
PARANAENSE
Reunidos na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF) na tarde desta segunda-feira, os clubes da primeira divisão decidiram a fórmula do Campeonato Paranaense de 2006.
Os clubes foram divididos em dois grupos, cada um com oito times. O Coritiba é o cabeça-de-chave do grupo B, que terá: Coritiba, ADAP, Londrina, Roma, Paranavaí, Paraná Clube, União Bandeirante e o Vice-campeão da Série Prata (segunda divisão) 2005.
A fórmula de disputa para o próximo ano prevê que na primeira fase os clubes de cada grupo jogam entre si no sistema ida e volta, classificando-se à próxima fase os quatro melhores de cada grupo.
A segunda fase (as quartas-de-final) serão jogadas no sistema de jogos de ida e volta. Dos oito times, os quatro melhores classificados seguem para as semi-finais. Terá o direito ao mando do segundo jogo da equipe de melhor campanha na primeira fase.
Nesta segunda-fase haverá o sistema de disputa do cruzamento olímpico:
1º do grupo A x 4º do grupo B
2º do grupo A x 3º do grupo B
1º do grupo B x 4º do grupo A
2º do grupo B x 3º do grupo A
Os quatro times vencedores dos jogos disputarão as semi-finais em dois jogos, sendo que o jogo de volta será do mando da equipe de melhor campanha nas fases anteriores.
A grande final do Paranaense 2006 ocorrerá em dois jogos, também com mando da volta para a equipe de melhor campanha em todo as fases anteriores.
Cori queria outra forma de disputa na primeira fase
O Coritiba fez uma proposta sobre a fórumla de disputa, mas saiu derrotado pela proposta feita pelo Roma, que optava pela divisão simples dos clubes em dois grupos, sendo que o Cori seria um dos cabeças-de-chave.
O Presidente Giovani Gionédis propôs que a primeira fase fosse regionalizada para diminuir os custos dos 16 clubes, mas a proposta coritibana não foi aceita pela maioria dos clubes.
Foto: Marcello Schiavon
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)