tático do União, calcado no ferrolho defensivo devem ser levados em consideração. Entretanto, a terceira vitória seguida deixa a torcida Coxa um pouco mais contente: novos valores formados no Clube mostram que merecem continuar tendo oportunidades no time principal.
Para a Série B o Coxa ainda precisa de alguns reforços. Mas para um Campeonato Paranaense, onde o favorito da imprensa sofre para ganhar em casa, "à noite, todos os gatos são pardos".
Nesta sexta-feira, acompanhe a cobertura do pós-jogo no site Coxan@utas.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)