
PARANAENSE
Um novo Coritiba em campo é o que a torcida espera ver logo mais, no Alto da Glória. Às 16h, o Verdão encara o Londrina, segundo colocado no grupo, precisando da vitória para avançar na tabela e ficar próximo da classificação para outra fase do PR 2006.
Mesmo sem as tão aguardadas contratações para reforçar o time titular, um Coritiba diferente para encarar o Tubarão: no banco, Cláudio Marques assume interinamente o cargo de treinador, depois da dispensa de Márcio Araújo, que não engrenou no comando do time Verde.
E Cláudio Marques, ex-atleta campeoníssimo pelo Cori, que atualmente ocupava o cargo de auxiliar técnico do Clube já mexeu no time Coxa-Branca, se comparado com o time da última rodada do regional. Cláudio trocou Julinho, em má fase técnica, por Ricardinho. No meio de campo, um time mais equilibrado, com Peruíbe de primeiro volante (saindo Rodrigo Mancha) e Jackson, na função mista de segundo volante e amador. Completando o meio-campo, Renan pela direita, Guaru pela esquerda. Um mais veloz, outro mais cadenciador de jogo, que usa dos lançamentos.
Na frente, Cláudio Marques tira Ludemar, que mesmo com três gols na competição não conseguiu fixar-se como titular, agradando os torcedores. No lugar de Ludemar, Eanes, jogador de velocidade pelos lados do campo. O atacante Eanes ao lado de Jefferson, centroavante de área.
Cláudio Marques muda conceitualmente o estilo de jogo do Cori para a partida contra o time do Norte Pioneiro: uma zaga com Henrique pela esquerda, onde ele se adapta melhor (basta ver o desempenho de Henrique, pela direita, no ParaTiba) e com Ricardinho voltando à titularidade, depois de Julinho não agradar nas partidas anteriores.
O treinador-interino do Coxa procura deixar um time mais equilibrado no seu meio-de-campo, com Peruíbe para marcar forte os atacantes londrinenses, e Jackson auxiliar tanto na marcação pelo meio e pelos lados, como para melhorar a saída de bola para Renan e Guaru. O jovem Renan atuará pela direita, para fazer dupla com Eanes, enquanto Guaru jogará pelo lado esquerdo, triangulando com Ricardinho.
Com dois meias, um em cada lado do campo, Cláudio Marques espera segurar os dois alas do time visitante, Bruno Barros e Cassiano, que foram muito bem na partida do Coxa em Londrina.
Na frente, Jefferson jogará fixo, no interior da área, para contra-golpear taticamente o esquema de três zagueiros imposto pelo técnico Vica, ex-jogador do Coritiba.
Devido às suspensões, o adversário terá três mudanças no time: na zaga, André no lugar de Rogelio; no meio campo, o meia Jefferson ocupa o lugar do também meia Biro. Já o volante Fábio Carioca entra na vaga de Andrezinho (meia).
Pela delegação que o treinador confirmou para a viagem a Curitiba, Vica deve montar um time com três volantes de forte marcação, fechando a intermediária com Carlão, Carlos Lima, Fábio Carioca.
Com uma formação que pode variar do 3x5x2 para o 3x6x1, com o experiente Donizette (ex-futebol carioca) puxando o contra-ataque pela direita, o treinador londrinense deve armar um time para segurar o jogo na intermediária, irritando a torcida Coxa-Branca. Caso Vica opte por um time mais ofensivo, Donizete terá um companheiro na frente: um dos atacantes, ou Eduardo ou Bruno. No treino de sexta-feira, Bruno foi utilizado e pode ser uma surpresa do técnico Vica para o jogo contra o Verdão.
Vica é experiente, já foi campeão pelo Coritiba e sabe que o atual momento do Coxa é propício para um jogo arrastado. Um empate parece ser um resultado desejável ao Tubarão.
Com um time carente de reforços de qualidade em todos os setores, especialmente nas alas, nas meias ofensivas e no ataque, resta aos jogadores do Coritiba demonstrarem espírito de luta e raça pela camisa do Alviverde, algo que faltou no clássico do domingo anterior; ao torcedor Coxa-Branca, apoiar durante o jogo e, se necessário, cobrar no momento e da forma corretas; e aos dirigentes do Glorioso, atitude e competência para montar um time que traga alegria à fiel torcida Coxa-Branca.
Campeonato Paranaense 2006 - 12ª rodada
Coritiba x Londrina
Data: 26/02/06, domingo
Local: Estádio Couto Pereira
Horário: 16h
Coritiba:
Artur, Wilton Goiano, Anderson, Henrique e Ricardinho; Peruíbe, Jackson, Renan e Guaru; Eanes e Jefferson
Técnico: Cláudio Marques
Londrina:
Serginho; Cassiano, Ronaldo Marconato, André e Bruno Barros; Carlão, Carlos Lima, Fábio Carioca e Jéfferson; Eduardo (Bruno) e Donizete.
Técnico: Vica
Árbitro: José Ricardo Bigaski Stolle
Assistente 1: Moisés Aparecido de Souza
Assistente 2: Bruno Boschilia
4º Árbitro: Robson Toloczko Coutinho
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)