
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e P. Clube se enfrentam neste domingo, 3, às 17h, na Vila Capanema, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense 2013. Rigorosamente empatados na tabela de classificação, os times brigam por três pontos determinantes para os rumos do primeiro turno. Do lado Alviverde, confiança após a estreia oficial de Alex e esperança em fazer uma partida melhor que a da última quinta-feira. Na outra parte do campo, euforia após um bom início de campeonato e expectativa, por parte da torcida, de ver o P. Clube outra vez brigando na parte de cima da tabela, o que não acontece há muito tempo
Precisando jogar mais, Verdão vai à Vila para defender a liderança
Na última quinta-feira, 31, o Verdão recebeu o J. Malucelli, no Couto Pereira, e sofreu para ganhar a partida pelo magro placar de 1x0. Bastante lento em campo, fruto talvez da estreia oficial de alguns atletas, a equipe Coxa-Branca teve muitas dificuldades na criação das jogadas, especialmente no 1º tempo, e parou no bloqueio defensivo da equipe do Barigui. Na segunda etapa, as entradas de Gil e Arthur deram nova dinâmica ao time, mas o Coritiba seguia com dificuldades até Alex entrar em cena. Apagado na partida, o meia levantou uma bola com maestria para Arthur cabecear firme para as redes de Fabrício. Com Vanderlei segurando o resultado no final, realizando belíssimas defesas, o Alviverde conquistou nova vitória e alcançou a liderança do Estadual.
Mas ficou claro que a equipe de Marquinhos Santos terá que evoluir muito, em todos os aspectos. Logicamente, o nível de exigência ainda é baixo, considerando-se que ainda estamos em fevereiro, entretanto, o ritmo bastante cadenciado da partida preocupou alguns torcedores, que esperam ver mais dinamismo na criação de jogadas. Pensando nisso, o treinador do Coritiba já deve elaborar alternativas que tendem a dar mais velocidade à equipe, tornando o Alviverde menos previsível e mais envolvente no setor de ataque.
Em relação à montagem da equipe, algumas modificações devem ocorrer. Machucado, Eltinho foi vetado pelo Departamento Médico. Como Denis ainda não reúne condições de jogo, o jeito será improvisar Escudero na lateral, função que o argentino já desempenhou quando atuava no Corinthians. Com isso, Chico reaparece no miolo de zaga. Na direita, Gil deu outra cara à equipe no jogo contra o J. Malucelli e deve "roubar" a posição de Patric. O mesmo deve acontecer no ataque, com a entrada de Arthur em substituição à Júlio César. Por fim, no meio, Robinho está novamente à disposição do treinador e deve aparecer no lugar de Djair. De qualquer forma, a confirmação deve ficar apenas para minutos antes da bola rolar.
Empolgado, P. Clube tenta renascer com uma boa campanha no Paranaense
Depois de penar na segunda divisão do Estadual no ano passado e fazer uma campanha discretíssima na série B do Campeonato Brasileiro no segundo semestre, o P. Clube começou bem a temporada de 2013 e, até o momento, deu motivos para o seu torcedor voltar a sorrir. O Tricolor da Vila Capanema manteve o técnico Toninho Cecílio e boa parte de seu elenco, algo que não vinha acontecendo no clube há muito tempo. A estratégia deu certo e a equipe divide a liderança do Paranaense com o Coritiba, vindo de uma excelente vitória de virada diante do até então líder Londrina.
Em relação ao time, o treinador paranista se vê obrigado a fazer duas mudanças, mas por motivos distintos. Expulso na última rodada, o volante Ricardo Conceição cumpre suspensão e está impossibilitado de atuar. Quem deve aparecer em seu lugar é Júnior Capixaba, muito embora o garoto Borges corra por fora. Na esquerda, o lateral Henrique, que esteve no Coritiba no ano passado, sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho e ficará seis meses afastado. Gilton deve assumir a titularidade. No restante, a equipe será a mesma que bateu o Tubarão, com o centroavante Reinaldo, principal contratação da temporada, ainda de fora.
Panoramas da partida
Certamente será uma partida complicada para o Coritiba. Além da empolgação da torcida adversária, que não via a sua equipe brigar por uma condição dessa há muito tempo, o Verdão encarará uma equipe que já possui certo conjunto e que está mais entrosada. Justamente por isso, a equipe Alviverde deverá jogar muito mais do que aquilo que foi apresentado no meio de semana, atuando com mais velocidade e criatividade no meio-campo. O Coritiba também deve prestar muita atenção nos primeiros minutos de jogo, período em que o P. Clube pode tentar ensaiar uma pressão. Nesse caso, o contra-ataque será uma arma importantíssima.
Na parte ofensiva, o Coritiba deverá ter muito mais mobilidade para tentar incomodar o gol de Luís Carlos. Nesse cenário, Rafinha e, possivelmente, Arthur, serão fundamentais para, além de forçar o jogo pelas pontas, abrir espaço para a atuação de Alex, centralizado no meio-campo. O meia deverá receber marcação reforçada, mas a sua genialidade em seus passes ou em uma bola parada podem fazer a diferença a favor do Verdão. As chegadas de Robinho e Gil na frente e a presença de área de Deivid também serão outras boas armas.
Defensivamente, o Verdão deve tomar cuidado com a dupla de meias do P. Clube, que vem jogando muito bem nas últimas partidas. Praticamente todas as bolas passam pelos pés de Lucio Flavio e Wellington, que ditam o ritmo da equipe dentro das quatro linhas. Na frente, a defensiva Coxa-Branca deve tomar cuidado com o bom atacante Luizinho que, embora não esteja fazendo um bom Paranaense até o momento, é bastante perigoso. Por fim, o Verdão deve neutralizar as jogadas de bola parada do adversário, até porque os zagueiros Anderson e Alex Alves apresentam ótimo aproveitamento nestes tipos de jogada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas da Vila Capanema para apoiar o Coritiba em mais um importante compromisso deste Campeonato Paranaense. A vitória no confronto direto diante do P. Clube representará um grande passo na luta pelo título do turno e, por isso, os esforços devem ser redobrados. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, diversos Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas em busca de mais três pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 5ª rodada - turno
P. Clube x Coritiba
Local: Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema)
Data: 03/02/2013, domingo
Horário: 17h
P. Clube:
Luís Carlos; Ângelo (Gabriel Marques), Anderson, Alex Alves e Gilton; Zé Luís, Júnior Capixaba, Lucio Flavio e Wellington; Luizinho e Paulo Renê.
Técnico: Toninho Cecílio
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Luccas Claro, Chico e Sergio Escudero; Willian, Robinho, Alex e Rafinha; Arthur e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Felipe Gomes da Silva/PR (Asp. FIFA)
Assistente 1: Adair Carlos Mondini/PR
Assistente 2: Bruno José Ferreira/PR
4º Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)