
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizado as 23h
Coritiba e Operário se enfrentam neste domingo, 15, às 16h, no estádio Germano Krüger, pela 9ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012. Apesar de não divulgado pela imprensa, o Alviverde pode conquistar o título do returno já nesta rodada. Para isso, basta vencer o Alvinegro de Ponta Grossa e torcer para que o Londrina não vença o Roma, fora de casa, e A. Paranaense e Arapongas empatem no fechamento da rodada. De qualquer forma, o Verdão vai ao Germano Krüger renovado pela vaga nas oitavas-de-final da Copa do Brasil enquanto que o Operário ainda sonha em entrar na briga pelo segundo turno
Com a expectativa de que uma nova fase tenha sido iniciada, Verdão quer vencer e se manter na ponta
Na última quarta-feira, 11, o Coritiba recebeu o ASA, no Couto Pereira, e, apesar de pressionado pelo mau resultado da primeira partida, faz uma de suas melhores apresentações no ano. Mesmo ainda longe do desempenho de 2011, quando a equipe Alviverde chamou a atenção do Brasil, o Coritiba voltou a apresentar jogadas rápidas de ataque, confundindo a marcação adversária e enchendo de cartões os defensores nordestinos. Além disso, o fulminante contra-ataque do segundo gol encheu a torcida de esperança, ansiosa por ver o time engrenar e dar tranquilidade para a sequência da temporada. O caminho ainda é longo, mas alguns obstáculos podem estar começando a ser removidos.
Agora é hora de voltar ao Campeonato Paranaense e depositar 100% das energias nas três últimas rodadas do returno. Embora possa já conquistar o título desta segunda parte neste final de semana, o Coritiba não pode contar com isso e precisa objetivar, pelo menos, duas vitórias para não depender de ninguém e carimbar o seu passaporte para a final diante do maior rival, A. Paranaense. Em virtude disso, Marcelo Oliveira e seus comandados precisarão demonstrar comprometimento, vontade e muita determinação em Ponta Grossa para que o Coritiba continue em boa posição nesta luta.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca precisará realizar novas alterações em sua equipe. Novamente machucado, Willian desfalca a equipe e será substituído por Júnior Urso, ao contrário do que foi feito na quarta-feira, quando Gil entrou no lugar do jovem volante Alviverde. Poupado dos treinamentos que fecharam a semana de preparação em virtude de fortes dores musculares, Lincoln também está fora. Neste caso, Éverton Ribeiro deve ser titular. Outro que sentiu desconfortos nos treinamentos foi Jonas. O lateral é outro que não atua. Gil e Jackson são os mais cotados para substituí-lo, com mais chances para o primeiro. Nas demais posições, a equipe será a mesma que venceu o ASA.
Prestes a completar 100 anos, Operário renasce no Estadual e sonha
Mais tradicional do que os outros times da capital, que apresentam fusões em suas histórias, o Operário Ferroviário de Ponta Grossa conta os dias para, em 1º de maio, completar 100 anos de uma história que contribui significativamente para o futebol do Estado. Além de contar com uma fiel torcida (algo raro no interior), que comparece ao Germano Krüger em praticamente todos os jogos, o Operário vem retomando o respeito a nível estadual com boas campanhas e voltando a justificar o apelido de Fantasma. Sendo assim, o portal Coxanautas abre um parêntesis na análise do jogo para parabenizar o Alvinegro pela importante data.
Para a montagem do time, o técnico Lio Evaristo, que por repetidas vezes afirmou que o jogo deste domingo tem caráter decisivo também para o Operário, contará com importantes retornos. O zagueiro Neguete, o meia Ceará e o atacante Baiano, que não atuaram na boa vitória sobre o Londrina, longe de casa, reaparecem no time titular. Por outro lado, o goleiro Silvio (um dos destaques do time nas últimas rodadas) e o volante Zé Leandro receberam o terceiro amarelo e não poderão atuar. A tendência, neste caso, é que Filipe apareça no gol e Correia retorne ao meio-campo, com Rogério fazendo a lateral pela direita.
Panoramas da partida
O jogo deste final de semana, em Ponta Grossa, tem tudo para ser bastante conplicado para o Verdão, que deve encarar um estádio praticamente lotado e um adversário empolgado pela possibilidade de ainda lutar pelo título do returno. Será um difícil teste em que os jogadores Alviverdes precisarão demonstrar concentração total durante os 90 minutos de jogo, igualando a raça e a vontade que o time da casa deve demonstrar para, aos poucos, impor a sua maior qualidade técnica e sair dos Campos Gerais com mais três fundamentais pontos na luta pela conquista do returno.
Ofensivamente, o Coritiba precisa demonstrar a mesma velocidade e movimentação apresentadas na última quarta-feira, principalmente com os seus homens de frente. Rafinha, Roberto e Anderson Aquino serão os responsáveis por conduzir o Verdão ao ataque e levar perigo ao gol de Filipe. As chegadas de Tcheco, além das subidas dos laterais Coritibanos também serão importantes para desafogar a marcação na meia-cancha. As jogadas de bola parada são outras opções de ataque do Coritiba, principalmente com Emerson. No banco, Rafael Silva pode ser uma boa alternativa.
Na parte defensiva, a principal preocupação Alviverde deverá ser mesmo o atacante Baiano, um dos artilheiros do Estadual, com nove gols marcados. Outra importante arma do Fantasma é o meia Ceará que, além de ser o principal articulador da equipe, sabe concluir à meta e já tem cinco gols na competição. Por fim, a defensiva Coxa-Branca precisará controlar as jogadas aéreas do Operário, especialmente em virtude da volta do zagueiro Neguete, bastante efetivo em jogadas de bola parada.
Certamente a torcida Coxa-Branca comparecerá em ótimo número às arquibancadas do Germano Krüger para empurrar o Verdão para cima do Operário e conquistar mais três importantes pontos na luta pela conquista do segundo turno e de uma vaga na final do Campeonato Paranaense 2012. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas em busca de mais um resultado positivo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 9ª rodada - 2º turno
Operário x Coritiba
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
Data: 15/04/2012, domingo
Horário: 16h
Operário:
Filipe; Rogério, Renato Saldanha, Neguete e George; Correia, Patrick, William e Ceará; Maicon e Baiano.
Técnico: Lio Evaristo
Coritiba:
Vanderlei; Gil (Jackson), Demerson, Emerson e Eltinho; Júnior Urso, Tcheco, Everton Ribeiro e Rafinha; Anderson Aquino e Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Ronaldo Parpinelli/PR
Assistente 1: Júlio César de Souza/PR
Assistente 2: Diogo Morais/PR
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)