
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Paranavaí se enfrentam nesta quarta-feira, 1, às 22h, no estádio Waldemiro Wagner, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense 2012. Novamente, a partida envolve duas equipes com situações opostas na tabela. Sem vencer na competição, o Paranavaí tenta se desvencilhar da zona perigosa do campeonato e busca o seu primeiro triunfo. Já o Coritiba, líder do Paranaense com 100% de aproveitamento, tenta manter a sua boa campanha e evoluir a qualidade de seu futebol, sempre mirando um desenvolvimento para estar preparado para novos e mais difíceis desafios
Jogadores se empenham por nova vitória para manter a liderança
No último sábado, 28, o Coritiba recebeu o Iraty e, com extrema naturalidade, venceu a equipe do interior por 5x1, fazendo uma boa margem de gols, o que garantiu a liderança da tabela ao término da terceira rodada. Apesar de haver tido certa dificuldade em furar a retranca do Azulão no primeiro tempo, o Alviverde se encontrou após fazer 1x0 e aproveitou a fragilidade técnica do adversário para golear, o que deixou os mais de 10 mil torcedores e os próprios jogadores bastante satisfeitos com mais um bom resultado.
A partida também serviu para que Marcelo Oliveira fizesse testes. Demerson, Jonas e Tcheco estrearam como titulares e não comprometeram. Entretanto, quem chamou mesmo a atenção de todos os presentes no Alto da Glória foi Renan Oliveira. Após entrar no segundo tempo, em substituição a Davi, que já havia marcado dois gols, o jovem meia deu outra mobilidade ao ataque e também deixou a sua marca em duas oportunidades. A boa atuação já começa a colocar uma "pulga atrás da orelha" do comandante Coxa-Branca, que testará Renan Oliveira entre os titulares.
Em relação à equipe que encara o Paranavaí, Marcelo Oliveira promoverá novas alterações. Poupados em virtude do desgaste físico, Jonas e Lincoln não viajaram para o interior do Estado. Dessa forma, Jackson e Renan Oliveira ganham uma oportunidade entre os titulares. Pereira retorna à zaga após não ter jogado contra o Iraty, enquanto que Tcheco permanece como titular no meio-campo. Nas demais posições, nenhuma alteração. Marcel segue como referência no ataque e receberá o apoio de Rafinha, Davi e Renan Oliveira para construir suas jogadas.
Paranavaí luta pela sua primeira vitória para deixar as últimas posições
O Vermelhinho do Noroeste do Estado atravessa turbulências neste início de Campeonato Paranaense. O empate com o Operário, na estreia, foi o único ponto do ACP até agora na competição. Depois disso, o Paranavaí saiu duas vezes de sua cidade e não fez um gol sequer, o que já está gerando desconfortos entre jogadores e comissão técnica. O diretor de futebol, Lourival Furquim, já se mostrava preocupado antes da derrota do final de semana para o Arapongas e, agora, pensa apenas na recuperação da equipe.
Pressionado por um bom resultado para não ter o seu cargo de técnico ameaçado, Itamar Bernardes deve contar com o retorno do zagueiro Diogo, expulso na partida contra o Londrina. Além dele, não estão descartadas novas alterações na equipe, visto que Doriva, volante de origem, atuou improvisado de lateral-esquerdo na derrota para o Arapongas. Além disso, Itamar Bernardes terá que encontrar um substituto para Rafael Bilica, que cumpre suspensão automática.
Panoramas da partida
Assim como na partida diante do Iraty, o Coritiba deverá entrar extremamente ligado para este jogo diante do Paranavaí. A equipe do interior do Estado deve contar com o apoio da torcida local, sempre bastante presente no Waldemiro Wagner nos jogos contra os times da capital, e isso pode motivar os jogadores, principalmente no início da partida. Dessa forma, o Verdão deve conter o ímpeto inicial do adversário para impor a sua maior qualidade técnica e sair com mais uma vitória na competição.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deverá continuar investindo na qualidade de seus meias para conferir velocidade e qualidade na troca de bolas na frente, criando espaços e jogadas para chegar ao gol de Serginho. Além disso, será importante que os laterais continuem apoiando o ataque para que Marcel possa utilizar a sua principal arma: o cabeceio. As jogadas de bola parada também podem ser boas alternativas para furar uma possível retranca do Paranavaí.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar bastante cuidado com o oportunista centroavante Edenílson, figura carimbada no elenco do Vermelhinho há algumas temporadas e que fez os únicos dois gols da equipe até aqui no campeonato. Além dele, a defensiva Alviverde também deverá ficar bastante atenta à velocidade do meia Tatico, outro jogador que está há um bom tempo no ACP.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente em bom número às arquibancadas do Waldemiro Wagner para empurrar os jogadores rumo a mais uma vitória neste Campeonato Paranaense 2012. Daqui de Curitiba e em diversas outras cidades do mundo, a galera Alviverde enviará energias e vibrações positivas para que o Coritiba alcance mais um triunfo, mantendo-se na ponta da classificação do Estadual.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 4ª rodada - 1º turno
Paranavaí x Coritiba
Local: Estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí
Data: 01/02/2012, quarta-feira
Horário: 22h
Paranavaí:
Serginho; Hesdras, Diogo, Victor e João Paulo; Doriva (Wesley), Márcio, Ceará e Tatico; Rafael Santos e Edenílson.
Técnico: Itamar Bernardes
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian e Tcheco; Rafinha, Renan Oliveira e Davi; Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Antônio Denival de Morais/PR
Assistente 1: Arestides Pereira da Silva Júnior/PR
Assistente 2: Maurício José Braga/PR
4º Árbitro: Ronaldo Parpinelli/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)