
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Toledo se enfrentam neste domingo, 7, às 16h, no estádio 14 de dezembro, pela 8ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2013. Depois de vencer o Arapongas "na marra" e contar com o empate entre Londrina e A. Paranaense para manter acesa a esperança de ainda conquistar o título do returno, o Coritiba tenta encaixar uma sequência de bons resultados para ainda sonhar e tentar se aproximar dos líderes. Pela frente, terá o Toledo, que ainda luta por uma vaga na final do interior (caso o Londrina vá diretamente para a final) e se apega a este objetivo para buscar seus resultados
Semana de conversas para tentar acertar os ponteiros
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Arapongas, no Couto Pereira e, após um primeiro tempo sofrível, buscou forças para virar o placar diante do time do interior e sair com a vitória com um gol aos 47 minutos do segundo tempo. Novamente foi Alex quem salvou a pátria. Destoando do restante do grupo, o meia vem liderando o time com boas atuações e gols salvadores, sendo o responsável direto por ainda manter o Coritiba com remotas chances no returno. Por outro lado, o futebol apresentado preocupa muito, principalmente quando se pensa que faltam apenas quatro jogos para o final do campeonato e o time Alviverde ainda não atua como um grupo.
Talvez por conta disso foi que Alex convocou uma reunião com o elenco no início da semana e conversou demoradamente com os jogadores, sem a presença da comissão técnica. Ao final do encontro, o craque afirmou que o encontro tratou de assuntos pontuais, com o objetivo de fazer com que os jogadores chamem a responsabildade e atuem melhor. Com isso, o mínimo que se espera é que a equipe, pelo menos, entre ligada no jogo diante do Toledo e não sofra com os erros infantis que se repetem a cada rodada. Para ainda se manter matematicamente vivo, só a vitória interessa e é atrás deste objetivo que o Coritiba deve ir no interior do Estado.
Mais uma vez o técnico Marquinhos Santos faz diversas alterações na equipe. Na zaga, Leandro Almeida retorna de suspensão, manda Luccas Claro de volta ao banco de reservas e forma a dupla na defesa com Escudero. Na esquerda, Dênis Neves será poupado, com dores, e abre lugar para Patric, que atuará improvisado. O setor de meio-campo terá os retornos de Willian e Gil (que formam a dupla de contenção), além de Rafinha, Alex e o garoto Zé Rafael, destaque na virada diante do Arapongas e que terá a chance de iniciar como titular. Na frente, outro importante retorno. Depois de um longo período afastado, entre lesões e suspensões, Deivid está de volta e traz com ele a esperança de gols da torcida Alviverde.
Motivado com a chance de título do interior, Toledo espera casa cheia diante do Coritiba
Sexto colocado no returno e sétimo na classificação geral, o Toledo vem fazendo uma boa campanha neste Campeonato Paranaense. A equipe do técnico Rogério Perrô alcançou duas vitórias consecutivas e deixou a condição de lutar contra o rebaixamento para brigar diretamente com o Operário por uma vaga na decisão do interior (caso o Londrina vença o returno e faça a final com o Coritiba). Esta situação acabou deixando a cidade bastante animada com a possibilidade de ver o Toledo disputar uma decisão e, com isso, a expectativa é de bom público no estádio 14 de dezembro.
O treinador do Porco terá um importante desfalque em sua equipe e precisa resolver algumas dúvidas para montar a escalação. O certo é que o atacante Eduardo, um dos grandes destaques do time, ainda se recupera de lesão e está fora. Com isso, o uruguaio Fernandez García deve novamente comandar o ataque e ter a companhia de Safira. Na direita, Marcelo Guerreiro saiu machucado na vitória do último final de semana sobre o Nacional, em Rolândia, e pode ficar fora. Neste caso, Bruno, que já o substituiu naquela partida, deve assumir a titularidade. Nos outros setores, a equipe deverá ser a mesma que atuou na última rodada.
Panoramas da partida
Caso o Coritiba ainda tenha intenção de encostar nos líderes e brigar pelo título do returno, como afirmam os seus jogadores e comissão técnica, é fundamental que vença o Toledo e ainda mantenha suas chances matemáticas de conquista. Para isso, o time não poderá entrar no gramado do 14 de dezembro desconcentrado e permitindo que o adversário tome o controle da partida, como visto nos últimos jogos. Por isso, determinação, garra e vontade não podem faltar em busca dos três pontos, que podem fazer grande diferença em caso de tropeço o Londrina.
Ofensivamente, a entrada de Zé Rafael deve dar bastante mobilidade ao setor de meio-campo, que ainda contará com Gil na função de segundo volante. Com isso, a tendência é que o time seja mais criativo, ágil na marcação e com mais velocidade para realizar a transição ao campo de ataque. Além disso, o retorno de Deivid também será fundamental, visto que a equipe Coxa-Branca novamente terá uma referência no ataque, o que pode criar mais espaços para as aproximações dos meias. Por fim, as jogadas de bola parada serão armas importantes para que o Verdão volte do Oeste do Estado com mais três pontos.
Na parte defensiva, a ausência de Eduardo será benéfica para o Coritiba, visto que o atacante vem se destacando com a camisa do Porco com gols e boas atuações. Entretanto, o seu substituto, o uruguaio Fernandez García também é perigoso e merece atenção por parte da defensiva Alviverde. Além dele, Safira e Vitor Júnior, que já estão há um bom tempo no futebol paranaense e são os principais responsáveis pela criação de jogadas do time do interior, também precisam de forte marcação. A atenção nas jogadas de bola parada é fundamental para que se evitem erros que ameacem a meta de Vanderlei.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do estádio 14 de dezembro para empurrar o Verdão rumo a mais uma vitória na competição, o que, dependendo de outros resultados, poderá deixar o Alviverde vivo na briga pela conquista do returno. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas em busca de mais três pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 8ª rodada - returno
Toledo x Coritiba
Local: Estádio 14 de dezembro, em Toledo
Data: 07/04/2013, domingo
Horário: 16h
Toledo:
Ney; Marcelo Guerreiro (Bruno), Rodrigo, Juninho e Fernandinho; Guego, Eurico, Cícero e Vítor Júnior; Safira e Fernandez García.
Técnico: Rogério Perrô
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Sergio Escudero e Patric; Willian, Gil, Alex, Zé Rafael e Rafinha; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Rogério Menon da Silva/PR
Assistente 1: Moisés Aparecido de Souza/PR
Assistente 2: Márcio Lopes Guerra/PR
4º Árbitro: Amaury Carvalho Pahins/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)