
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Nacional se enfrentam neste sábado, 31, às 17h, no estádio Erich George, em Rolândia, na estreia do Campeonato Paranaense 2015. Depois de uma longa intertemporada, com troca de diretoria e uma profunda reformulação no elenco, o Coritiba tenta iniciar com pé direito a sua caminhada na tentativa de recuperar a soberania do Estado. Pela frente, terá o Nacional, que retorna à Série A do Paranaense e busca se afirmar entre os grandes time do Paraná. A cidade está empolgada e a expectativa é de estádio cheio
O time
Reformulado, o Coritiba tem o seu primeiro desafio em 2015 cercado de expectativas por parte da torcida. Algumas peças chave do elenco nas últimas temporadas, como o goleiro Vanderlei, o meia Robinho e o craque Alex deixaram a equipe, assim como jogadores cujos contratos pesavam no orçamento do clube, como Lincoln, Júlio César, Zé Eduardo, Anderson Aquino entre outros. Em uma clara contenção de despesas, a diretoria resolveu apostar em jogadores jovens e menos badalados, a baixo custo, e que têm a chance de explodir em suas carreiras atuando pelo Coritiba. Resta saber se as apostas trarão bons resultados.
Assim, a equipe que enfrentará o Nacional no interior do Estado terá apenas três atletas que atuaram na partida diante do Bahia, pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos são os remanescentes e buscam auxiliar na adaptação dos jogadores novos. No gol, Vaná herda a vaga de Vanderlei. Na direita, Ivan atua no lugar do machucado Norberto. Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos completam o setor. Na meia, muitas novidades. João Paulo (contratado junto ao A. Paranaense), Rosinei e Pedro Ken (que faz sua reestreia) serãoo os responsáveis pela ligação. Por fim, o ataque será formado pelos rápidos Negueba e Mazinho, com o prata-da-casa Rafhael Lucas no comando. Este é o novo Coritiba, que busca deixar uma boa impressão no começo de 2015.
O adversário
Voltando para a série A do Campeonato Paranaense, o Nacional tenta se manter entre os grandes do Estado e, para isso, aposta na base da equipe que subiu da Série B do ano passado. A equipe do técnico Rafael Andrade mescla jogadores experientes e atletas bastante jovens, utilizando uma estratégia bastante comum entre os times do interior. A principal aposta da equipe de Rolândia é o atacante Tcharlles, um jogador rápido e jovem que foi o artilheiro da equipe no ano passado. Além disso, o time azul e branco do interior tenta absorver o clima da cidade e da participação da torcida para tentar surpreender o Coritiba.
O jogo
Certamente, neste primeiro compromisso de 2015, o Coritiba sofrerá com a falta de ritmo e entrosamento de seus atletas. Além disso, o calor de Rolândia e o desgaste da pré-temporada devem sobrecarregar um pouco a parte física dos jogadores. De qualquer forma, a equipe Alviverde precisa driblar todas estas dificuldades e impor sua maior qualidade técnica para estrear com o pé direito e voltar de Rolândia com os três pontos na bagagem. De qualquer forma, raça, determinação e vontade não poderão faltar.
Ofensivamente, a velocidade deverá ser a maior arma da equipe. Com Negueba e Mazinho abertos pelos lados do campo, o time Alviverde deve explorar os lados do campo para encurralar a meta do goleiro Alex e criar oportunidades. Sem um meia de ofício entre os titulares, Pedro Ken e Rosinei terão a responsabilidade de se aproximarem do ataque para evitar um vazio no meio-campo. Além deles, Ivan e Carlinhos, pela lateral, precisam ser atuantes e chegar constantemente à linha de fundo. As jogadas de bola parada também serão importantes, até porque o gramado do estádio Erick George apresenta dimensões reduzidas.
Na parte defensiva, o Verdão primeiramente deverá tentar conter a empolgação inicial da torcida em um estádio acanhado. Certamente o Nacional tentará se aproveitar disso para encurralar o Coritiba em seu próprio campo de defesa. Individualmente, a defensiva Coxa-Branca deverá ter cuidado com o garoto Tcharlles (o principal atleta da equipe adversária) e com o meio campo Nando, que articula os jogadas do Nacional, se destacou nos amistosos de pré-temporada e deverá levar o seu time à frente. Por fim, é necessário foco durante os 90 minutos.
A torcida
Depois de muito tempo, a torcida Coxa-Branca voltará a acompanhar uma partida de sua equipe. A expectativa por um bom começo é grande e a equipe precisa demonstrar, dentro de campo, que está preparada para encarar o desafio em 2015. Certamente, a torcida estará presente nas arquibancadas em Rolândia, mas daqui de Curitiba, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da primeira vitória. Força e determinação Coritiba.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Paranaense 2015 - 1ª rodada
Nacional x Coritiba
Local: Estádio Erich George, em Rolândia (PR)
Data: 31/01/2015, sábado
Horário: 17h
Nacional:
Alex; Diego Fiuza, Douglas, Humberto e João Victor; Jean Palmital, Nando e Lucas; Tcharlles, Vieira e Neném.
Técnico: Rafael Andrade
Coritiba:
Vaná; Ivan, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; João Paulo, Rosinei e Pedro Ken; Negueba, Rafhael Lucas e Mazinho
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Fábio Filipus/PR
Assistente 1: Júlio César de Souza/PR
Assistente 2: Felipe Gustavo Schmidt/PR
4º Árbitro: Everaldo Lambert dos Reis/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)