RETROSPECTO
Coritiba e A. Paranaense já se enfrentaram 302* vezes em partidas oficiais, e a vantagem é alviverde: foram 116 vitórias, 89 empates e 97 derrotas. O Cori marcou 442 gols e sofreu 398.
Em Campeonatos Paranaenses, foram 239 jogos, e o histórico também é favorável ao Coritiba, venceu em 93 oportunidades, empatou em 73 e foi derrotado em outras 73. O Coxa marcou 354 gols, contra 304 do A. Parananense.
Relembrando
Em 1942, o goleiro atleticano Caju defendeu a Seleção Brasileira durante o torneio Sul-Americano. Em sua volta, estava programado um AtleTiba pelo campeonato regional daquele ano. Naquela época, era famosa a disputa que existia entre ele e o centroavante coritibano Neno, dois expoentes do futebol paranaense. A partida começou e, em pouco tempo, o Coritiba chegou a 3x1. Caju sentiu que, se nada fizesse, a derrota seria certa. Resolveu, então, adotar um ardil: sair com a bola dominada e driblar Neno, visando, com isto, acender o ânimo de seus companheiros de equipe. Mas, na primeira tentativa de drible, Neno foi mais rápido que o goleiro, roubou-lhe a bola e decretou: Coritiba 4x1.
12 de Abril de 1942
Coritiba 4x1 A. Paranaense
Estádio Joaquim Américo
Árbitro: Cid Azevedo Évora
Gols: Neno(2), Batista(2) e La Fiera .
CORITIBA: Bino; Brayer e Augusto; Tonico, Bananeiro e Janguinho; Batista, Carnieri, Neno, Cecílio e Saul.
A. Paranaense: Caju; Zanetti e Anjolilo; Ivan, Bibe e Joanino; Joãozinho, Rosinha, Picapau, La Fiera e Cireno.
*amistosos não foram considerados
Grupo Helênicos
Para mais curiosidades sobre o AtleTiba, visite historiadocoritiba.com.br
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)