
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Maringá se enfrentam neste domingo, 30, às 16h, no Couto Pereira, pela partida de volta da semifinal do Campeonato Paranaense 2014. Depois de fazer um primeiro tempo absolutamente ridículo na partida de ida, em Maringá, quando levou 2x0 e deveria ter erguido as mãos para o céu por não ter levado mais, o Coritiba volta ao Couto com a obrigação de vencer o adversário do interior por dois gols de diferença para chegar à final do Estadual. Pela frente, terá um Maringá ainda mais empolgado, que deve lutar com todas as forças para conseguir a classificação e fazer história
Coritiba terá que jogar muito mais se quiser chegar à final
Na última quarta-feira, 26, o Coritiba foi até Maringá para disputar a primeira partida da semifinal do Campeonato Paranaense e conseguiu fazer um primeiro tempo ainda mais desastroso do que nas últimas atuações. Como já era previsto, não havia qualquer marcação no meio campo e, aproveitando-se disso, o Maringá chegou, rapidamente, aos dois gols que lhe deram uma ótima vantagem no encerramento do primeiro tempo. Completamente envolvida, a caricatura do time montado por Dado Cavalcanti não foi páreo para o "poderoso" adversário. Na segunda etapa, embora ainda desorganizado, o Coritiba foi um pouco melhor e, na base da vontade e nos cruzamentos de Alex, chegou a um importante gol com Júlio César. No final, um 2x1 contra que chegou a ser comemorado por alguns.
A verdade é que ou Dado Cavalcanti para de inventar e insistir em colocar Norberto em praticamente todos os lugares do campo, ou o Coritiba ficará prestes a pagar outro mico diante de sua torcida. O time Alviverde não apresenta qualquer poder de marcação no meio-campo e qualquer adversário que tenha o mínimo de qualidade toca a bola e invade como quer a defensiva Alviverde. É preciso fazer alguma coisa antes que seja tarde demais, entretanto, o que parece é que o técnico Coxa-Branca continuará a investir em um esquema sem volantes. Assim, só mesmo a sorte para evitar que o Coritiba leve mais gols. Claramente o time apresenta deficiências técnicas, mas é preciso, pelo menos, o mínimo de organização dentro do gramado, algo que Dado Cavalcanti ainda não conseguiu impor.
Em relação à equipe, novamente o treinador Alviverde não poderá contar com Leandro Almeida, Moacir e Zé Eduardo, todos encostados no DM. Além deles, outro que não poderá atuar é Germano. Com um edema ósseo, o volante dá indícios que pode ficar um bom tempo afastado. A boa notícia fica por conta da volta de Geraldo. Depois de um bom tempo afastado dos gramados, o angolano volta a ser relacionado, mas deve ficar como opção no banco. As possíveis novidades do time ficam por conta de Júlio César e Carlinhos. O primeiro, autor do gol do Verdão em Maringá, pode aparecer na vaga de Keirrison. Já Carlinhos pode ganhar a vaga de Norberto no meio, o que significaria uma nova improvisação. De qualquer forma, a definição sobre os titulares deve ficar para minutos antes da bola rolar.
Sonhando, Maringá quer aproveitar a vantagem e chegar à final
Contrariando todas as previsões, que apontavam o Coritiba como favorito destacado para o confronto semifinal, o Alvinegro do Norte do Estado não só abriu uma boa vantagem como engoliu o Alviverde no primeiro tempo do jogo em sua casa. Aproveitando-se da vulnerabilidade Coxa-Branca, Claudemir Sturion investiu na velocidade de seus atacantes para deixar a defensiva do Coritiba em apuros. Mais do que isso, bem mais organizado, o Maringá aproveitou-se da velocidade de seus laterais (especialmente Reginaldo) e da boa movimentação na frente para chegar aos dois gols. A vantagem do empate em Curitiba é boa, mas tanto os jogadores como a comissão técnica reforçam o discurso que o Maringá pisará no Couto Pereira para vencer o jogo.
Assim como na partida de ida, o treinador do Maringá não possui qualquer problema disciplinar ou de lesão. Assim, a tendência é que a escalação que atuou no Willie Davids seja repetida. O time do interior aposta que, caso consiga fazer um gol no Couto Pereira, a torcida ficará impaciente e, consequentemente, dificultará as coisas para o próprio Coritiba. Assim, mesmo dizendo que não abdicará do ataque, a tendência é que o Maringá seja cauteloso na saída de bola e espere um contra-ataque para tentar resolver a partida e levar a cidade de Maringá à uma inédita decisão de campeonato.
Panoramas da partida
Considerando a enorme dificuldade que o Coritiba enfrentou no primeiro jogo, é de se esperar que a partida deste domingo seja extremamente complicada para o Verdão. Em primeiro lugar, será preciso paciência e determinação para furar o bloqueio defensivo adversário e chegar ao primeiro gol. Após isso, o Alviverde precisará atuar com inteligência para marcar o segundo e chegar ao placar necessário. De qualquer forma, será preciso que o time apresente muita raça e vontade para neutralizar os contra-ataques do adversário e evitar levar um gol, o que seria desastroso para as pretensões Alviverdes em chegar à mais uma final.
Ofensivamente, o Coritiba precisa criar alternativas para os casos em que Alex for eficientemente marcado. Não é possível viver apenas de bolas levantadas na área, esperando a sorte sorrir para que se chegue ao gol. Nesse sentido, é fundamental que Robinho se apresente mais e chame a responsabilidade. Caso Carlinhos atue, ele também dividirá esta tarefa e tende a ajudar na criação. Além disso, os laterais precisam subir com mais frequência e apoiar o ataque. Por fim, principalmente caso o jogo esteja muito truncado, as bolas paradas podem servir como importante alternativa. No banco, Geraldo pode ser uma boa opção.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa, mais uma vez, redobrar as suas atenções com a dupla de ataque do Maringá, formada por Cristiano e Gabriel Barcos. Ambos são muito perigosos na área adversária e precisam ser muito bem vigiados. O meia Max, que se destacou no jogo de ida, também precisará de cuidados especiais. Além deles, o Coritiba deve controlar as descidas dos laterais, principalmente Reginaldo, que prima pela velocidade e promete incomodar a retaguarda Alviverde pelos lados do campo, em bolas levantadas para a área.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar os jogadores do Coritiba e fazê-los alcançar o resultado esperado. Será uma partida de paciência, em que a torcida apoiará durante os 90 minutos, mas os jogadores também precisam demonstrar comprometimento em campo para que o objetivo seja alcançado. Por isso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio. Mais do que nunca, o Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - semifinal - jogo da volta
Coritiba x Maringá
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 30/03/2014, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Gil, Robinho, Carlinhos (Norberto) e Alex; Roni e Júlio César (Keirrison).
Técnico: Dado Cavalcanti
Maringá:
Ednaldo; Reginaldo, Juninho, Fabiano e Fernandinho; Zé Leandro, Serginho Paulista, Léo Maringá e Max; Gabriel Barcos e Cristiano.
Técnico: Claudemir Sturion
Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Assistente 1: Moisés Aparecido de Souza/PR
Assistente 2: Pedro Martinelli Christino/PR
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)