
MEMÓRIA
Na comemoração dos 80 anos o Coritiba vinha com uma seqüência de más campanhas e com apenas 2 títulos nos últimos dez anos. Com isso tratou de voltar a formar uma grande equipe, que contava com Carlos Alberto Dias, Osvaldo, Serginho, Vica, Tostão, o matador Chicão e o japonês Kazu, e comandando a equipe estava Edu Antunes Coimbra com passagem pela Seleção Brasileira em 1984.
O Coritiba vinha de uma boa participação na Copa União de 1988 (o Campeonato Brasileiro da época). A Copa União foi disputada entre os melhores times brasileiros, que foram divididos em dois grupos. O Coritiba foi 5º colocado em seu grupo, 10º no geral.
A campanha no brasileiro foi um sucesso de público para o Coritiba, que ficou no 6º lugar em rendas na média geral e 4º em rendas como time mandante. Iniciava-se um ano antes o time que seria Campeão Paranaense com folga em 1989.
No Campeonato Paranaense de 1989, após vencer os três primeiros turnos com relativa facilidade, o Coritiba partiu para a série de mata-mata e eliminou a Platinense nas quartas de final e o C.A.Paranaense na semifinal, para então decidir o título contra o União Bandeirante que tinha uma equipe forte e com muito conjunto. Após um empate sem gols em Bandeirantes, o Coritiba conquistou o título vencendo por 2 a 0, gols de Tostão e Chicão, no Couto Pereira.
Campanha do Coritiba em 1989:
30 jogos
19 vitórias
08 empates
03 derrotas
63 gols a favor
27 gols contra
65 pontos
Time-Base: Gerson; Polaco, Vica, João Pedro e Pecos; Marildo, Osvaldo e Tostão; Carlos Alberto Dias, Chicão e Serginho.
Técnico: Edu Antunes Coimbra
Presidente: Bayard Rachawski Osna
(Foto: Utrabo)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)