
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Após um ano marcado por frustrações no Paranaense de 2025, a Serpente Aurinegra apostou em ajustes no elenco e na continuidade de um trabalho interno para buscar a recuperação na atual temporada.
A base do grupo foi mantida, com remanescentes importantes como o goleiro André Luiz, o zagueiro Geovane, o lateral-direito Libano, o volante Pedro Peçanha e o experiente meia Robinho, que seguem como referências dentro do elenco. Para qualificar o grupo, a diretoria fez contratações pontuais, trazendo o lateral-esquerdo Léo Herrero e o atacante Gabryel Freitas, ambos com passagem pelo Cuiabá, além do atacante Vitor Saci, conhecido do futebol paranaense após defender o Patriotas em 2025.
No comando técnico está Cesar Bueno, de 48 anos, que está no Cascavel desde 2023. Após alternar entre o sub-20 e a função de auxiliar da equipe principal, ele assumiu o time em agosto de 2025, depois da saída de Tcheco, e tenta consolidar seu trabalho neste ano.
Dentro de campo, a situação ainda é delicada. O Cascavel ocupa a última colocação do Grupo A, com cinco pontos, somando uma vitória, dois empates e duas derrotas. Mesmo assim, ainda há chances de classificação. Para isso, a Serpente precisa vencer o Coritiba e torcer por tropeços de Athletico e Maringá. Um empate ou derrota, porém, pode empurrar o time para o temido torneio da morte, que define o rebaixamento.
O técnico Cesar Bueno deve mandar a campo para enfrentar o Coritiba neste sábado a seguinte formação: André Luiz; Líbano, Borech, Geovane e Tapioca (Luiz Paim); Thiago Júnior, Peçanha e Robinho; Hassan (Renan Consenza), Garraty e Tiba.
Cascavel FC e Coritiba já jogaram nove vezes em Cascavel, com duas vitórias do Coritiba e quatro do Cascavel e houve três empates.
No Paranaense de 2025, as equipes se enfrentaram na primeira fase, também no estádio Olímpico, e deu Cascavel que venceu por 1 a 0. O Coritiba não vence o Cascavel jogando na cidade de Cascavel, desde 2017, quando goleou por 5 a 0, em jogo valendo pelas quartas de final do Campeonato Paranaense daquele ano.
No Paranaense de 2019, as equipes disputaram a semifinal, e deu empate em 0 x 0 no tempo normal, sendo que o Coxa venceu na disputa de pênaltis por 5 a 3.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)